Novamente vou bater na mesma tecla…. reeducação alimentar…
Incrível como o post sobre o feijão branco foi acessado, isso quer dizer que mesmo com muitas informações sobre alimentação todos procuram a pílula mágica.
Basta aparecer uma reportagem dizendo que alguma coisa emagrece, pronto, muita gente acha que foi descoberto o milagre do emagrecimento sem esforço.
É uma pena, mas o feijão branco ainda não é a pílula milagrosa. Não estou desmerecendo a pesquisa que teve comprovação científica. Segundo a pesquisa ela pode auxiliar, mas para obtermos resultados é necessária mudança de hábitos e uma reeducação alimentar.
O ato de comer sempre foi relacionado ao prazer, à maioria das vezes que saímos passear, vamos a uma pizzaria, restaurante, lanchonete, etc. Quando convidamos alguém para ir a nossa casa ou sair, a idéia é: “sair para comer alguma coisa ou fazer aquela comida que somos especialistas para agradar as visitas”. Por isso fica difícil fazer dieta.
Todo lugar que vamos o apelo à alimentação é muito grande, principalmente a alimentação rápida e infelizmente pouco nutritiva. As condições da vida moderna têm uma enorme influência na vida das pessoas. O tempo dedicado as refeições, devido à agitação do dia-a-dia, praticamente nos impõe a fazer exatamente o contrário do que deveria ser feito, ou seja, valorizar a hora da refeição e alimentos simples, como o nosso conhecido arroz e feijão.
Para iniciar uma mudança adote estas dicas no seu dia-dia;
• Estoque sua geladeira com alimentos saudáveis e práticos. Assim, ao sentir vontade de beliscar, sua única opção será um alimento gostoso e saudável.
• Procure variar seu cardápio todo dia com frutas e verduras.
• Pratos bonitos são mais prazerosos de se comer.
• Faça da sua salada uma refeição completa incluindo, por exemplo, novos alimentos, como atum. É uma ótima escolha para o jantar.
• Não pule nenhuma refeição, pois na próxima você estará com mais fome, tornando-se mais difícil resistir às tentações
• Mexa mais, coma menos. Praticar uma atividade física junto com a dieta está entre as lições mais importantes para quem quer não só manter o peso ideal, como melhorar o bem-estar.
Enfim, substitua frituras por alimentos assados ou cozidos, doces por frutas e pratique uma atividade física pelo menos três vezes por semana. Movimente-se mais, que tal trocar o elevador por escadas.
Mudanças de hábitos exigem um pouco de esforço, mas vale à pena tentar.