OS SEGREDOS DA LINHAÇA

OS SEGREDOS DA LINHAÇA

Gostou? Compartilhe

Linhaça e seus benefícios 

Linhaça considerada alimento funcional, pois, traz benefícios a saúde e muitos estudos trazem esta comprovação. Sua composição faz com que atue na regulação do sistema imunológico e possui também uma excelente qualidade de gordura, fibra solúvel e insolúvel. Ela contém 35% de óleo, dos quais 55% são ácido graxo ômega-3 (ácido alfa-linolênico), 15 a 18% de ômega-6 (ácido linoléico) e 20% de ácido oléico (ômega-9). Essa proporção ajuda o organismo a ter uma melhor utilização dos mesmos.

Alguns estudos sobre a linhaça:

A cientista Lilian Thompson Universidade de Toronto, no Canadá,comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo. Este estudo foi apresentado no 6° Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, que aconteceu na Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Segundo a pesquisadora canadense, “trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata”.

No Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a equipe do Departamento de Nutrição analisa a linhaça com outro enfoque. “Investigamos a segurança no consumo”, conta a nutricionista Ana Vládia Bandeira Moreira. A linhaça contém substâncias capazes de prevenir doenças letais, porém, carrega compostos que poderiam interferir na absorção de nutrientes. Seus estudos mostram que o aquecimento da semente neutraliza esse inconveniente. Isso porque, segundo Ana Vládia, o calor diminui a atividade de algumas proteínas suspeitas de atrapalhar o aproveitamento de sais minerais. A sugestão é deixar a linhaça no forno baixo por 15 minutos. “Claro que, se ela for usada na preparação de receitas assadas, como pães ou biscoitos, não precisará disso”, diz a pesquisadora, que continua buscando resposta em seus estudos.  (Fonte saude.abril.com.br)

Nutricionistas da UFRJ. Estão testando os efeitos da linhaça no combate à obesidade. Esta pesquisa foi apresentada no Globo Repórter. “Cada participante da pesquisa recebe um plano alimentar individualizado, que ela deve seguir durante três meses. Fazemos consultas quinzenais, quando elas recebem os suplementos alimentares”, explica Glorimar Rosa. Leia a reportagem.

Na sequência, o Globo Repórter recebeu centenas de e-mails com dúvidas dos internautas sobre o uso da linhaça. Creio que seja útil para esclarecer dúvidas, por isso vou repassá-la. O Globo Repórter consultou a nutricionista Sofia Uehara, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que participou do programa, sobre o modo correto de enriquecer o cardápio do dia a dia com a semente.

Ela ressalta as dicas da reportagem que foi ao ar de como a linhaça deve ser ingerida para ajudar a emagrecer. A linhaça é encontrada – em semente ou farinha – em lojas de produtos naturais e supermercados.

SLIM HAPPYS é um produto 100% natural e foi desenvolvido para emagrecer de forma saudável, sem prejudicar o organismo. SLIM HAPPYS tem em sua fórmula a Farinha de feijão branco, Chá verde, Café verde, Limão, Gengibre, Centella asiática e Fucus vesiculosus, juntos, formam um time poderoso para a saúde e beleza do seu corpo. SLIM HAPPYS queima as gorduras localizadas, elimina a flacidez, acelera o metabolismo e traz muitos outros benefícios.

DESCONTO ESPECIAL! Leve 3 POTES DE SLIM HAPPYS
Leve 5 POTES DE SLIM HAPPYS

 

É possível preparar farinha de linhaça em casa?– Sim. A pessoa pode triturar a semente de linhaça no liquidificador, obtendo a farinha.

Qual a medida recomendada para a dieta? O nosso grupo de pesquisa tem orientado o consumo diário de quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça por dia. Ou, como foi mostrado na reportagem do Globo Repórter, 2 de copinhos de café (aqueles de plástico), uma vez por dia, no café da manhã, misturado no suco, leite desnatado ou iogurte 0% de gordura.

Quais alimentos podem ser enriquecidos com a farinha de linhaça? Leite, iogurte, sucos de frutas e fruta amassada.

Qualquer pessoa pode ingerir a farinha de linhaça ou há alguma restrição? Diabéticos e hipertensos podem consumir a semente? Não há restrição. Como pode ser observado na reportagem, o consumo de linhaça associado à dieta hipocalórica [de baixa caloria] favorece a perda de peso. Com a perda de peso, é possível manter o controle da pressão arterial e da quantidade de açúcar no sangue de pessoas diabéticas. A presença de fibras na linhaça também auxilia no controle do açúcar no sangue de pessoas diabéticas.

De forma geral, como deve ser o cardápio de quem adotar a linhaça no café da manhã? É importante salientar que a farinha de linhaça isoladamente não promoverá a redução do peso. Para que a farinha de linhaça promova a perda de peso, é importante associá-la à dieta hipocalórica, que deverá ser nutricionalmente balanceada. Nesse caso, é importante que a pessoa procure a orientação de um nutricionista, que é o profissional capacitado para estabelecer um plano alimentar saudável e que contribuirá para a redução do peso.

 

VOCÊ PRECISA ELIMINAR O AÇÚCAR DA SUA ALIMENTAÇÃO?JÁ IMAGINOU COMER DELICIOSOS DOCES SEM AÇÚCAR ?
O jeito mais gostoso de comer doces sem prejudicar a saúde!
Esqueça tudo que te falaram sobre ter que comer doces sem graça e sem sabor…

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Eu atendo em consultório em São Paulo, SP. Você quer agendar uma consulta comigo? Preencha os seus dados abaixo e entraremos em contato o quanto antes. coloca local para cadastro
Enviar