COMO BAIXAR O AÇÚCAR DO SANGUE NATURALMENTE

COMO BAIXAR O AÇÚCAR DO SANGUE NATURALMENTE

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O aumento do açúcar do sangue é a principal causa da diabetes. Atualmente a estimativa é que um em cada três adultos que não tem o diagnóstico de diabetes tem o índice glicêmico elevado. A obesidade deve ser combatida, pois, ainda é o melhor método preventivo para o diabetes. Para não entrar nesta estatística basta adquirir dois hábitos relativamente simples que é alimentação adequada e prática de atividade física.

O que é índice glicêmico elevado?

É quando a quantidade de açúcar no sangue é maior do que o que é considerado normal, porém com valores abaixo não tão elevado a ponto para de ser considerada uma doença.

Os valores de referência da glicemia em jejum são:
  • Glicemia de jejum normal: inferior a 110 mg/dL;
  • Glicemia de jejum alterada: entre 110 mg/dL e 125 mg/dL;
  • Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL;
  • Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.

Por que o açúcar do sangue aumenta?

A glicose do nosso corpo, também chamado de índice glicêmico ou quantidade de açúcar no sangue, vem dos alimentos, principalmente dos que contêm carboidratos. A glicemia se altera não só com o consumo de açúcar, mas por qualquer alimento que contenha carboidrato.  A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, este hormônio é responsável por permitir a entrada da glicose em nossas células.

Como a insulina faz o controle da quantidade de glicose no sangue?

Quando nos alimentamos, o pâncreas manda insulina para a corrente sanguínea e esta se liga aos açúcares, permitindo assim a entrada nas células. O pâncreas diminui a produção de insulina quando o açúcar sai do sangue e entra nas células, isso acontece até comermos novamente. Quando o pâncreas está comprometido, acontece uma deficiência na produção de insulina, alterando a captação da glicose pelas células resultando no aumento da glicose no sangue.

Como diminuir a taxa de açúcar no sangue? 

Se no caso há um pré-diabetes ou uma hiperglicemia isolada é muito importante ter cuidados com a alimentação, pois, não é necessário utilizar medicamentos.

Dicas de como baixar o açúcar do naturalmente

1. Coloque em suas refeições alimentos ricos em fibras

O consumo de  fibras diariamente melhoram a saúde, regulam os níveis de glicose no sangue, ajudam a regular os níveis de glicose no sangue, ajuda a emagrecer e a combater a diabetes tipo 2. É importante consumir alimentos ricos em fibras diariamente, e de preferência, em todas as refeições.

As frutas, verduras, legumes, arroz integral, feijão, milho, grão-de-bico e frutas secas, são alimentos ricos em fibras. Porém o farelo de trigo,gérmen de trigo, semente de linhaça e a aveia também são bons exemplos.

2. Diminua a quantidade de carboidratos

O carboidrato é a principal fonte de energia do nosso corpo, porém em excesso causa o aumento da glicose ou açúcar no sangue após as refeições principalmente em pessoas com deficiência de insulina.

Os alimentos ricos em carboidratos também fornecem nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e fibras, porém tudo depende da escolha dos carboidratos na hora das refeições. Diminua ou evite grãos refinados (pão, macarrão e arroz brancos), alimentos com adição de açúcares, como doces e sobremesas e bebidas adoçadas. Em vez disso, opte por grãos integrais, frutas, legumes e alimentos com baixo teor de gordura.

3. Preencha metade do seu prato com vegetais sem amido

Para baixar a glicose escolha vegetais sem amido, amido é um tipo de carboidrato que está disponível em grande quantidade na natureza, os principais alimentos que possuem amido, são a batata, batata-doce, trigo, mandioca, milho, aveia e arroz.

Coloque no seu prato vegetais com baixo índice glicêmico como pepino, vagem, ervilha, abobrinha, aspargos, folhas verdes, pimentas, couve-flor, brócolis, cebola, alho, alho-poró, entre outros. Vegetais folhosos verde-escuros com espinafre, couve e agrião são exemplos de alimentos que podem ser consumidos à vontade por pessoas que querem baixar a glicemia naturalmente.

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Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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