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Ganhe peso com saúde

É mais comum ouvir que uma pessoa quer perder peso do que ganhar. Mas existe um bom número de pessoas que querem sim ganhar peso, e muitas vezes fazem loucuras para que isso aconteça, como por exemplo, comer muito doce e alimentos com alto teor de gordura. Pois é, ganhar peso é tão ou mais difícil do que eliminar, por isso, nem sempre o consumo de alimentos calóricos dá o resultado desejado.

Por que isso acontece?

A dificuldade em ganhar peso se deve ao famoso metabolismo, que por algum motivo aproveita os nutrientes para formar energia e não armazená-la, ou por genética, ou por distúrbios como o hipertireoidismo que podem dificultar o aumento de peso.

Se a pessoa deseja ganhar ou perder peso à recomendação e de uma dieta saudável, equilibrada e a prática regular de atividade física. E, além disso, o ideal é sempre consultar um nutricionista para que ele possa elaborar um plano alimentar específico, de acordo com as necessidades de cada um. Ele também poderá avaliar a necessidade ou não do uso de suplementos alimentares.

Causas mais comuns da magreza

– Uma ingestão insuficiente em quantidade e qualidade de alimentos para atender as necessidades de atividade da pessoa.
– Excesso de atividade física (ex: atletas em treinamento intenso; crianças hiperativas)
– Doenças debilitantes (infecções crônicas ou doenças como o câncer, tuberculose, renais, hepáticas, etc);
– Distúrbios glandulares como o excesso de atividade da tireóide (hipertiroidismo)
– Má absorção e má utilização do alimento consumido
– Estresse psicológico ou emocional
– Manifestações neuróticas acompanhadas de aversão à comida (anorexia nervosa).

Dicas para ganhar peso

Para engordar, o importante não é comer muito, mas “comer calorias”.

– Evite ficar mais de 2 horas sem se alimentar;

– Faça de 5 a 6 refeições diárias;

– Prefira os carboidratos, principalmente os integrais. O carboidrato é excelente fonte de energia e os cereais integrais altamente nutritivos;

– Adicione azeite de oliva na sua salada. O azeite além de aumentar o seu consumo de calorias, te ajudará no combate aos radicais livres e no controle das taxas de colesterol;

– Consuma frutas oleaginosas como: macadâmia, nozes, castanhas. Assim como o azeite, elas são fonte das chamadas “gorduras boas” (mono e poliinsaturadas) e te ajudarão na prevenção de doenças cardiovasculares;

– Pratique musculação. Essa atividade favorecerá o aumento de massa muscular e conseqüente aumento de peso.

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