Psicoterapia: Equilibrando mente e coração

Gostou? Compartilhe

Nem sempre é fácil pedir ajuda quando se mais precisa. Sempre achamos que é possível resolver nossos problemas sozinhos, pois pedir ajuda significa – para muitos – sinal de fraqueza e incapacidade de resolver seus próprios conflitos e problemas. Tais pensamentos podem prejudicar ainda mais o indivíduo, pois os problemas ou sintomas podem se agravar com o passar do tempo, caso não sejam tratados de maneira adequada.

Homem Vitruviano - Leonardo da Vinci
Homem Vitruviano - Leonardo da Vinci

A Psicoterapia pode ajudar a pessoa a lidar melhor com suas emoções e com momentos difíceis que pode estar  passando. Ela é um espaço único em que é possível compartilhar e refletir junto com o psicólogo suas dificuldades.

Nesse processo questões pessoais são trabalhadas. Favorecendo o auto-conhecimento e bem-estar da pessoa, aliviando seu sofrimento psíquico. Ela proporciona uma reorganização pessoal e ajuda o indivíduo a lidar e enfrentar melhor suas questões e sentimentos que podem estar impedindo o seu desenvolvimento psíquico e individual.

O processo psicoterapêutico tem como objetivo ressignificar os sintomas, as queixas e angústias que impedem o paciente de
crescer e se desenvolver. Para isso, é necessário que o paciente aprenda a identificar quais são os comportamentos e sentimentos que o estão incomodando e, a partir daí, iniciar seu processo de mudança. Sim, mudança é a palavra-chave no processo e é preciso estar mobilizado, disposto a enfrentar e encarar as situações que até então eram/são de difícil manejo.

O terapeuta utiliza-se de técnicas (conforme sua linha teórica) para que o indivíduo aprenda, compreenda e se desenvolva com suas próprias dificuldades e que perceba a si mesmo e ao outro. O psicólogo não está ali para julgar ou criticar o comportamento e as atitudes do indivíduo. O papel do terapeuta é ajudá-lo a se perceber e a identificar sentimentos e emoções que podem estar contribuindo para a configuração de determinado comportamento ou situação. Enfim, a psicoterapia é um processo no qual o sujeito sofre uma profunda transformação na sua maneira de ver a vida.

Ela é amplamente reconhecida pela ciência, pois considera o indivíduo como um todo, sempre levando em conta o seu meio bio-psico-social. Ela é também reconhecida pela medicina, auxiliando no tratamento para diversas doenças, tais como: depressão, transtornos de ansiedade, fobias, problemas de ordem sexual (por exemplo, ejaculação precoce), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), estresse pós-traumático, obesidade, anorexia, bulimia, compulsão alimentar, pânico etc. Nesses e em outros transtornos, médico e psicólogo trabalham em conjunto trocando informações, sempre visando o bem-estar e melhora integral do paciente.

Benefícios

Os benefícios da Psicoterapia para a saúde da pessoa são vários e entre eles podemos citar:

* Melhora na qualidade de vida

* Aumento da autoestima

* Maior segurança em tomadas de decisões

* Autonomia

* Amadurecimento pessoal

* Equilíbrio/estabilidade emocional entre muitos outros.

Ela pode também ser utilizada de maneira preventiva, evitando que possíveis problemas psicológicos venham a se desenvolver ou evoluir quando não tratados de maneira adequada. É indicado que se procure um profissional para que este possa auxiliá-lo na compreensão de seus sintomas e dificuldades, pois assim estará poupando seu tempo e evitando maior desgaste e sofrimento psíquico.

Ao iniciar o processo de psicoterapia, fecha-se um “contrato” com o paciente na primeira sessão como:

* Sigilo

* Tempo de duração da sessão

* Honorários

* Periodicidade das sessões (semanais ou em mais vezes na semana)

* Objetivos e como será realizado o trabalho.

Infelizmente, algumas pessoas tentam – de todas as maneiras – resolver seus problemas sozinhas, não admitindo que necessitam de ajuda e, às vezes, passam-se meses e até anos para procurarem o auxílio tão necessário de um profissional.
Essas pessoas acham que o fato de procurar ajuda profissional, torna-os incapazes de resolver seus conflitos sozinhos. São pensamentos errôneos, uma vez que o psicólogo está apto a ajudar, compreender e perceber um conjunto de informações e padrões de comportamentos que o indivíduo e pessoas próximas (parentes, amigos) não conseguem perceber por estarem muito envolvidas com o caso.

Muitos também acreditam que é um gasto desnecessário, porém sabemos os benefícios da psicoterapia e como tratar da saúde mental é importante.

Qualquer pessoa pode fazer terapia, basta estar motivado, ter disponibilidade para enfrentar, lidar e compreender melhor as
próprias atitudes e formas que se estabelecem o relacionamento interpessoal.

A psicoterapia é o melhor custo x benefício que uma pessoa pode ter.

Abaixo, descrevo 3 tipos de psicoterapia: Infantil, Adultos e Adolescentes.

  • Psicoterapia Infantil
  • A criança se expressa através das brincadeiras, seja imitando o comportamento dos pais e adultos que os cerca, seja criando situações do seu próprio imaginário. Em um processo de ludoterapia, a criança – ao brincar – expressa todos os seus medos, fantasias e sentimentos. É brincando e desenhando que ela consegue elaborar e expressar suas angústias.
    É também realizado um trabalho de orientação aos pais, visando uma maior compreensão e elaboração da dinâmica familiar.

  • Psicoterapia Adultos
  • Em alguns momentos da vida podem surgir dúvidas, dificuldades em resolver ou aceitar um problema, angústias, sofrimentos por perda (morte de ente querido, separação) etc. A psicoterapia ajudará a aliviar os sintomas que causam o sofrimento psíquico, favorecendo ao paciente uma maior reflexão sobre si mesmo e sobre a maneira como lida com suas dificuldades, proporcionando o aumento da autoestima e auxiliando na maneira como enfrenta e soluciona seus conflitos (pessoais, internos, familiar, no trabalho etc).

  • Psicoterapia aos Adolescentes

  • Esta é uma fase que pode ser difícil passar. É um período de muitas dúvidas, crescimento, também descobertas e constantes discussões com os pais. É um período no qual a rebeldia está presente, o adolescente está se preparando para
    a fase adulta. É preciso vivenciar o luto do corpo infantil, o luto dos pais da infância. O mesmo ocorre para os pais, que também precisam ‘crescer’ junto com seus filhos e aceitar as mudanças que são naturais da vida.
    Por ser uma fase um pouco conturbada, pode ser que, em alguns momentos, tanto os pais quanto os filhos se sintam angustiados demais para suportar tanta pressão do meio que os cerca. Proporcionando desentendimentos, comportamentos agressivos, desorganização emocional, falta de diálogo. O psicoterapeuta irá auxiliá-los nessa passagem, para que tanto pais quanto filhos adquiram recursos próprios para o crescimento pessoal e para que consigam lidar com as diversas questões que são propícias dessa fase.

Tenha um ótimo final de semana!

 

Gostou? Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar?