Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Como “salvar” brigadeiro empelotado

Vamos “combinar” acho que ainda não encontrei ninguém que não goste de brigadeiro. A doceira Juliana Motter, chef-pâtissière do ateliê Maria Brigadeiro (o primeiro do Brasil especializado no doce), resolveu ensinar as receitas que fazem tanto sucesso em sua loja no recém-lançado “O Livro do Brigadeiro”.

Veja as dicas do que fazer quando esta “delicia” não dá certo.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro.

E quando não dá certo?
Às vezes, a receita desanda. Acredite, não é só na sua cozinha… Já joguei tanto brigadeiro fora que o lixeiro deve achar que sou a pior cozinheira do bairro. Não sei de onde vem isso, mas as pessoas têm aquela ideia de que fazer brigadeiro e fritar ovo são as tarefas mais fáceis da cozinha. Sendo assim, usam os dois para provar que fulano não leva o menor jeito na cozinha. “Ah, fulana só sabe fazer brigadeiro. Nem ovo frita”. Claro que não frita. Gente, fritar ovo é coisa séria, exige muito treino, caso contrário ele fica com a clara borrachuda, a borda esturricada e a gema crua. Com o brigadeiro é a mesma coisa. Distraiu, lá está ele grudado no fundo da panela, todo empelotado e com gosto de queimado. O que fazer nesse caso? Fritar um ovo?

Salve-se quem puder!
Bem, vamos lá, o brigadeiro deu errado. Não se desespere! Talvez seja possível salvá-lo. Saiba aqui como dar os primeiros (e últimos) socorros. Empelotou? Tire-o imediatamente do fogo e bata com força (o que não será difícil no estado de humor em que você vai estar) até que o creme fique lisinho novamente. Ufa! Volte para o fogo e mexa sem parar até dar o ponto.

Cristalizou? Se você esquecer de limpar as bordas da panela com a colher durante o preparo, o brigadeiro que se depositar ali vai passar do ponto e formar aqueles caramelos durinhos que grudam no dente, ameaçando botar abaixo todas as obturações. Não há como dar jeito em “cororó” (como chamam os baianos). A recomendação é comer assim mesmo e marcar logo uma consulta ao dentista.

Grudou no fundo? Não tente raspar à força com a colher de pau, caso contrário seu brigadeiro terá um único gosto: de queimado. Tire com cuidado o que estiver por cima e mergulhe a panela em água e sabão”.

Fonte: Folha Online

Poderá gostar:

Brigadeiro tradicional

Bolo brigadeiro

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo