Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Alimentos que podem te fazer comer mais

Você sai de casa com a proposta de não se render a nenhum petisco sugerido pelos amigos. Vai para uma happy hour, após o expediente, quando alguém tem a ideia de pedir apenas uma porção de batatas. Você topa, afinal, não pretende comer mais do que duas ou três. Sua sorte está lançada. As batatas são apenas o início de muitas outras porções que começam a chegar. E o que deveria ser apenas um encontro entre amigos transforma-se em um belo banquete. O grupo se anima e ninguém economiza na quantidade, nem nas calorias. No final da noite, você se lembra, bem vagamente, que não pretendia comer. Mas é tarde demais até para isso. A barriga já está (bem) cheia.

Situações como a descrita acima são comuns para a maioria da população. O cenário muda, as pessoas também, mas é difícil não se render a certos alimentos. Eles parecem fazer jus ao slogan de um produto: é impossível comer um só. Um recente estudo prova que não é só impressão ou gula, mas alguns alimentos realmente estimulam que continuemos a comê-los. Mais do que isso: eles teriam propriedades capazes de fazer com que o organismo sinta necessidade de comer mais – não apenas o produto em questão, mas qualquer outra coisa.

Pesquisadores apontam que mecanismos fisiológicos e características específicas de alguns alimentos podem levar as pessoas a comerem mais do que deveriam, burlando os mecanismos que levam à sensação de saciedade. “Alguns alimentos possuem elementos como gorduras saturadas, carboidratos e alto teor de sódio, que alteram a produção de insulina e leptina, os hormônios responsáveis pelo apetite e pela saciedade”, explica a nutricionista do Hospital Amaral Carvalho, Maria Helena Arroyos Hilário.

Esses alimentos promoveriam, então, resistência à saciedade interferindo nas mensagens enviadas ao cérebro para que o organismo entenda que é hora de parar de comer. “Além disso, por não serem ricos em nutrientes indispensáveis para a saciedade e regulação do metabolismo como fibras, vitaminas e minerais, esses alimentos causam a fome precocemente”, esclarece a nutricionista.

Os inimigos

Petiscos fritos, guloseimas, pães brancos, fast food, sopas industrializadas, doces, refrigerantes, massas de trigo branco, batata frita, refinados. Se você quiser manter sua saúde e seu peso em dia, deve evitar o consumo desses vilões.

E não pense que eles burlam a sensação de saciedade apenas enquanto são ingeridos. Uma pesquisa norte-americana divulgada no último mês no “Journal of Clinical Investigation” aponta que o ácido palmítico (substância presente em alimentos ricos em gorduras saturadas) altera a excreção de insulina e leptina, hormônios relacionados ao apetite e à saciedade. E os efeitos dessa mudança podem durar até três dias.

Alguns pesquisadores argumentam que isso, na teoria, pode até ajudar a explicar por que algumas pessoas sentem mais fome às segundas-feiras, já que a maioria abusa desses alimentos nos fins de semana.

Atenção

Reconhecer os ingredientes que levam ao engano do organismo e não se deixar levar somente pela sensação de saciedade para encerrar uma refeição ou rodada para petiscos pode ser crucial para evitar ganho de peso indesejado ou prejuízos à saúde. Confira alguns alimentos que enganam o organismo e levam a pessoa ao exagero:

Eles te fazem comer mais Prefira
Sorvete Picolé de polpa de fruta
Batata frita (tipo chips) Castanha de caju
Refrigerantes Sucos naturais ou fruta in natura
Pipoca Mix de amêndoas, nozes e castanha do Pará
Chocolate Frutas secas (como damascos ou tâmaras)
Sanduíche fast food Sanduíche natural no pão integral
Pizza de mussarela Refeição com arroz, feijão, salada e carne
Biscoitos salgados sabor artificial Biscoitos integrais com sabor natural

Fonte: Sentir Bem

Poderá gostar:

O que engorda mais? Sucos ou alimentos sólidos?

Alcance seus objetivos

Eles te fazem comer mais Prefira
Sorvete Picolé de polpa de fruta
Batata frita (tipo chips) Castanha de caju
Refrigerantes Sucos naturais ou fruta in natura
Pipoca Mix de amêndoas, nozes e castanha do Pará
Chocolate Frutas secas (como damascos ou tâmaras)
Sanduíche fast food Sanduíche natural no pão integral
Pizza de mussarela Refeição com arroz, feijão, salada e carne
Biscoitos salgados sabor artificial Biscoitos integrais com sabor natural

Eles te fazem comer mais

Prefira

Sorvete

Picolé de polpa de fruta

Batata frita (tipo chips)

Castanha de caju

Refrigerantes

Sucos naturais ou fruta in natura

Pipoca

Mix de amêndoas, nozes e castanha do Pará

Chocolate

Frutas secas (como damascos ou tâmaras)

Sanduíche fast food

Sanduíche natural no pão integral

Pizza de mussarela

Refeição com arroz, feijão, salada e carne

Biscoitos salgados sabor artificial

Biscoitos integrais com sabor natural

Discussão:

2 comentários
  • Bruna Oliveira disse:

    Esta matéria foi produzida pela Assessoria de Imprensa do Hospital Amaral Carvalho, do interior de Jaú. Por favor, os devidos créditos.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá Bruna,
      Coloquei o link de onde peguei a matéria, mas se quiser posso colocar os créditos do Hospital Amaral Carvalho, me mande o link correto, pois o que me enviou não confere. Aguardo um retorno.
      Abraços
      Thelma

Escrever uma resposta ou comentário

Vá para o Topo