Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Alimentos convencionais X orgânicos

Existe diferença entre a composição nutricional de alimentos orgânicos e convencionais?

Podemos dizer que verduras, legumes e frutas são a base para o consumo de vitaminas e minerais. Muito se fala sobre agrotóxicos e alimentos orgânicos, então o que fazer? Como vamos saber a procedência desses alimentos e o “modo artificial” como foram produzidos. Sabemos que existem muitas bocas para alimentar e também que é importante obter lucros. Por isso surgem as perguntas: será que quando comemos uma verdura, por exemplo, estamos realmente comendo algo natural? Qual é a segurança que temos para afirmar que uma salada crua é mais natural e saudável que legumes cozidos?

O que é alimento orgânico?

Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os em longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

A agricultura orgânica é baseadas em três idéias. São elas:

Cultivo natural: é proibido o uso de agrotóxicos, adubos químicos e artificiais e conservantes no processo de produção.
Equilíbrio ecológico: A produção respeita o equilíbrio microbiológico do solo. O processo fica mais sustentável, não degradando a biodiversidade.
Respeito ao homem: o trabalhador tem que ser respeitado (leis trabalhistas, ganho por produtividade, treinamento profissional e qualidade de vida).

Os orgânicos no Brasil e no mundo

Atualmente, o Brasil ocupa a 34ª posição no mundo no ranking dos países exportadores de produtos orgânicos, sendo que na última década foi assistido um crescimento de 50% nas vendas por ano. A maior parte da produção brasileira (cerca de 70%) encontra-se nos estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. Estima-se que o volume exportado foi de aproximadamente 10 mil toneladas, sendo a maior parte dos produtos vendida para Europa, Estados Unidos e Japão. O Japão hoje é considerado um dos maiores mercados mundiais para produtos orgânicos.

Existe diferença entre a composição nutricional de alimentos orgânicos e convencionais?

A resposta de recentes estudos é surpreendente, não. É o que garante uma recente publicação que analisou os resultados de centenas de artigos científicos que comparavam a composição nutricional de alimentos cultivados organicamente com aqueles cultivados convencionalmente. O resultado é que, exceto poucos estudos que alegaram o contrário, não há diferença na quantidade de nutrientes encontrados.

Mas porque estes resultados foram encontrados? Devido à contaminação ambiental generalizada, as práticas de agricultura orgânica não podem garantir a ausência total de resíduos. Contudo, é possível aplicar métodos que visem à minimização da contaminação do ar, do solo e da água.
Apesar da maioria dos estudos científicos apontar para a similaridade na composição nutricional desses produtos, a grande diferença esta na quantidade de contaminantes. No que diz respeito a contaminantes minerais, ao comparar alimentos vegetais orgânicos e convencionais, autores observaram maiores concentrações de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, sódio e selênio nos orgânicos. Já outros minerais, como o alumínio, chumbo e mercúrio apresentavam-se em menores quantidades, quando comparados aos alimentos convencionais.

Minha opinião

O importante é não ser radical, sei que muitas pessoas têm suas convicções, e não quero tirar a razão de ninguém. Porém se pudermos comer alimentos orgânicos, melhor, mas deixar de comer o que não é orgânico por medo de ser contaminado, é um pouco de “paranóia”. Devemos ter cuidado sim com os alimentos que comemos. Enquanto os produtos orgânicos não se “popularizam” (tem um preço muito acima do convencional) estou certa que no supermercado mais próximo da sua casa vai encontrar boas alternativas.
Bom apetite!

fonte: Nutritotal, Instituto Ecológico Aqualung

Poderá gostar:

Intoxicação alimentar

Dicas caseiras para ficar linda!

Escrever uma resposta ou comentário

Vá para o Topo