Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Batata-doce, por que ela é a queridinha de quem malha?

A batata-doce tem carboidrato saudável, que não aumenta em excesso o nível de açúcar no sangue, e por causa disso, tem excelente capacidade para fornecer energia e, sendo uma ótima opção para quem malha frequentemente.
Os benefícios da batata-doce para a musculação são fornecer energia para o treino, auxiliar na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente.
A batata-doce é um dos vegetais mais nutritivos e versáteis que existe e pode ser encontrada facilmente durante todo o ano. Pode ser usada em muitas preparações.
Por ter uma taxa boa de fibras e uma pequena quantidade de proteínas, ajuda na sua saciedade, prolongando ainda mais, fazendo que sinta menos fome durante as refeições.
A batata-doce é rica em nutrientes como vitaminas A, do complexo B e E, além de minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Quantidade recomendada
Apesar de ser um ótimo carboidrato, não podemos deixar outras fontes alimentares desse nutriente de fora da alimentação. O consumo de qualquer macro ou micronutriente deve ser diversificado.
A quantidade recomendada para consumo diário de batata-doce deve acompanhar as necessidades e objetivo individualizado de carboidratos. Cerca de 100 gramas possui 100 calorias e 25 gramas de carboidrato.
Mesmo que seja um alimento de boa qualidade, o cuidado com excesso deve existir, pois, todo exagero de macronutriente se depositará no nosso organismo sob a forma de gorduras, independente de qual seja esse alimento.

Tipos de batata-doce: existem 4 variedades desse alimento
1 — Batata branca: Esse tipo do tubérculo possui o sabor tão doce e apresenta uma polpa bem seca. Também é chamada de angola ou terra nova.
2 — Batata amarela: Assim como a branca, também apresenta uma polpa mais seca, porém, possui o sabor mais adocicado.
3 — Batata roxa: Essa variedade do alimento apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais popular e consumida pelo sabor e aroma que são mais marcantes. Também é a mais utilizada para o preparo de doces.
4 — Batata-doce avermelhada: Mais popular no Nordeste do país, essa versão da batata tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos.

Como consumir?
Podemos consumir a batata-doce de forma cozida ou assada, como purê, sopas, picadinhos. Se ainda quiser aumentar a propriedade funcional deste tubérculo ele pode ser consumido com especiarias como canela, curry, açafrão, alecrim, tomilho, dentre outras.

Conheço muita gente que não gosta do sabor da batata-doce, por isso quero compartilhar com vocês algumas receitas que faço que ficam bem gostosas.

Batata-doce palito no forno
Batata-doce cortada em “palito” azeite, alecrim seco a gosto e sal.
Modo de fazer
Corte a batata em palitos, tempere com sal, azeite e alecrim. Coloque em uma forma grande para que as batatas não fiquem amontoadas, misture bem tudo, temperos e batatas. Uso a mãos mesmo para misturar. Cubra com papel alumínio até que fiquem cozidas então descubra e deixe dourar (se tiver grill é melhor).

Chips de batata-doce com limão
Ingredientes:
1 batata-doce fatiada fina no cortador de legumes.
Sal marinho a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Suco de limão a gosto
Azeite de oliva a gosto.
Como fazer: Corte as fatias da batata-doce com ajuda de um mandolim (fatiador de legumes), coloque em um recipiente e adicione a pimenta, suco de limão, sal e azeite. Misture para incorporar o tempero em todas as fatias.
Preparo no microondas: Em um prato coberto com papel toalha, disponha as fatias e coloque no microondas por dois minutos na potência máxima. Retire, mexa as fatias e, se necessário, adicione mais um minuto, até ficarem crocantes.
Preparo no forno: Forre uma assadeira com papel alumínio, disponha as fatias temperadas sem sobrepor umas às outras. Asse em forno médio 180 C até ficar dourada. Se necessário vire as fatias para dourar por igual.

Biscoitinhos de Batata Doce
Ingredientes
2 xícaras de batata ­doce cozida e espremida
1 xícara de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo branca
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de margarina
Sal a gosto

Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes até formar uma massa uniforme que não grude nas mãos. Modelar os biscoitinhos redondos ou na forma de palito e espalhar em uma forma untada, de modo que fiquem separados uns dos outros. Assar em forno médio pré aquecido até ficarem dourados.

Doce de batata-doce
Ingredientes
½ kg de batata-doce (roxa ou amarela)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol – 20g
1½ xícara (chá) de leite desnatado – 360ml
4 colheres (sopa) de adoçante xilitol – 6g
½ xícara (chá) de coco desidratado ralado – 40g
Modo de Preparo: Coloque as batatas em uma panela com 1½ litro de água, tampe-a, leve ao fogo e cozinhe por 40 minutos ou até ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água, descasque as batatas e passe-as por um espremedor, aparando em uma panela. Junte o azeite de oliva, o leite, o adoçante e o coco. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, até começar a ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 12 minutos até encorpar e obter ponto de enrolar. Retire do fogo e deixe esfriar. Montagem: com a massa, enrole 40 bolinhas, arrume nos pratos e decore com cravo-da-índia. Rendimento: 40 docinhos de 16 g Tempo de preparo: 35 minutos (mais 40 minutos de cozimento)

Fontes: Minha vida, Tua saúde, Conquiste sua vida

 

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo