Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Festa Junina!

Postado em Dicas, Receitas

Estamos na época de festas juninas. Já sabemos que em dias frios é comum sentirmos mais fome, e em todas as festas juninas, o que não falta é comida, não é mesmo? Grande parte das preparações juninas tem alto valor calórico, no entanto, seus ingredientes básicos, são geralmente, ricos em nutrientes. Mesmo assim, devemos tomar cuidado com os exageros.

Conheça mais sobre essas preparações:

Pé-de-moleque, paçoca: São preparações feitas basicamente do amendoim. O amendoim é considerado uma semente oleaginosa, com elevado teor de vitamina A e C, potássio, ferro, zinco, cálcio, magnésio e fibras. Porém, é rico em gordura, o que eleva o valor calórico de suas preparações. Cada 100g possui de 480 a 500 calorias.

Milho: Alimento muito comum no Brasil, e rico em folato, vitamina A, C e tiamina, além de potássio, ferro e fibras. Uma espiga de milho tem em torno de 135 calorias. No entanto, quando a espiga é consumida com manteiga, esse valor calórico aumenta. O mesmo acontece com as preparações provenientes do milho, como canjica, pamonha e até a pipoca.

Pinhão: Semente rica em proteínas, vitaminas e minerais. Além de ser ótima fonte de gorduras essenciais. Uma unidade de pinhão cozido tem em torno de 15 calorias.

Arroz doce: Tem alto valor calórico, uma colher de servir, pode ter entre 140 e 160 calorias, dependendo da forma de preparo. O arroz doce é rico em cálcio, pois sempre tem leite na sua preparação.

Quentão e vinho quente: Mesmo derivados de gengibre e da uva, são bebidas alcoólicas e devem sempre ser consumidos com moderação.

Para contribuir para um arraia mais light, uma receita de canjica, com 90kcal por porção:

Ingredientes:
1 1/2 xíc. (chá) de canjica; 4 xic. (chá) de água;
2 xíc. (chá) de água-de-coco;
2 pedaços de canela em pau;
4 col. (sobremesa) de adoçante culinário;
4 xic. (chá) de leite desnatado; 5 col. (sopa) de coco ralado light.

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho em água por 8 horas. Escorra, coloque na panela de pressão e acrescente a água, a água-de-coco, a canela e 1 colher do adoçante. Leve ao fogo, espere a panela pegar pressão e deixe cozinhar por 15 minutos. Abra a panela, acrescente o restante do adoçante, o leite e o coco ralado. Ferva por mais 5 minutos. Tampe a panela e deixe esfriar.

 

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo