O colesterol é responsável por todas as membranas que envolvem as células e auxilia nos processos de metabolismo. Também é necessário para o crescimento e regeneração celular e, além de estar presente no sangue e em todos os tecidos, colabora com a produção dos hormônios sexuais e do cortisol. A maior parte do colesterol que circula no sangue é sintetizada pelo organismo, e o restante vem da alimentação.
Para entender porque essa substância é tão importante para o organismo e, ao mesmo tempo, pode ser tão prejudicial é preciso saber que há dois tipos diferentes de colesterol: o bom e o ruim. O colesterol bom, chamado de HDL (do Inglês, High Density Lipoproteins) protege o organismo, recolhendo o colesterol ruim depositado nos vasos sanguíneos para ser eliminado pelo fígado. O ruim, LDL (do Inglês, Low Density Lipoprotein) é aumentado por fatores como alimentação inadequada e excesso de peso, além do fator genético e, geralmente, está associado a outros fatores de risco como diabetes, tabagismo e pressão alta. Quando presente em grande quantidade no organismo pode provocar o entupimento das artérias (aterosclerose), responsável por problemas cardiovasculares como infartos e derrames.
Uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, etc., é indicada para todos os indivíduos, especialmente para aqueles que pretendem manter as taxas de colesterol no sangue em níveis desejáveis. O ideal é que não haja exageros na quantidade de gordura consumida.
É recomendado, tanto para quem já possui níveis sanguíneos de colesterol elevado, quanto para quem tem a intenção de prevenir:
- Aumentar o consumo de frutas e hortaliças folhosas como alface, escarola, agrião, rúcula, entre outros;
- Utilizar somente a clara do ovo e dispensar a gema;
- Aumentar o consumo de cereais integrais e alimentos integrais no geral;
- Utilizar óleo de canola, girassol ou milho e azeite de oliva;
- Preferir preparações assadas, cozidas ou grelhadas;
- Ingerir bastante água e praticar atividade física.
Alimentos que devem ser evitados:
- Leite e iogurtes integrais;
- Queijos amarelos (prato, mussarela, provolone, parmesão, etc.);
- Carnes gordas;
- Miúdos (fígado, moela, rim, língua);
- Embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, salame, presunto);
- Bacon, torresmo, toucinho, banha, pele de frango;
- Frituras em geral;
- Molhos como catchup, mostarda, maionese, entre outros;
- Coco, gordura de coco, óleo de dendê e creme de leite.
Proteja seu coração com uma alimentação saudável!!!
Discussão:
2 comentáriosQue matéria gostoso de se ler, bem simples e esclarecedora. Sua uma das muitas que precisa se cuidar. Atualmente apresento uma elevação no meu metabolismo, mas estou mim cuidando com as dicas postadas por vocês. Muito boas
Que bom que gostou da matéria Eurides. E continue aproveitando as dicas do blog para cuidar de sua saúde!
Escrever uma resposta ou comentário