Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Dieta sem Dieta

Li o livro é achei esta reportagem perfeita!

Por Lara Martins

Um grupo de pesquisadores ingleses foi atrás de uma fórmula mágica que fizesse perder peso sem o doloroso regime. Eles dizem que para emagrecer 1kg por semana não é preciso contar calorias. O segredo é seguir uma série de exercícios e tarefas comportamentais que lhe levam ao sucesso. Será?

A promessa do livro A dieta sem dieta – Faça algo diferente, de Ben Fletcher, Karen Pine e Danny Penman (Editora Best Seller), é tentadora: perder 1kg por semana sem mexer nadinha na alimentação.

Para isso, a proposta é mudar velhos hábitos do dia-a-dia de modo a adquirir uma rotina saudável, equilibrada, mais leve e despreocupada.plasticaebeleza1

Tudo começou com uma pesquisa realizada pela equipe sobre o comportamento e modo de vida de pessoas magras e obesas. Os resultados mostraram que esses dois grupos têm hábitos diferentes. “Pessoas magras são mais felizes, despreocupadas e receptivas (e não por causa do peso). Já as obesas têm outros costumes que garantem o ganho constante de peso. O motivo básico de engordarem não é o fato de comerem demais ou não correrem 13km por dia, mas um conjunto de hábitos e características de personalidade. Falando claramente, a cintura alarga à medida que os hábitos tornam-se arraigados”, aparece descrito em um trecho do livro. Diante dessa constatação, eles concluíram que aqueles que estão acima do peso devem se comportar como os magros e, como recompensa, terão a perda de peso. Em outro trecho, os autores afirmam que “as dietas encorajam uma atitude em relação à perda de peso do tipo ‘dois meses nela, dez fora’ que só conduz a problemas de saúde, desilusão e depressão.” Por esse motivo, buscaram essa alternativa da dieta sem dieta.

plasticaebeleza2

Best seller nos Estados Unidos, o livro propõe mudanças simples no cotidiano

“Quanto mais flexível e receptivo você for, mais peso perderá”, eles complementam.

A não-dieta
As promessas desse regime são inúmeras: perder 1kg por semana, emagrecer sem contar calorias ou carboidratos e de forma permanente, tornar-se mais saudável, feliz e atraente.

A primeira pergunta que vem à cabeça é: como perder peso sem dieta? Isso acontecerá de forma natural e gradativa. De acordo com os autores, conforme a pessoa faz mudanças nos hábitos e no modo de ser, agir e pensar, passa a ter bons hábitos, perde a vontade de comer alimentos não-saudáveis, torna-se mais feliz, satisfeito e, assim, emagrece. E essa lógica nós entendemos bem: quanto mais felizes, nos gostamos mais, nos cuidamos mais e, assim, adquirimos de maneira muito natural uma alimentação adequada e equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

Para chegar nesse ponto, a dieta oferece um programa de cinco etapas que ajudam a romper o que eles chamam de “teia de hábitos” Entenda o que cada fase trabalha.

[Fase 1]
Entrando no clima

Para começar a enfraquecer a teia de hábitos, nessa primeira semana você terá de realizar uma simples tarefa por dia, como ficar um dia inteiro sem assistir à televisão, sem consumir a bebida favorita ou acordar uma hora mais cedo. O programa determina a atividade específica de cada dia (confira no site).plasticaebeleza3

Outra etapa dessa primeira fase é fazer duas tarefas extras no decorrer da semana – você escolhe os melhores dias para realizar cada uma delas. Entre as tarefas, que são bem simples (diga-se de passagem), é possível ouvir uma estação diferente de rádio, ir ao cinema sozinho, ler uma revista diferente, fazer qualquer atividade física, fazer um desenho, ajudar uma instituição de caridade, aprender dez novas palavras, entre outras.

[Fase 2]
Foque no bom comportamento

Trabalha a personalidade e em cada dia você deverá ter um comportamento diferente do que costuma ter normalmente. São exercícios que trabalham um determinado traço de personalidade por dia como, por exemplo, ser mais ou menos assertivo, mais ou menos energético, ser mais ou menos relaxado, mais ou menos flexível.

[Fase 3]
Início da vida novplasticaebeleza4a
É nessa fase que a pessoa passa a ser mais flexível e menos ligada a hábitos, tudo de maneira subconsciente. É aqui que os hábitos alimentares começam a ficar mais saudáveis. Para isso, é preciso responder a pequenos questionários (disponíveis no site) que ajudam a personalizar as atividades a serem realizadas. Basicamente, as tarefas diárias agem na interação das pessoas. Também terão duas atividades adicionais à sua escolha, como desligar o celular por um dia inteiro ou caminhar 30 minutos.

[Fase 4]
pensamento positivo

Nessa etapa, você aprende a usar os pensamentos a seu favor. Seguindo as orientações do programa (disponíveis no site), você aprenderá a agir de modo diferente em relação às pessoas e comportar-se diferente em uma situação diária normal.

[Fase 5]
magra para sempre

Algumas ferramentas que ajudam a incorporar a mudança de hábitos no dia-a-dia. São questionários que devem ser respondidos mensalmente – eles ajudam a reconhecer os hábitos antes que eles influenciem de maneira negativa na sua vida -, e também técnicas que ajudam a fazer algo diferente com o máximo de frequência possível.

Opinião de especialista
Conversamos com dois experts em emagrecimento e ambos afirmam: não há perda de peso sem uma correção nos hábitos alimentares. “Recentemente, foi publicado na revista médica New England Journal of Medicine que pouco importa o tipo de dieta a ser seguida, o que realmente faz diferença é o resultado do balanço energético entre quantas calorias ingerimos e quantas calorias gastamos”, analisa o endocrinolosgista Filippo Pedrinola (SP ).

Por outro lado, não devemos deixar de lado a importância do lado psicológico estável para o controle do peso. De acordo com a nutricionista Renata Ventura Dalseno, do Spa Recanto (SP ), “se o lado emocional estiver em processo de ansiedade, estresse ou depressão, isso pode desencadear um aumento da ingestão de alimentos e consequentemente do peso”. Ainda assim, ela reforça que “para se perder peso é necessário que se tenha um balanço energético negativo, ou seja, consumir menos calorias do que a necessidade e gastar mais.”

Equilíbrio é a peça-chave
Já percebeu que quando estamos felizes, sem preocupações e de bem com a vida, temos mais facilidade e vontade em estar bem e saudável? Por isso, seguir apenas as orientações do livro pode não garantir a perda de peso, mas com certeza irá deixá-la com a mente tranquila, leve e sem estresse. A consequência natural desse estilo de vida é se gostar mais de si mesmo e, assim, se cuidar mais e ter mais ânimo para seguir as dietas alimentares de maneira eficaz, natural e sem sacrifícios.

Vale a pena tentar!

Um abraço !

Fonte: Veja Mulher

Discussão:

2 comentários
  • sandra disse:

    a que site vcs se referem constantemente

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Sandra,
      O site a que me refiro é o que eu achei o artigo sobre o livro. Porém graças ao seu comentário percebi que ele esta fora do ar, na verdade parece que mudou a estrutura, mas ainda existe só não tem mais esta reportagem.
      Por isso estou te passando outro link Veja online , acho que pode lhe ser útil.
      Obrigado por participar, o livro é realmente muito bom!
      Abraços
      Thelma

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo