BANANA ENGORDA OU EMAGRECE?

BANANA ENGORDA OU EMAGRECE?

Gostou? Compartilhe

Será que banana engorda?
A banana ajuda a emagrecer?
Quando estou de dieta posso comer banana?

Muita gente que está de dieta me faz estas perguntas!
Se você também tem estas dúvidas, este post vai te ajudar.

A Banana é uma das frutas típicas do Brasil e é rica em vitaminas, minerais e fibras. Ela é versátil e pode fazer parte de vários pratos e preparações.
Ela é prática e acessível, prática porque podemos carregar na bolsa para qualquer lugar e acessível porque encontramos com facilidade em qualquer mercado e o seu preço também não é alto.
A banana é energética, com baixo teor de gordura e ricas em carboidratos, em vitaminas A, B1, B2, C e em vários minerais. Ela é fonte de fibras solúveis, substâncias importantes para diminuir o nível de colesterol no sangue e prevenir o câncer intestinal.

A banana tem algumas variedades e todas são saborosa

Banana-nanica ou banana-d’água

A mais popular no Brasil tem 87 calorias a cada 100 gramas. O nome vem do pequeno tamanho da bananeira, ideal para dar estabilidade contra ventos contra ventos fortes. É levemente laxante.

Banana-da-terra:

Elas são maiores e podem chegar a 26 centímetros de comprimento e pesar até meio quilo, contendo 122 calorias a cada 100 gramas. É o tipo com mais quantidade de vitaminas A e C. A melhor pedida é usá-la em pratos cozidos ou fritos.

Banana-prata:

A banana-prata demora mais para amadurecer que as outras. Pode ser consumida do jeito que veio. Não é muito calórica, são 89 calorias a cada 100 gramas, tem polpa consistente e pouco doce. É boa para fritar e para fazer bananada.

Banana-da-maçã:

Ela é bem doce. Por isso, ela é ótima para consumir pura ou mesmo em receitas doces! Também poderá usar em saladas, ela demora mais para ficar marrom. Por ser doce e de fácil digestão ela é indicada para a alimentação de bebês e idosos.

Banana-ouro:

Ela é bem pequena e mais doce e uma escolha se quiser fazer banana empanada!

Mas afinal será que banana engorda? 

A banana é saborosa e se for comparar as calorias ela é mais calórica que outras frutas, por exemplo, uma fatia de abacaxi ou uma maçã possuem, em média, 50 kcal, uma banana nanica tem cerca de 90 kcal. Mesmo com esta diferença de calorias não é uma banana que vai engordar. O que engorda mesmo e é o exagero e ultrapassar o total de calorias necessárias no seu dia.

5 dicas de como consumir a banana

1- A banana deve ser consumida no pré ou no pós-treino?

A  banana é rica em carboidrato é pode ser considerada um lanche leve, porque o carboidrato é um nutriente essencial antes e depois do treino. Por isso podem sim ser consumidas tanto no pré como no pós o treino. Porém, algumas pessoas acham a digestão da fruta difícil. Se este for o seu caso, evite no pré-treino para não gerar desconforto abdominal.

2- Consuma banana sempre junto com alguma oleaginosa

A banana é um carboidrato simples e por isso é absorvido rapidamente pelo sangue. Quando consumimos a banana com uma gordura boa, como as oleaginosas, ou com uma fonte de proteína como iogurte, ou com fibras como a aveia, isso vai ajudar a retardar a absorção deste açúcar.

3- Não descarte aquela banana que ficou muito madura 

Isso mesmo! Você pode aproveitar de uma maneira deliciosa a banana madura. Descasque e corte em rodelas e congele. Depois de congeladas, ela pode ser batidas no processador de alimentos com outras frutas ou com chocolate em pó. O resultado é um sorvete saudável. Fica uma delícia e vai matar aquela vontade de comer doce.

4- Você sabia que as bananas também podem melhorar seu humor?

A banana contém triptofano, por isso aumenta a sensação de bem-estar. Então comer bananas naquele dia que o seu astral está baixo vai te ajudar, pegue uma banana coloque um pouco e de canela e esquente no microondas, só de pensar a gente já fica mais feliz, ou  pode cortá-la e adicionar ao cereal, aveia, ou no iogurte. 

E-BOOK GRÁTIS PARA VOCÊ 😍
Aprenda os SETE PASSOS PARA EMAGRECER de forma saudável e duradoura clique abaixo e pegue o seu exemplar!

E-BOOK GRÁTIS PARA VOCÊ 😍 ✔Aprenda os SETE PASSOS PARA EMAGRECER de forma saudável e duradoura RECEBA NO SEU E-MAIL
EMAGREÇA SEM SACRIFÍCIO!

5- Quantas bananas devem ser consumidas ao dia?

Assim como todos os outros alimentos, a banana deve ser comida com moderação. O número de bananas que uma pessoa pode comer em um dia para ficar saudável varia de pessoa para pessoa. Normalmente a recomendação é uma a duas bananas por dia, mas é importante comer uma variedade de frutas, não apenas um ou dois tipos. A indicação é de apenas uma a duas xícaras de fruta por dia. Isso é aproximadamente duas a três porções, o que pode ser distribuído durante o seu dia.

Gostou das dicas?
Comente o que achou eu vou amar saber. e se tiver alguma pergunta, deixe ai nos comentários.

 

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar?