Sopa, uma aliada da dieta!

Gostou? Compartilhe

Dependendo da receita, ela vale por uma refeição leve e completa. E pode saciar mais que um grelhado com salada – dupla consagrada nas dietas de emagrecimento. Servida quentinha, ainda tem a vantagem de despertar o paladar, as papilas gustativas e o sistema nervoso central antes mesmo de você levar a primeira colherada à boca. Isso facilita a digestão e, consequentemente, a perda de peso. Aproveite!

A sopa sempre pode substituir uma refeição?
Uma sopa ralinha, tipo caldo, feita apenas com uma verdura e um legume, vale como lanche ou entrada (aliás, essa é uma ótima estratégia para sossegar o apetite). Para substituir o almoço e o jantar, ela deve conter uma fonte de proteína (carne magra ou frango) e outra de carboidrato (arroz ou macarrão integral), além de vitaminas e minerais (folhas e legumes).

Posso comer vários pratos?
Dependendo dos ingredientes, ela pode ser bem calórica. Aí, se você abusar, vai comprometer a dieta. O ideal é comer um prato fundo e, se ainda sentir fome, complementar com uma proteína, como um ovo cozido fatiado ou dois rolinhos de peito de peru. Mesmo se a sopa tiver baixo teor calórico, não deve ser consumida em excesso – dois pratos está de bom tamanho.

Sopa com creme de leite engorda?
O creme de leite deixa-a deliciosamente cremosa, mas acrescenta muitas calorias. Uma única colher de sopa (15 g) soma 40 calorias ao prato. Uma maneira de torná-la cremosa sem apelar para o creme de leite é engrossá-la com aveia ou batata cozida passada na peneira, ingredientes não tão magros mas infinitamente mais leves do que o gorduroso creme. Lembre-se, no entanto, de que as feitas com legumes batidos são naturalmente mais consistentes.

Posso combinar sopa com pão?
Se você se controlar e comer só uma fatia de pão integral ou alguns croûtons, tudo bem. Evite, porém, o pão francês. E cuidado com as torradas e biscoistos cream crackers – sequinhos, dão a falsa sensação de que não engordam, mas cada biscoito tem entre 20 e 30 calorias. Agora, se a receita já tiver carboidrato, como feijão, mandioquinha ou arroz, é melhor esquecer o pão.

Como escolher uma sopa de pacotinho saudável?
Prefira as sopas que contêm grãos e vegetais desidratados, como ervilha, feijão, lentilha e cenoura. Outras boas opções são as receitas à base de aveia ou quinua. Prefira as opções com menos gordura e cuidado com a quantidade de sódio, que não deve ultrapassar 200 miligramas por 100 gramas. E dispense as sopas que têm gordura trans.

Fonte: Boa Forma

Poderá gostar:

Bolo suíço de chocolate
Existe dieta perfeita?

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Eu atendo em consultório em São Paulo, SP. Você quer agendar uma consulta comigo? Preencha os seus dados abaixo e entraremos em contato o quanto antes. coloca local para cadastro
Enviar