O Suco de Uva Integral e a Saúde

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Qual a diferença entre suco concentrado e integral?

A designação de suco integral é privativa ao suco sem adição de açúcares e na sua concentração natural, por exemplo, sucos de laranja derivado da fruta espremida.

O suco concentrado é aquele parcialmente desidratado que, quando reconstituído, conservam os teores originais do suco integral, ou apresenta o teor mínimo estabelecido nos respectivos padrões de identidade e qualidade para cada tipo de suco. Por exemplo, sucos em garrafas de vidro que devem ser misturados a água antes do consumo.

Não se deve confundir o suco concentrado com o néctar de fruta. Este último é a bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato, adicionado de açúcares, destinada ao consumo direto.

Suco de Uva e seus benefícios

São inúmeras as evidências associando o consumo de vinho tinto a benefícios à saúde humana. No entanto, muitas pessoas apresentam restrições ao consumo de bebidas alcoólicas, e nestes casos o consumo de suco de uva integral vem sendo anunciado como uma substituição com valor nutricional equivalente.

As sementes e a casca de uva contêm flavonóides, ácidos fenólicos e resveratrol, que mostraram ter atividades funcionais, e alguns estudos verificaram semelhanças entre a atividade antioxidante do suco e do vinho tinto. A atividade antioxidante do suco de uva integral se deve à presença de compostos fenólicos.
Além de sua atividade antioxidante, os compostos fenólicos possuem, também, várias propriedades biológicas que podem contribuir para um efeito cardioprotetor, incluindo a habilidade de inibir as atividades de agregação plaquetária e formação de trombose, além de reduzir potencialmente os lipídios plasmáticos.

Benefícios
* Prevenção de doenças
* Aumenta a expectativa de vida
* Reduz a formação de placas de gordura, que podem entupir artérias
* Pode ter ação contra o desenvolvimento de tumores
* Evita a formação de moléculas de radicais livres que podem induzir ao câncer
* Diminui as chances de obstrução nos vasos sangüíneos

O suco  de uva por não conter alcool pode ser consumido pela maioria das pessoas, inclusive crianças.

Valor Nutricional em 100 ml de Suco de Uva
* Calorias – 61 kcal
* Carboidratos 14.96 g
* Proteínas 0.56 g

Fonte: Nutritotal, RG Nutri

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Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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