Organizando a mesa de refeições

Gostou? Compartilhe

Achei muito legal estas dicas,  sobre como arrumar uma mesa, parece fácil e para alguns até desnecessário, pois sei de pessoas que acabam fazendo suas refeições no sofá, assistindo à TV. Mas acredito que é sempre bom saber como se faz, agora mudar de hábito ou não fica a critério da consciência de cada um.
Não podemos nos descuidar do modo como apresentamos os pratos, bem como na forma como eles são servidos, afinal, a comida existe para ser saboreada e não somente para matar a fome.

Agradar aos olhos é despertar o apetite. Pôr a mesa não é uma arte que deve ficar reservada somente para os dias de festa. A mesa, na maioria dos lares, é o único lugar em que todos estão juntos, e onde há um certo tempo para conversar e trocar idéias.
Com a vida agitada que temos, sei que é difícil sentarmos todos a mesa para um refeição tranqüila durante a semana, seja pela correria do trabalho, escola de filhos, administração da casa, entre outros inúmeros afazeres que temos durante a semana.
Então reserve pelo menos uma refeição no final de semana para fazê-lo com a família, delegue algumas funções e convidem todos a participar na organização da refeição e para que tudo saia impecável, ai vão algumas dicas.

Para entender quanto à organização do uso dos talheres, dos copos e pratos, o primeiro passo é conhecer sua correta colocação à mesa.

Toalha
Deve estar impecavelmente limpa e engomada, Se a louça for colorida, a toalha deve ser lisa e se a louça for branca pode ser usada uma toalha estampada.

O arranjo
O importante é usar a criatividade. Pode-se optar por um arranjo central ou fazer pequenos arranjos delicados, um para cada convidado. Eles não devem prejudicar a conversação e a comunicação visual. Pode-se, ainda, colocar um par de castiçais no centro ou nas laterais da mesa, ou, ainda, um candelabro de 6 ou 8 velas.

Guardanapo
Os guardanapos formam conjunto com a toalha e são de tamanho maior para o jantar. Devem ser colocados à esquerda dos garfos ou sobre os pratos. Há várias formas de dobrá-los e ainda se pode optar por usar os porta-guardanapos.

O sous-plat
Ou prato de sítio (prato de prata, cristal ou madeira): suporte para os demais pratos, ou seja, fica sob os pratos. É um prato maior que os demais, não se colocam alimentos nele e é retirado da mesa somente quando se vai servir a sobremesa.
Se ele for usado, será colocado 3 dedos da borda da mesa. Não é obrigatório, mas contribui para maior satisfação.

Os garfos
Sempre a esquerda do prato. Existem duas exceções: o garfo para ostras e para escargots que são colocados do lado direito. O garfo para ostras tem 3 dentes e o dos caracóis 2, pequeno e pontudo.

As facas
Ficam a dois dedos da borda da mesa. São sempre colocadas do lado direito, a dois dedos do prato, com a lâmina de corte virada para dentro (em direção ao prato).
Nunca colocamos mais de três facas à mesa; se for usar uma quarta faca, esta será colocada na hora de usá-la.
Devemos colocar a faca na mesa mesmo quando servimos um prato para o qual não seja necessário usá-la.

Obs.: Todos os talheres serão colocados em ordem de uso do menu que será oferecido. Deve-se iniciar a utilizá-los de fora para dentro. São sempre colocados à mesa voltados para cima. Exceto quando o faqueiro tiver monograma ou brasão de família no verso; se houver, ficarão voltados para baixo.

Fonte: Clube do Lar

Poderá gostar:

Dicas caseiras para ficar linda!
Malhar, roupa adequada, melhor resultado!

Gostou? Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar?