Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

O que a banana verde tem?

Postado em Dicas, Receitas

Tags:

A banana apresenta boas quantidades de vitaminas e minerais, que pouco variam com a maturação da fruta, sendo sempre um pouco maior nas bananas verdes.

A banana ainda verde é considerada um alimento funcional, pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente, que tem benefício similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação (intestino preso), além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

O amido resistente, que está presente em grande quantidade na banana verde, ainda promove o aumento da saciedade (contribuindo na perda de peso). E estudos indicam que esse amido também contribui na redução do colesterol.

A banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo, é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes.

A banana verde tem sido consumida na forma de subprodutos, como a biomassa, que têm sabor super suave e pode ser acrescentada em sucos, e em algumas massas pode substituir a farinha.  Saiba como fazer a biomassa da banana verde em casa:

– Lave corretamente as bananas verdes com casca (de 3 a 5 unidades);
– Em uma panela de pressão com água fervente até cobri-las, cozinhe-as ainda com casca, por 20 minutos;
– Desligue o fogo após os primeiros 8 a 9 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas até completar os 20 minutos;
– Espere o vapor sair naturalmente;
– Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
– Processe a polpa até obter uma pasta bem espessa;
– Essa pasta pode ser guardada em geladeira por até sete dias ou mantida congelada por três meses.

 

Bolo de chocolate com banana verde

  • 2 ¾ xíc. (chá) de farinha de trigo;
  • 2 xíc. (chá) de açúcar ou adoçante em pó;
  • 1 xíc. (chá) de achocolatado (pode ser diet);
  • 1 xíc. (chá) de biomassa de banana verde;
  • 1 xíc. (chá) de extrato de soja ou leite;
  • 1 xíc (chá) de óleo de canola;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.


No liquidificador, bata o leite, óleo e ovos, conseguindo uma massa homogênea. A seguir, acrescente a biomassa e bata novamente. Adicione a essa mistura a farinha de trigo, o achocolatado e o açúcar e depois o fermente em pó, mexendo bastante. Coloque toda a massa em uma forma untada e asse em forno médio (180º C) e pré-aquecido, por trinta minutos.

 

Discussão:

Um comentário
  • Paulo Rosas Moreira disse:

    Como é ruím, aquela que é tão boa. A banana verde para come-la no estado,é horrível, todavia, possui
    nutrientes importantes p/nosso organismo.
    Prefiro assá-la no forno e inventar como comê-la.

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo