Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

A alimentação na prevenção do câncer

Dieta pode evitar 19% dos cânceres

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer apontou em seu relatório, “Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, Alimentação, Nutrição e Atividade Física”, o seguinte, controle de peso e prática de atividade física é capaz de prevenir 19% dos casos de câncer no país.

O relatório faz projeções específicas para o Brasil, controle de peso e prática de atividade física pode evitar 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago; 52% dos casos que atingem o endométrio; 41% dos cânceres de estômago; 34% de pâncreas e 37% dos casos de câncer colorretal. O Inca estima o surgimento de 375.420 casos novos de todos os tipos de câncer em 2010.

Segundo dados do relatório, o controle do peso, mesmo sem a prática de atividade física constante, também seria eficaz no controle do câncer, podendo evitar 13% dos casos.

Cláudio Noronha, coordenador da Divisão de Prevenção e Vigilância do Inca. Diz que: “Cerca de 10% dos cânceres são determinados por fatores hereditários. Os outros 90% dos casos são decorrentes do padrão de vida que a pessoa leva, incluindo exposição a infecções, agentes tóxicos, padrão de alimentação, entre outras coisas que podem ser evitadas.”

Minha opinião

Quando o paciente vai ao consultório de um Nutricionista e esta acima do peso, é muito comum ele querer perder peso rápido. Infelizmente não presta muita atenção quando se da à explicação dos benefícios que uma dieta balanceada poderá trazer para vida dele.
Os dados das pesquisas estão ai! Sei que é muito difícil trabalhar só com a alimentação e exercícios físicos. A população é carente de muitos outros “itens”, como: habitação, saúde, escolas, transportes públicos, etc.

Com esta pesquisa em mãos, foi possível prever que se o individuo praticar atividade física e mantiver o peso adequado, haveria uma economia de R$ 84 milhões, em 2010, nos gastos com tumores de boca, faringe e laringe, esôfago, pulmão, estômago, colorretal e mama. Relevante este número não?

Então, diante destes dados será que realmente vai ser tomada alguma providência a respeito? Falta uma política preventiva, embora hoje os meios de comunicação, divulguem muito mais a respeito de atividade física e alimentação.Sinceramente espero que uma política eficaz para este problema um dia seja colocada em prática. Mas uma política voltada realmente para os interesses humanos como a exemplo do trabalho da Dra Zilda Arns (Pastoral da Criança).

O estilo de vida sedentário ao longo dos anos pode trazer inúmeras complicações à saúde, mesmo que o individuo tenha peso adequado, pois a alimentação não trabalha sozinha.

Então vamos fazer a nossa parte:

•    Sirva-se, à vontade, de salada de folhas logo ao sentar-se a mesa, pois as verduras cruas e frescas contêm uma quantidade satisfatória de fibras que proporcionam sensação de saciedade;
•    Evite frituras em geral, preferindo alimentos assados, cozidos e grelhados e evite ou diminua o consumo de alimentos embutidos, como presunto, salame, mortadela, salsicha, lingüiças;
•    Use temperos naturais para as saladas, como orégano, manjericão, açafrão, cebola, alho, cheiro verde, hortelã, cominho, colorau;
•    Procure não ingerir líquidos durante as refeições (15 a 20 minutos após), a fim de evitar distensão abdominal e desconforto gástrico;
•    Pratique ATIVIDADE FÍSICA diária e programada ou descubra outra atividade que proporcione prazer e que desvie sua atenção do alimento.

Fonte: Folha Online

Poderá gostar também

Sucos

Cerveja pode?

Escrever uma resposta ou comentário

Vá para o Topo