Alimentos que curam: frutas e pratos que fazem bem à saúde

Gostou? Compartilhe

Você já deve ter ouvido o ditado que a gente é o que come. E a verdade não vai muito além disso. Pessoas que se cuidam costumam ter também uma alimentação saudável, e outras tantas têm por hábito ingerir alimentos que fazem bem à saúde sem sequer saber.

Os alimentos que curam, chamados de alimentos funcionais, estão divididos em 3 grupos:

1. Alimentos com poderes imunológicos: vegetais, hortaliças, frutas, chás, trigo e peixe. Aumentam a imunidade celular contra vários microorganismos e células doentes.
2. Alimentos de atividades antioxidantes: cenoura, abóbora, brócolis, espinafre e tomate. São ricos em vitaminas C e E, zinco e betacaroteno, e combatem doenças como catarata, diabetes, câncer e cardiopatias.
3. Alimentos ricos em ácidos graxos poliinsaturados: peixes de água salgada e fria e semente de linhaça. São ricos em Ômega-3 e Ômega-6, e podem prevenir doenças do coração, triglicerídio elevado e hipertensão; fazem parte das membranas celulares.

Além dos alimentos que curam, existem os alimentos que fazem bem à saúde, e muitos deles consumidos no dia-a-dia sem o conhecimento teórico. O feijão, por exemplo, reduz o mau colesterol e previne doenças cardíacas e câncer, além de saciar a fome e queimar energia de maneira lenta e constante. Já a banana previne derrames e problemas gastrointestinais, além de relaxar a mente devido à vitamina B6 e o triptofano. A cenoura já é famosa por fazer bem para os olhos, cabelos e pele, devido à vitamina A, mas também previne prisão de ventre e aumenta sensação de saciedade, além de proteger contra problemas de pele e alguns tipos de câncer.

Fonte: Adrenalina X

Poderá gostar:

Você é (e será) o que você come
Alimentos funcionais

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Eu atendo em consultório em São Paulo, SP. Você quer agendar uma consulta comigo? Preencha os seus dados abaixo e entraremos em contato o quanto antes. coloca local para cadastro
Enviar