Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

O que é alimentação balanceada?

alimentação saudávelPara saber se sua alimentação é saudável é importante ter consciência de seus hábitos alimentares. Nossos hábitos alimentares na maioria das vezes são adquiridos na infância, e se houver necessidade de alteração, com certeza não será fácil. O primeiro passo para uma alimentação saudável, e ter consciência das suas escolhas na hora das refeições.
Sabemos que não existem alimentos que são prejudiciais a saúde, desde que consumido, com moderação, e como parte de uma alimentação balanceada.

O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA?

Uma dieta equilibrada, ou balanceada, deve fornecer vários nutrientes, incluindo-se entre eles as vitaminas, os minerais, fibras, fluidos e macronutrientes tais como carboidrato, proteína e gordura. É, portanto, importante que a alimentação não tenha deficiência (falta) de nenhuma dessas categorias de nutrientes. È importante que a alimentação tenha esses nutrientes e supra as necessidades sem ganho de peso, sendo uma dieta que mantém o peso estável e o indivíduo com saúde. Existem tabelas e regras para se compor uma dieta balanceada, que deve ser sempre acompanhada por um profissional, principalmente se da dieta depende a recuperação da saúde de uma pessoa.

Uma boa alimentação deve fornecer os nutrientes necessários ao crescimento, à renovação celular e aos processos químicos para transformar os alimentos em energia suficiente para realização das tarefas diárias. Para que a suas escolhas sejam adequadas o médico argentino Pedro Escudero criou as Leis da Alimentação (Leis de Escutero). Estas leis são consideradas importante até os dias atuais e são aceitas de forma unânime entre os nutricionistas por expressarem as exigências do cumprimento de uma boa nutrição, tanto no crescimento como no desenvolvimento e manutenção das funções vitais do corpo.

Estas leis são as seguintes:

Lei da Quantidade: As refeições devem ser em quantidades suficientes (nem muito, nem pouco) para cada indivíduo, de acordo com suas atividades e características físicas.

Lei da Qualidade: As refeições devem ser variadas, conseguindo assim todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Lei da Proporção: É o equilíbrio. Numa refeição os nutrientes devem estabelecer uma proporção entre si, ou seja, não pode haver muito de um nutriente e nenhum de outro. Por exemplo: Em um prato com arroz, batata e carne terão muito do grupo dos energéticos (carboidrato presente na batata e no arroz) e nenhum dos reguladores (legumes, verduras e frutas).

Lei da Adequação: A alimentação deve estar adequada a cada pessoa, levando em conta suas necessidades, preferências, sua renda ou a existência de alguma doença. Por exemplo: não se pode oferecer uma carne em pedaços para quem não consegue mastigar.

Coloquem em prática estas leis. Assim será possível  prestar a atenção ao que se come e buscar mudanças de hábitos se for necessário.

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1 – Faça uma alimentação o mais variada possível;

2 – Inicie o seu dia com leite ou seus derivados, pão escuro, cereais integrais e frutas frescas;

3 – Evitem estar mais de 3 horas e meia sem comer;

4 – Reduzam o seu consumo total de gordura, em especial da gordura saturada (existente principalmente em produtos de origem animal). Diminua a quantidade de gordura usada para cozinhar e temperar, e o consumo de alimentos com elevado teor de gordura;
5- Privilegie sempre o consumo do azeite em relação às outras gorduras, tanto para cozinhar, como para temperar os pratos;

6- Aumente o seu consumo de hortaliças, frutas e legumes! Inicie sempre o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes. Faça destes alimentos um acompanhamento assíduo do seu prato. Como sobremesa prefira a fruta. Nos intervalos entre as refeições, “engane” a fome comendo uma peça de fruta e outro alimento (ex.: pão ou um iogurte…);

7- Consuma de preferência peixe e carnes magras (ex.: aves ou coelho). O peixe e as carnes brancas fornecem a mesma quantidade de proteína que as carnes vermelhas (ex.: carne de vaca ou de outros mamíferos), com a vantagem de terem menor quantidade de gordura;

9 – Evite os fritos e prefira métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: cozidos e grelhados! Nos alimentos grelhados não consuma as partes queimadas;

10 – Beba água simples em abundância ao longo do dia! Chá e infusões sem adição de açúcar são uma maneira saudável e saborosa de consumir água! Evite os refrigerantes e bebidas artificiais de sumo de frutos, pois estas bebidas são ricas em açúcar.

Discussão:

Um comentário
  • gloria lopes disse:

    obrigada pelas informacoes sobre o feijao branco.
    adoro saladas com folhas e graos.
    vou colocar no pao integral tambem.

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo