Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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Festas de Fim de Ano

Nas festas de fim de ano tem amigo secreto na empresa, na escola, na academia, na igreja… e por ai vai. Para conciliar boa forma com festas de fim de ano realmente é um grande desafio.Eu confesso que já andei extrapolando… rsrsrsrs. Em fim, é um período gostoso de confraternização e alegria e muitas vezes antecedem a tão esperada férias. Quando isso significa praia então, acabamos por nos sentir culpados só de olhar tantas guloseimas.

O ideal ao contrário do que pensa, não é privar-se daquilo que somente durante estes dias faz sentido comer, por isso o que vai contar é realmente o bom senso. Mas acredite podemos festejar fazendo escolhas saudáveis.

Como a ceia será somente no final da noite, evite ficar sem comer durante o dia. Para não chegar na hora da ceia faminta é importante comer uma fruta ou beber um suco natural entre o lanche da tarde e a ceia. Isso fará com que resista aos alimentos mais calóricos. Pensar que somente por que não comeu durante o dia, a ceia estará liberada é um passo para cometer o pecado da gula durante a ceia.

ceia-de-natalAlgumas estrelas da festa:
Panetone: A Pro Teste ( Associação Brasileira de Defesa do consumidor), avaliou 16 marcas dos chocotones e a maioria teve como resultado excesso de açúcar e gorduras. Segundo a pesquisa: “Em comparação aos testes com panetone de frutas, feitos em 2008, os de gotas de chocolate são nutricionalmente muito piores”, diz Fernanda Ribeiro, química da Pro Teste. Então fica a dica prefira o panetone tradicional, coma sem exagero, pois uma fatia de 80grs tem aproximadamente 280 kcal.

Frutas secas: Entre estas elas a melhor escolha é o damasco que é o menos calórico. Cada unidade fornece 8 Kcal. Dê preferências às frutas frescas como melancia, melão, ameixa e pêssego, pois são menos calóricas.

Oleaginosas: (amêndoas, nozes, castanhas) Evite beliscar, pois elas são muito calóricas. Prefira os picles.

Carnes: Deixe as peles das aves de lado. Elas são ricas em gorduras e calorias. Prefira sempre o peito à coxa. Na escolha da carne de porco escolha  sempre os pedaços com pouca gordura.

Bebida alcoólica: Se for consumir prefira o champagne. Ele contém menos calorias do que a cerveja e o vinho. Mas não exagere! Uma taça é suficiente para brindar o Natal e a chegada do Ano Novo!

Desejo a você leitor, felicidade, amor e união harmoniosa entre a família. Paz de espírito, de alma e de mente. Que a ceia seja mais que uma refeição, que ela possa representar saúde, equilíbrio e ser momento de agradecimento a Deus pela vida saudável de cada um de nós. Feliz Natal e próspero e Ano Novo.

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