Copa do Mundo chegando e nas rodas de amigos, no trabalho e em todo lugar é o assunto do momento. Até álbum de figurinhas fazem parte deste momento, elas ganham de sofisticados jogos de computador. Tudo pela seleção!
Mas e a alimentação dos atletas? Nós simples mortais, às vezes ficamos imaginando, que com a energia que eles gastam podem se deliciar com um monte de guloseimas. É, mas não é bem assim.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que um adulto normal consuma diariamente uma dieta de 2.000 kcal/dia, os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol ingerem em média 3.500 kcal a 4.300 kcal/dia. Essa necessidade energética é acompanhada de perto pela nutricionista Silvia Ferreira que já está com o grupo a há 9 anos. A nutricionista relata que os atletas são muito disciplinados por isso nunca teve problemas em relação à alimentação deles.
Cardápio dos atletas
Comida brasileira – para agradar a equipe o trabalho é intenso. Antes mesmo da comissão técnica e atletas chegarem ao local da competição o cozinheiro brasileiro se antecipa para preparar os cardápios elaborados pela nutricionista. “Isso já nos deixa bastante tranqüilos em relação à segurança alimentar”, revela Sílvia. O cardápio dos atletas é composto também com ingredientes bem brasileiros, como feijão preto, farinha de mesa, goiabada cascão e carne seca. Sem exageros e esporadicamente, a pizza é servida num lanche e o sorvete na sobremesa.
Ações para a manutenção da segurança alimentar dos jogadores também serão desenvolvidas no período que antecede os jogos que serão realizados na África do Sul. Em copas anteriores, a pré-temporada de treinamentos (geralmente de uma semana a 10 dias) acontecia em Teresópolis, na Granja Comary, e nessa ocasião Sílvia acompanhava as avaliações físicas, principalmente quanto ao percentual de gordura. Como este ano a preparação acontecerá fora do Rio de Janeiro, Sílvia Ferreira não pode antecipar como será a sua participação.
Na Granja Comary os atletas fazem quatro refeições por dia (café da manhã, almoço, jantar e lanche e quando o treino acontece pela manhã ou a tarde são servidos para eles, no vestiário, frutas diversas, suco de frutas, café e chocolate.
Conclusão
Se depender da alimentação já ganhamos a Copa do Mundo, como não depende só disso. Só nos resta torcer.
Este Hino é o melhor! (Na minha opinião)
Pra Frente Brasil (Copa De 1970)
Composição: Miguel Gustavo
Noventa milhões em ação
Pra frente Brasil
Do meu coração
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil
Salve a Seleção
De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração!
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção
Fonte: Conselho Federal de Nutricionistas, Letras Terra
Poderá gostar: