Diabetes

Gostou? Compartilhe

Controlar o peso é essencial para diabéticos; veja receitas saudáveis e tabela de IMC

As diferentes dietas seguidas por diabéticos levam em conta fatores como a idade e o estilo de vida dos pacientes, assim como os níveis de atividade, os alimentos prediletos e os medicamentos utilizados no tratamento. Porém uma regra vale sempre: estar com peso normal facilita enormemente o controle do diabetes.

Livros traz receitas que ajudam diabéticos manter o peso saudável
Livro traz receitas que ajudam diabéticos manter o peso saudável

CONTROLE O DIABETES

O objetivo principal do tratamento de todos os tipos de diabetes é controlar os níveis de glicose no sangue e reduzir os riscos de desenvolvimento de complicações a longo prazo ligadas à doença, como problemas visuais e renais, doença arterial coronariana (DAC) e danos ao sistema nervoso.

Check-up

É muito importante fazer exames médicos periódicos. O médico pode buscar sinais de problemas de saúde, como níveis altos de colesterol no sangue (pessoas com diabetes têm quatro vezes mais probabilidade de desenvolver DAC do que as outras), altos níveis de triglicérides (um outro tipo de gordura no sangue também ligado a doenças coronarianas), pressão alta, catarata ou complicações nervosas. Seu médico também lhe fornecerá informações atualizadas para ajudá-lo no controle do diabetes, inclusive recomendando outros profissionais de saúde, como nutricionistas qualificados.

Controle o peso

O cuidado com o peso é uma parte essencial no controle da disfunção.  Se você está acima da média ideal, seja realista e tenha como objetivo perder peso gradualmente – cerca de 1 a 1,5 kg por mês. Mantenha um diário com os cardápios do dia para aprender mais a respeito de seus hábitos alimentares e use-o para estabelecer mudanças graduais. Não faça isso sozinho; solicite o auxílio da família, dos amigos, de um profissional de saúde ou de grupos de ajuda de redução de peso.

TABELA DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC)

Esta tabela é usada rotineiramente para classificar sobrepeso e obesidade em adultos, conforme as últimas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O IMC é o peso (P), expresso em quilogramas, dividido pela altura (A), expressa em metros quadrados (kg/m2) ou P/A2. É considerado obeso o adulto com IMC > 30 kg/m2, sendo que o excesso de peso é expresso em graus, tendo em vista sua gravidade.

CLASSIFICAÇÃO DO IMC (P/A2) –

Calcule o seu IMC

* Abaixo do peso: < 18,5 – Talvez seja preciso alimentar-se melhor. Prefira alimentos balanceados e nutritivos aos lanches gordurosos.

* Peso normal: 18,5 – 24,9 – Você está ingerindo a quantidade exata de alimentos. Verifique se a dieta é balanceada.

* Sobrepeso: 25,0 – 29,9 – Tente emagrecer um pouco.

* Obesidade grau I: 30,0 – 34,9 – Tente emagrecer um pouco.

* Obesidade grau II: 35,0 – 39,9 – Você precisa emagrecer.

* Obesidade mórbida ou patológica (grau III): > 40 – É necessário emagrecer com urgência. Peça a um médico para lhe indicar um nutricionista.

REDUZA OS RISCOS

Se a sua alimentação é equilibrada e saudável e, quando necessário, você recorre a injeções de insulina ou toma comprimidos, o risco de complicações fica reduzido. Obedeça também às seguintes regras:

* Mantenha um peso saudável. O peso adequado ajuda o organismo a utilizar a insulina de uma maneira mais eficaz.

* Faça atividades físicas todos os dias. Qualquer atividade é benéfica. Portanto, escolha algo que lhe dê prazer. Se possível, tenha como objetivo uma atividade física moderada e comece a caminhar em ritmo acelerado, andar de bicicleta, nadar, dançar ou praticar jardinagem durante 30 minutos, cinco vezes por semana.

* Se você fuma, tente parar. O cigarro aumenta muito o risco de câncer de pulmão, DAC e derrames. O fumo também é um fator de risco para o desenvolvimento de osteoporose.

* Beba álcool com moderação e mantenha-se dentro de limites saudáveis. Evite beber de estômago vazio, pois a ingestão de álcool sem alimento aumenta a probabilidade de hipoglicemia.

* Encontre tempo para relaxar, especialmente se você se sente estressado com freqüência.

Veja abaixo quatro receitas recomendadas pela Diabetes UK e apresentadas no livro “Culinária Saudável – Diabetes” :

* Frango Biryiani
* Patê de Berinjela
* Salada de Rúcula com Bacon Crocante e Abacate
* Trouxinhas de Salmão e Molho Tártaro

Fonte: Folha Online

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Eu atendo em consultório em São Paulo, SP. Você quer agendar uma consulta comigo? Preencha os seus dados abaixo e entraremos em contato o quanto antes. coloca local para cadastro
Enviar