Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Alimentação Saudável

alimentação saudável

Como tornar sua alimentação mais saudável

A maioria das pessoas quando pensa em alimentação saudável, logo visualiza um prato cheio de verduras e legumes com  carne grelhada e até pensa que tem que consumir produtos caros e sem gosto. Claro que realmente um prato com legumes e verduras acompanhado de carne grelhada é sim uma opção saudável. Porém não é só isso que fazem uma alimentação saudável. Para tornar a alimentação mais saudável existem muitas mais coisas entre o mercado e a mesa do que podemos imaginar…

Será que é possível substituir, creme de leite, fatias de toucinho e pele de frango? Ingredientes que trazem tanto sabor aos pratos!
Em uma reportagem da revista Época (04/05/09), Ed. Globo, relata um estudo publicado por um grupo de nutricionistas, membros do Fat Panel, (um painel de pesquisadores europeus que alerta sobre riscos da má alimentação). A pesquisa das nutricionistas foi direcionada a alta gastronomia, pois as receitas mais populares dos chefs famosos são as que contêm mais gorduras saturadas. O desafio para estes chefs foi fazer seus pratos famosos, com diminuição na quantidade de gordura, e é claro,  o sabor fosse mantido.

E acreditem, eles conseguiram!

A chef Mara Salles, aceitou o desafio, e fez uma adaptação a sua Moqueca de Frango com Palmito. Outros chefs famosos como Jamie Oliver, Marco Pierre White e outros, também aceitaram o desafio,  fizeram substituições, confira as substituições. Acesse o link e leia a reportagem completa.

Mas, voltando a nossa realidade e longe dos holofotes dos grandes chefs, podemos fazer algumas mudanças na nossa maneira de cozinhar. Podemos garantir um pouco mais de saúde. A gordura faz com que muitos pratos fiquem mais saborosos, mas se diminuirmos a quantidade. Acredite! Muitos deles não perdem o sabor .
Segue algumas dicas que podemos fazer na nossa casa. Toda a família vai se beneficiar com isso.

Algumas dicas:

•    Reduza o consumo de carne vermelha, de preferência as partes magras, carnes de aves e peixes devem ser consumidas de preferência sem peles.
•    Diminua o consumo de queijos amarelos, dê preferência aos menos gordurosos: ricota, branco (queijo de minas) ou cottage. (Existem ótimas receitas com estes queijos),
•    Substitua o leite e o iogurte integral, pelos seus equivalentes desnatados.
•    As receitas que contém óleo podem ser facilmente adaptadas; diminua a sua quantidade ou até elimine-o completamente, (o sabor do prato não se altera muito),alimentação saudável
•    Quando sua receita pedir “frituras” (batatas fritas, por exemplo) troque-as por “assadas”.
•    Substitua molhos mais calóricos (maionese, cremes) pelos menos calóricos, como os feitos com iogurte light, sucos de tomates, mostarda, ou pelo menos diminua as quantidades pela metade.
•    Muitas receitas de verduras refogadas podem ser substituídas por legumes cozidos no vapor ou em pouca água.
•    Não refogue os seus “pratos”, ponha todos os ingredientes: óleo, cebola, água e o que for necessário juntos na panela. (o arroz e o feijão ficam bons feitos assim)
•    Substitua a manteiga por margarina

Pratos salgados com “Baixas Calorias”

REFOGAR- se a sua receita pedir para refogar determinado alimento, ponha junto na panela a metade da quantidade do óleo pedido (ou menos), os temperos (à vontade), o alimento e um pouco de água. Deixe cozinhar tudo junto e depois siga a receita normalmente.
FRITURAS melhor não usar no seu dia a dia, deixe para ocasiões especiais. Substitua a fritura por assados (batatas assadas ao invés de batatas fritas, por exemplo). Se desejar uma comida empanada, passe na mistura de um ovo e claras e ponha para assar.
OVOS- Sempre que puder use mais as claras. Assim, se a receita pedir dois ovos, ponha um ovo e mais uma clara, e assim sucessivamente.
GORDURAS- diminuir a quantidade de manteiga ou outra gordura (óleo, margarinas, etc.) da receita pela metade, ou substitua totalmente as manteigas pela metade da quantidade em “margarinas lights”.
LEITES E DERIVADOS – Não use leite integral, use o leite desnatado, faça o mesmo com os seus derivados (queijos, iogurtes, etc.). Nos pratos que pedir creme de leite, substitua por cremes light, ou por iogurte desnatado.
MAIONESE- use as “lights”, ou use queijo ricota
AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM – é melhor colocá-lo depois da refeição pronta, assim você manterá totalmente suas qualidades.

Poderá gostar de:

Dieta sem Dieta

Chá para queimar calorias

Discussão:

5 comentários
  • Marta Cabrera disse:

    Thelma, muito interessante a tua iniciativa!

    Gostaria de sugerir um tema: alimentação apropriada para mulheres de meia idade.
    Que ajude na osteosporose e no contrôle do peso, por exemplo.

    Obrigada,
    Marta

  • silvia verissimo disse:

    Ol Thelma, goataria de agradecer pelas dicas, eu estou a 20 dias lutando contra a balança, na verdade a anos eu queria emagrecer mas me faltava mesmo força de vontade, o famoso comodismo, depois de quase uma depre, decedi que ninguém poderia fazer por mim o que eu não queria, então resolvi comer bem pouco por mais vezes como é o correto, e com muita força de vontade em 18 dias consegui perder 3qls, e suas dicas são ouro pra mim, muitissimo obrigada.

  • silvia verissimo disse:

    Ol Thelma, gostaria de agradecer pelas dicas, eu estou a 20 dias lutando contra a balança, na verdade a anos eu queria emagrecer mas me faltava mesmo força de vontade, o famoso comodismo, depois de quase uma depre, decedi que ninguém poderia fazer por mim o que eu não queria, então resolvi comer bem pouco por mais vezes como é o correto, e com muita força de vontade em 18 dias consegui perder 3qls, e suas dicas são ouro pra mim, muitissimo obrigada.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Silvia
      Fico feliz que tenha gostado das minhas dicas. Perder peso realmente não é muito fácil. Parabéns pelo sucesso! Se você tiver disciplina com certeza vai perder peso, mas se puder procure um nutricionista para te auxiliar. Tendo alguém para nos cobrar e orientar as coisas ficam mais fáceis.
      Continue me acompanhado e mande noticias. Se eu puder te ajudar ficarei muito feliz.
      Sucesso, grande abraço!
      Thelma

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo