Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Organizando a mesa de refeições

Achei muito legal estas dicas,  sobre como arrumar uma mesa, parece fácil e para alguns até desnecessário, pois sei de pessoas que acabam fazendo suas refeições no sofá, assistindo à TV. Mas acredito que é sempre bom saber como se faz, agora mudar de hábito ou não fica a critério da consciência de cada um.
Não podemos nos descuidar do modo como apresentamos os pratos, bem como na forma como eles são servidos, afinal, a comida existe para ser saboreada e não somente para matar a fome.

Agradar aos olhos é despertar o apetite. Pôr a mesa não é uma arte que deve ficar reservada somente para os dias de festa. A mesa, na maioria dos lares, é o único lugar em que todos estão juntos, e onde há um certo tempo para conversar e trocar idéias.
Com a vida agitada que temos, sei que é difícil sentarmos todos a mesa para um refeição tranqüila durante a semana, seja pela correria do trabalho, escola de filhos, administração da casa, entre outros inúmeros afazeres que temos durante a semana.
Então reserve pelo menos uma refeição no final de semana para fazê-lo com a família, delegue algumas funções e convidem todos a participar na organização da refeição e para que tudo saia impecável, ai vão algumas dicas.

Para entender quanto à organização do uso dos talheres, dos copos e pratos, o primeiro passo é conhecer sua correta colocação à mesa.

Toalha
Deve estar impecavelmente limpa e engomada, Se a louça for colorida, a toalha deve ser lisa e se a louça for branca pode ser usada uma toalha estampada.

O arranjo
O importante é usar a criatividade. Pode-se optar por um arranjo central ou fazer pequenos arranjos delicados, um para cada convidado. Eles não devem prejudicar a conversação e a comunicação visual. Pode-se, ainda, colocar um par de castiçais no centro ou nas laterais da mesa, ou, ainda, um candelabro de 6 ou 8 velas.

Guardanapo
Os guardanapos formam conjunto com a toalha e são de tamanho maior para o jantar. Devem ser colocados à esquerda dos garfos ou sobre os pratos. Há várias formas de dobrá-los e ainda se pode optar por usar os porta-guardanapos.

O sous-plat
Ou prato de sítio (prato de prata, cristal ou madeira): suporte para os demais pratos, ou seja, fica sob os pratos. É um prato maior que os demais, não se colocam alimentos nele e é retirado da mesa somente quando se vai servir a sobremesa.
Se ele for usado, será colocado 3 dedos da borda da mesa. Não é obrigatório, mas contribui para maior satisfação.

Os garfos
Sempre a esquerda do prato. Existem duas exceções: o garfo para ostras e para escargots que são colocados do lado direito. O garfo para ostras tem 3 dentes e o dos caracóis 2, pequeno e pontudo.

As facas
Ficam a dois dedos da borda da mesa. São sempre colocadas do lado direito, a dois dedos do prato, com a lâmina de corte virada para dentro (em direção ao prato).
Nunca colocamos mais de três facas à mesa; se for usar uma quarta faca, esta será colocada na hora de usá-la.
Devemos colocar a faca na mesa mesmo quando servimos um prato para o qual não seja necessário usá-la.

Obs.: Todos os talheres serão colocados em ordem de uso do menu que será oferecido. Deve-se iniciar a utilizá-los de fora para dentro. São sempre colocados à mesa voltados para cima. Exceto quando o faqueiro tiver monograma ou brasão de família no verso; se houver, ficarão voltados para baixo.

Fonte: Clube do Lar

Poderá gostar:

Dicas caseiras para ficar linda!

Malhar, roupa adequada, melhor resultado!

Discussão:

10 comentários
  • Lourdes Qudradros disse:

    Olá! falando sobre etiqueta, gostaria de saber sobre “moda”, como se vertir de maneira correta e que ficasse elegante, como faz o esquadrão da moda do SBT. Você assisti? Pois, preciso me produzir melhor no meu dia a dia, “Personal moda”, ahahahah. Aguardo parecer seu sobre este assunto,ok?
    Lourdes Quadros
    Adm. CRA 806

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Lourdes,
      Gosto muito de moda e me arrumar, mas da minha maneira, sou mais clássica e procuro comprar peças que possam durar e que me caiam bem. Infelizmente acho que não vou poder lhe ajudar muito.
      Grande abraço
      Thelma

  • Mauro disse:

    Nada como uma mesa bem arrumada para se fazer as refeições, principalmente nos finais de semana, a comida fica até mais saborosa, sem contar que ajuda a relaxar e a conversa fica mais prazerosa.
    É isso aí, vamos caprichar na arrumação da mesa.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Mauro,
      Pena que nem sempre podemos desfrutar deste prazer. Mas sempre que posso gosto de arrumar e curtir uma deliciosa refeição.
      Obrigado pelo contato.
      Thelma

  • marta goulart disse:

    Acho q a maioria de nos, sabe como arrumar uma mesa, mas vamos a praticidade que mais vale hoje em dia, pois a maioria de nos, trabalha, estuda e ainda tem os filhos para cuidar, orientar e ateh ajudar em tarefas escolares, tudo e muito bonito, maravilhoso,visual entao nem se fale… e a maneira como eh posta, disposiçao das louças e talheres nao e para um jantar dia-a-dia, eh mais formal, vamos encarar a realidade e exibir materias praticasm para nos mulheres q ja corremos o dia todo, dicas de praticidade,acho melhor, e as louças, so de olhar os preços, mais facil jantar fora, acho q a maioria das pessoas ainda vive fora da realidade, ou serah q moram em outro planeta ?

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Marta,
      Realmente a maioria das pessoas vivem numa correria só. Infelizmente não tem tempo para “pequenos” prazeres.
      Valeu a dica, vou buscar materias que facilitem as nossas vidas.
      Grande abraço
      Thelma

  • valquiria disse:

    Que mesa linda!!! realmente da´muito mais prazer, ao sentar p uma refeição!!

  • Mirian Baptista disse:

    OOi Thelma, vc não falou da disposição das taças de vinho, água e champanhe e tb de licor.

    Gostaria de saber, me ajude

    Abraços

    Mirian

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Miriam,
      Em primeiro lugar, ao arrumar os copos na mesa esses devem, ser colocados de boca para cima, entre o prato e co centro da mesa, arrumados da esquerda para direita de quem está sentado. Assim, primeiro vem o copo de água, depois o de vinho tinto e do vinho branco. A flute para champagne deve ficar um pouco atrás, entre os copos de água e de vinho tinto. Os licores, são apropriados para apos a refeição (depois do café). Ao mandar servir o licor após a refeição, poderá apresenta pelo menos duas opções: o tipo seco e outro do tipo suave, que deve ser servido na bandeja, para escolha dos convidados.
      Grande abraço
      Thelma

  • Ira disse:

    Ficou lindo isso, hein?
    Pra uma refeição com a família toda… Pra vcs dois, quando as crianças estiverem viajando e/ou na casa da vovó…
    Ou, pra quando vc estiver sozinho/a; por que não?
    Vc merece, não merece? Então…
    Essa Thelma é fogo! Ôh, criaturinha danada!
    bjk para todos que curtiram a sugestão!
    Ira, da Vila Isabel, Terra de Noel!
    fui!

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo