Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Combine nutrientes com harmonia

Consumir determinados alimentos juntos em uma refeição pode melhorar sua saúde.

Uma refeição completa fornece vários nutrientes importantes. E durante a passagem da comida pelo trato digestivo, há interações entre os nutrientes, que podem ser positivas ou não. Esse processo é mais frequente durante a absorção, quando os nutrientes se misturam no intestino. Nas boas interações, o nutriente favorece a absorção intestinal, transporte, utilização e armazenamento da outra substância. Já na interação negativa, o corpo absorve menos do que faria se esses nutrientes fossem consumidos separadamente.

Veja exemplos de como aproveitar o máximo de cada alimento em prol de sua saúde:

* A vitamina C (laranja) aumenta a absorção do ferro não-heme (vegetais em geral, leguminosas e cereais). Essa combinação só não vale para o ferro heme (encontrado nas carnes), que já é bem assimilado pelo organismo.
* A vitamina A (cenoura) se une ao ferro na digestão e impede que ele se una a outras substâncias prejudiciais à sua digestão.
* Graças ao efeito efeito antioxidante da vitamina E (cereais) sobre a gordura (azeite), a vitamina A é melhor absorvida pelo organismo.
* A vitamina D, obtida através da luz solar, contribui para a absorção de cálcio nos intestinos,  diminuindo sua eliminação pelos rins.
* As gorduras permitem à vitamina K (brócolis) incorporar-se melhor ao organismo e também favorecem a absorção do licopeno (tomate). Uma dica é acrescentar azeite ao molho de tomate da macarronada e temperar a salada com azeite.

O que não combina

* A ingestão simultânea de cálcio e ferro não-heme pode inibir a absorção do ferro. As fontes de cálcio (leite e seus derivados) ou os suplementos do mineral devem ser consumidos fora das refeições principais, já que elas são as mais ricas em ferro.
* – O excesso de zinco leva ao aumento da síntese de uma proteína que tem afinidade em se ligar com o cobre, impedindo sua absorção. Frutos do mar são fontes desses dois nutrientes.

Fonte: PROTESTE

Poderá gostar:

Sal, açúcar e outros ingredientes do dia-a-dia

O Suco de Uva Integral e a Saúde

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo