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Existe dieta perfeita?

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Qualquer pessoa que já tentou eliminar alguns “quilinhos” sabe que esta empreitada não é muito fácil. Quando estamos em uma roda de amigos e este assunto vem à tona, logo aparece alguém que conhece alguém….. que fez uma dieta infalível. E algumas vezes até com resultado positivo. Mas a grande verdade é que infelizmente não existe milagre, e ainda não inventaram uma pílula milagrosa, que nos faça dormir “gordinhos” e acordar “magrinhos”.
Tem a dieta da Lua, do Dr. Atkins, da Fruta, da Sopa, e por ai vai. Esta mania de dieta tem uma grande justificativa, a obesidade segundo a Organização Mundial da Saúde dobrou desde 1980, são mais de 400 milhões no planeta, são 43% dos brasileiros acima do peso.
Na verdade, não há segredo para emagrecer, mas com certeza também não existe milagre. Podemos dizer que para emagrecer temos que ter disciplina, e fazer uma reeducação alimentar.

Lendo a reportagem de capa da revista Super Interessante edição de maio,(Editora Abril) resolvi comentar este assunto. Um experimento na área de medicina coordenado pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard foi publicado no New Engalnd Journal of Medicine. Estudaram 811 pessoas com sobrepeso e as dividiram em 4 grupos que, ao longo de dois anos, adotaram 4 dietas diferentes, todas balanceadas e saudáveis, a diferença era as porcentagens de proteína, carboidrato e gordura. Ao final do experimento, os seguidores dos 4 planos eliminaram 4 quilos em média.

A conclusão? Simples, não importa o que você coma para emagrecer, é necessário diminuir calorias. Não é preciso deixar de comer o que gosta, basta comer menos! O que vale é o seguinte, consumir menos calorias do que gasta é o que funciona.  A reeducação alimentar pode dar bons resultados em longo prazo, mas vai depender da sua disposição em mudar hábitos, de um acompanhamento médico e nutricional individualizado e de fatores emocionais.

Por isso quando tomar a decisão em perder peso, você tem algumas alternativas;

Primeiro, ficar tomando sopinha ou chá até não agüentar mais, com a possibilidade de perder peso sim, mas correndo o risco de quando voltar a comer o que gosta, comer em dobro e provavelmente engordar em dobro.
Segundo, escolher um plano alimentar acompanhado por um profissional, com metas reais e sensatas. Adquirir o hábito de praticar exercícios periódicos, resistir algumas tentações gastronômicas, como doces, carnes gordurosas, etc.dietas

Terceira, esperar que algum problema de saúde apareça para tomar uma decisão ou simplesmente assumir os quilinhos a mais, continuar comendo o que gosta e evitando os exercícios.

A decisão mais sábia, e sem dúvida a segunda opção, mas isso é uma decisão individual. O importante é encarar o problema de frente, e tomar a decisão que possa cumprir.

Na maioria dos casos as questões alimentares e de obesidade são profundas, pois a maioria das pessoas até sabe o que deve ou não deve fazer, porque não o faz? Pois é  sobre isso que  trata a consulta de nutrição, e o acompanhamento regular é indispensável.

Aconselho a leitura da Reportagem da revista Super Interessante de maio – Dieta sem segredo.

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