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Alimentação Saudável

alimentação saudável

Como tornar sua alimentação mais saudável

A maioria das pessoas quando pensa em alimentação saudável, logo visualiza um prato cheio de verduras e legumes com  carne grelhada e até pensa que tem que consumir produtos caros e sem gosto. Claro que realmente um prato com legumes e verduras acompanhado de carne grelhada é sim uma opção saudável. Porém não é só isso que fazem uma alimentação saudável. Para tornar a alimentação mais saudável existem muitas mais coisas entre o mercado e a mesa do que podemos imaginar…

Será que é possível substituir, creme de leite, fatias de toucinho e pele de frango? Ingredientes que trazem tanto sabor aos pratos!
Em uma reportagem da revista Época (04/05/09), Ed. Globo, relata um estudo publicado por um grupo de nutricionistas, membros do Fat Panel, (um painel de pesquisadores europeus que alerta sobre riscos da má alimentação). A pesquisa das nutricionistas foi direcionada a alta gastronomia, pois as receitas mais populares dos chefs famosos são as que contêm mais gorduras saturadas. O desafio para estes chefs foi fazer seus pratos famosos, com diminuição na quantidade de gordura, e é claro,  o sabor fosse mantido.

E acreditem, eles conseguiram!

A chef Mara Salles, aceitou o desafio, e fez uma adaptação a sua Moqueca de Frango com Palmito. Outros chefs famosos como Jamie Oliver, Marco Pierre White e outros, também aceitaram o desafio,  fizeram substituições, confira as substituições. Acesse o link e leia a reportagem completa.

Mas, voltando a nossa realidade e longe dos holofotes dos grandes chefs, podemos fazer algumas mudanças na nossa maneira de cozinhar. Podemos garantir um pouco mais de saúde. A gordura faz com que muitos pratos fiquem mais saborosos, mas se diminuirmos a quantidade. Acredite! Muitos deles não perdem o sabor .
Segue algumas dicas que podemos fazer na nossa casa. Toda a família vai se beneficiar com isso.

Algumas dicas:

•    Reduza o consumo de carne vermelha, de preferência as partes magras, carnes de aves e peixes devem ser consumidas de preferência sem peles.
•    Diminua o consumo de queijos amarelos, dê preferência aos menos gordurosos: ricota, branco (queijo de minas) ou cottage. (Existem ótimas receitas com estes queijos),
•    Substitua o leite e o iogurte integral, pelos seus equivalentes desnatados.
•    As receitas que contém óleo podem ser facilmente adaptadas; diminua a sua quantidade ou até elimine-o completamente, (o sabor do prato não se altera muito),alimentação saudável
•    Quando sua receita pedir “frituras” (batatas fritas, por exemplo) troque-as por “assadas”.
•    Substitua molhos mais calóricos (maionese, cremes) pelos menos calóricos, como os feitos com iogurte light, sucos de tomates, mostarda, ou pelo menos diminua as quantidades pela metade.
•    Muitas receitas de verduras refogadas podem ser substituídas por legumes cozidos no vapor ou em pouca água.
•    Não refogue os seus “pratos”, ponha todos os ingredientes: óleo, cebola, água e o que for necessário juntos na panela. (o arroz e o feijão ficam bons feitos assim)
•    Substitua a manteiga por margarina

Pratos salgados com “Baixas Calorias”

REFOGAR- se a sua receita pedir para refogar determinado alimento, ponha junto na panela a metade da quantidade do óleo pedido (ou menos), os temperos (à vontade), o alimento e um pouco de água. Deixe cozinhar tudo junto e depois siga a receita normalmente.
FRITURAS melhor não usar no seu dia a dia, deixe para ocasiões especiais. Substitua a fritura por assados (batatas assadas ao invés de batatas fritas, por exemplo). Se desejar uma comida empanada, passe na mistura de um ovo e claras e ponha para assar.
OVOS- Sempre que puder use mais as claras. Assim, se a receita pedir dois ovos, ponha um ovo e mais uma clara, e assim sucessivamente.
GORDURAS- diminuir a quantidade de manteiga ou outra gordura (óleo, margarinas, etc.) da receita pela metade, ou substitua totalmente as manteigas pela metade da quantidade em “margarinas lights”.
LEITES E DERIVADOS – Não use leite integral, use o leite desnatado, faça o mesmo com os seus derivados (queijos, iogurtes, etc.). Nos pratos que pedir creme de leite, substitua por cremes light, ou por iogurte desnatado.
MAIONESE- use as “lights”, ou use queijo ricota
AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM – é melhor colocá-lo depois da refeição pronta, assim você manterá totalmente suas qualidades.

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Discussão:

5 comentários
  • Marta Cabrera disse:

    Thelma, muito interessante a tua iniciativa!

    Gostaria de sugerir um tema: alimentação apropriada para mulheres de meia idade.
    Que ajude na osteosporose e no contrôle do peso, por exemplo.

    Obrigada,
    Marta

  • silvia verissimo disse:

    Ol Thelma, goataria de agradecer pelas dicas, eu estou a 20 dias lutando contra a balança, na verdade a anos eu queria emagrecer mas me faltava mesmo força de vontade, o famoso comodismo, depois de quase uma depre, decedi que ninguém poderia fazer por mim o que eu não queria, então resolvi comer bem pouco por mais vezes como é o correto, e com muita força de vontade em 18 dias consegui perder 3qls, e suas dicas são ouro pra mim, muitissimo obrigada.

  • silvia verissimo disse:

    Ol Thelma, gostaria de agradecer pelas dicas, eu estou a 20 dias lutando contra a balança, na verdade a anos eu queria emagrecer mas me faltava mesmo força de vontade, o famoso comodismo, depois de quase uma depre, decedi que ninguém poderia fazer por mim o que eu não queria, então resolvi comer bem pouco por mais vezes como é o correto, e com muita força de vontade em 18 dias consegui perder 3qls, e suas dicas são ouro pra mim, muitissimo obrigada.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Silvia
      Fico feliz que tenha gostado das minhas dicas. Perder peso realmente não é muito fácil. Parabéns pelo sucesso! Se você tiver disciplina com certeza vai perder peso, mas se puder procure um nutricionista para te auxiliar. Tendo alguém para nos cobrar e orientar as coisas ficam mais fáceis.
      Continue me acompanhado e mande noticias. Se eu puder te ajudar ficarei muito feliz.
      Sucesso, grande abraço!
      Thelma

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