Exercícios e alimentação

Gostou? Compartilhe

ExercíciosQual a importância da combinação alimentação e exercícios?
O exercício estimula o crescimento muscular, mas sem uma alimentação adequada o resultado fica limitado. Uma dieta equilibrada pode diminuir a camada adiposa do corpo, mas sozinha não estimula o fortalecimento e crescimento muscular.

Na verdade, todos aqueles que praticam alguma atividade física regularmente devem se preocupar de forma especial com o que comem e bebem. O exercício associado a uma dieta adequada pode remodelar o corpo, e deixá-lo não só esteticamente melhor, como também mais saudável. Porém é importante salientar que para iniciar qualquer prática de exercícios, é aconselhável a avaliação de um médico, assim saberá qual a velocidade e intensidade dos exercícios será melhor para você.

Escolha uma atividade que lhe agrade, caminhada, natação, musculação, etc. O importante é manter o equilíbrio entre a ingestão e o gasto energético, se quer perder peso, gaste mais calorias do que consome, se quer ganhar peso consuma mais do que o gasto energético.
Mas atenção, seguir um cardápio muito restrito e exagerar nos exercícios não é recomendado, assim você pode desanimar rapidamente e não conseguir chegar aos seus objetivos.

Alguns conselhos;

•    Não fazer exercícios em jejum. É importante fornecer energia aos músculos antes de começar a se exercitar.
•    Coma alimentos que contenham açúcar até uma hora antes de se exercitar, como os carboidratos (pão, biscoito, frutas, leite ou iogurte, batata, arroz, macarrão ou barras energéticas). Coma moderadamente, para não dificultar a digestão.
•    Repetir a ingestão de alimentos fontes de carboidrato após a atividade.
•    Hidrate-se durante os exercícios. É recomendável de 400 a 600 ml de água cerca de vinte minutos antes da atividade física. Durante os exercícios ou prática do esporte, é recomendável tomar 250 ml a cada quinze minutos, não mais do que isso.

Veja agora na tabela abaixo, quantas calorias vão embora durante as diferentes atividades físicas:

ATIVIDADES FÍSICAS

– Aeróbica moderada –  566 cal/h
– Andar 5 km/h – 222 cal/h
– Basquete competição – 630 cal/h
– Bicicleta fixa – 377 cal/h
– Corrida 10 km/h – 638 cal/h
– Futebol competição – 500 cal/h
– Ginástica – 306 cal/h
– Ginástica leve – 171 cal/h
– Golfe (andar) – 285 cal/h
– Patinação – 498 cal/h
– Escalada montanha – 500 cal/h
– Trotear à cavalo – 468 cal/h
– Nado crawl – 666 cal/h
– Skate – 316 cal/h
– Surf – 342 cal/h
– Tênis Simples – 315 cal/h
– Volei – 234 cal/h

Fonte: http://www.hcnet.usp.br/ipq/prato/nutricao/nt3.htm

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Eu atendo em consultório em São Paulo, SP. Você quer agendar uma consulta comigo? Preencha os seus dados abaixo e entraremos em contato o quanto antes. coloca local para cadastro
Enviar