Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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Alimentos, chás, ervas e vida moderna

Não é novidade para ninguém que frutas, verduras, legumes, chás e carnes magras fazem bem à saúde. Mas, alguns alimentos e ervas têm se destacado, especificamente, pelo seu poder em prevenir e tratar doenças. O famoso filósofo grego, Hipócrates, já dizia: “Faça do teu alimento o teu medicamento”. A frase ganhou uma adaptação da nutricionista Cynthia Antonaccio aos tempos modernos, para “faça do teu alimento a tua prevenção”.

Todo nosso organismo se abastece daquilo que colocamos dentro dele. O fígado filtra as impurezas, mas tudo tem um limite! Cynthia explica que “o fígado também fica sobrecarregado, e como conseqüência todos os nossos órgãos sentem. A alimentação deve ser adequada, como prevenção de males e coadjuvante no tratamento”. É isso que a Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF), presidida pela nutricionista Jocelem Salgado, está incumbida de fazer: aumentar os estudos sobre os benefícios dos alimentos à saúde do organismo.

Os benfeitores

Atualmente muito se fala em alimentos funcionais, probióticos, prebióticos, chás e ervas. Esse é o assunto do momento.
Os alimentos probióticos são uma classe de microorganismos que fazem bem aos seres humanos, prevenindo cânceres e aumentando a imunidade. Onde encontrá-los? Eles estão presentes em alguns iogurtes e leites fermentados. Já os prebióticos são as substâncias que alimentam esses microorganismos. Uma dupla de futuro!

Os chás e as ervas são os promissores no que diz respeito à prevenção, longevidade e sintomas da vida moderna. Segundo a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, os chás e ervas são grandes aliados, mas alguns detalhes devem ser rigorosamente seguidos: o modo de fazer o chá, o que usar de cada erva, o tempo de utilização, a quantidade, enfim, nada de sair abusando e ingerindo sem prescrição. Vanderli ressalta que “os únicos chás que podem ser consumidos sem orientação especializada são os de erva-doce, erva-cidreira, gengibre, camomila e macela. Os outros podem causar problemas hepáticos ou renais, dependendo do volume e freqüência do consumo”.

Os alimentos funcionais são assim chamados por serem alimentos que produzem benefícios específicos, ou por conterem níveis significantes de componentes biologicamente ativos para melhoria da saúde. Vejamos agora, alguns desses alimentos e suas propriedades terapêuticas.

Depressão e estresse

Nos tempos de escola aprendemos sobre os neurônios e as bainhas de mielina que os envolvem. Na depressão já foi comprovado que esta bainha de mielina está retalhada, piorando as sinapses (ligações entre os neurônios) e, isso acontece quando temos falta de selênio e zinco no organismo. Para melhorar o quadro, Vanderli recomenda: “inclua na dieta alimentos amarelos (abóbora, pêssego, milho, melão, cenoura, banana e mexerica) por causa da vitamina A. Já os verdes escuros (escarola, chicória, serralha, agrião e rúcula) também são importantes por causa do ácido fólico e do princípio amargo para estímulo hepático”. Assim estimula-se o fígado e liberam-se as toxinas depositadas. Além disso, “precisamos consumir diariamente banana e iogurte, de preferência sem corantes; 30 gramas de chocolate meio amargo ou três castanhas do Pará, no meio ou fim de tarde”.

Receita para o seu bem-estar

De acordo com Vanderli, para se obter bem-estar, todas as manhãs deve-se bater uma vitamina com leite de soja, uma fruta, uma colher de sobremesa de linhaça, uma colher de sobremesa de farelo de arroz e uma de farelo de aveia. Não consuma bebidas alcoólicas, frituras, creme de leite e maionese neste período.

No caso do stress, ele pode ser físico, mental ou ambos. Eles estão muito associados aos chamados “ladrões de energia”, que são: fumo, sal, carboidratos refinados (em especial o açúcar e a farinha branca), mau-humor e insônia. O desequilíbrio orgânico por causa de algum desses alimentos, associados ou isolados, causam danos ao corpo, debilitando-o.

Fonte: Sentir Bem

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Discussão:

5 comentários
  • Olá!!! Eu venho a mais de doze anos tratando uma diabéte gestacional que o meu médico disse que pós-parto iria sumir, infelismente isso não aconteceu, mas eu fiquei muito incomodade com isso, ja q na minha familia nunca houve casos de diabétes, então resolvi entra nos alimentos probioticos, alimentação vegana e vegetariana etc…, excluindo da minha vida todo tipo de refrigerante, e nem pensar bebidas alcoolicas, comecei por conta propria a me cuidar com mais carinho, e o resultado foi muito bom, depois de seis meses eu perdi peso e minha glicemia esta 95,seis meses antes meus exames constava 289 e o exame da curva glicemica 249. isso é uma taxa altissima, mas hj isso mudou, faço hidro porque não gosto de academia e mais, meus filhos aderiram a alimentação natural pois começaram a provar e gostaram, o mais importante é o respeito que temos com nós mesmos, e não discuidar da nossa saude usando e acompanhando todas as dicas de alimentação natural. abraços a Nutricionista Cinthia Antonaccio, que dispôs de seu precioso tempo para nos dar dicas de alimentações . Luzia

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Luzia,
      Também gostei muito desta reportagem por isso resolvi passar para meus leitores. O seu testemunho é muito bom, pois são pessoas como você que fazem a minha profissão valer a pena. Parabéns!
      Grande abraço
      Thelma

  • joao cardozo disse:

    thelma realmente eu posso dizer q vc é um anjo que foi enviado do céu por Deus pois só mente as pessoas que vivem na terra e se preocupa com a saude dos outros e com o bem estar do próximo sem pedir nada a bas de troca podemos chamar no dia de hoje de anjo parabéns pelo seu execelente trabalho continue sempre assim beijjo

  • Vilma disse:

    Olá Thelma, parabens, o site está cada vez melhor, um bj

  • Paulo Rosas Moreira disse:

    Olá Thelma! Como sempre, você está semeando vida e amor ao próximo. Obrigado de minha parte.
    Estou pensando se devo enviar-lhe uma receita de
    bacalhau a Zé do Pipo para este Natal. Já há alguns anos, o fazemos e é sensacional.
    Como é longa a receita não sei se caberá neste espaço.

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