Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Diabetes

Controlar o peso é essencial para diabéticos; veja receitas saudáveis e tabela de IMC

As diferentes dietas seguidas por diabéticos levam em conta fatores como a idade e o estilo de vida dos pacientes, assim como os níveis de atividade, os alimentos prediletos e os medicamentos utilizados no tratamento. Porém uma regra vale sempre: estar com peso normal facilita enormemente o controle do diabetes.

Livros traz receitas que ajudam diabéticos manter o peso saudável

Livro traz receitas que ajudam diabéticos manter o peso saudável

CONTROLE O DIABETES

O objetivo principal do tratamento de todos os tipos de diabetes é controlar os níveis de glicose no sangue e reduzir os riscos de desenvolvimento de complicações a longo prazo ligadas à doença, como problemas visuais e renais, doença arterial coronariana (DAC) e danos ao sistema nervoso.

Check-up

É muito importante fazer exames médicos periódicos. O médico pode buscar sinais de problemas de saúde, como níveis altos de colesterol no sangue (pessoas com diabetes têm quatro vezes mais probabilidade de desenvolver DAC do que as outras), altos níveis de triglicérides (um outro tipo de gordura no sangue também ligado a doenças coronarianas), pressão alta, catarata ou complicações nervosas. Seu médico também lhe fornecerá informações atualizadas para ajudá-lo no controle do diabetes, inclusive recomendando outros profissionais de saúde, como nutricionistas qualificados.

Controle o peso

O cuidado com o peso é uma parte essencial no controle da disfunção.  Se você está acima da média ideal, seja realista e tenha como objetivo perder peso gradualmente – cerca de 1 a 1,5 kg por mês. Mantenha um diário com os cardápios do dia para aprender mais a respeito de seus hábitos alimentares e use-o para estabelecer mudanças graduais. Não faça isso sozinho; solicite o auxílio da família, dos amigos, de um profissional de saúde ou de grupos de ajuda de redução de peso.

TABELA DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC)

Esta tabela é usada rotineiramente para classificar sobrepeso e obesidade em adultos, conforme as últimas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O IMC é o peso (P), expresso em quilogramas, dividido pela altura (A), expressa em metros quadrados (kg/m2) ou P/A2. É considerado obeso o adulto com IMC > 30 kg/m2, sendo que o excesso de peso é expresso em graus, tendo em vista sua gravidade.

CLASSIFICAÇÃO DO IMC (P/A2) –

Calcule o seu IMC

* Abaixo do peso: < 18,5 – Talvez seja preciso alimentar-se melhor. Prefira alimentos balanceados e nutritivos aos lanches gordurosos.

* Peso normal: 18,5 – 24,9 – Você está ingerindo a quantidade exata de alimentos. Verifique se a dieta é balanceada.

* Sobrepeso: 25,0 – 29,9 – Tente emagrecer um pouco.

* Obesidade grau I: 30,0 – 34,9 – Tente emagrecer um pouco.

* Obesidade grau II: 35,0 – 39,9 – Você precisa emagrecer.

* Obesidade mórbida ou patológica (grau III): > 40 – É necessário emagrecer com urgência. Peça a um médico para lhe indicar um nutricionista.

REDUZA OS RISCOS

Se a sua alimentação é equilibrada e saudável e, quando necessário, você recorre a injeções de insulina ou toma comprimidos, o risco de complicações fica reduzido. Obedeça também às seguintes regras:

* Mantenha um peso saudável. O peso adequado ajuda o organismo a utilizar a insulina de uma maneira mais eficaz.

* Faça atividades físicas todos os dias. Qualquer atividade é benéfica. Portanto, escolha algo que lhe dê prazer. Se possível, tenha como objetivo uma atividade física moderada e comece a caminhar em ritmo acelerado, andar de bicicleta, nadar, dançar ou praticar jardinagem durante 30 minutos, cinco vezes por semana.

* Se você fuma, tente parar. O cigarro aumenta muito o risco de câncer de pulmão, DAC e derrames. O fumo também é um fator de risco para o desenvolvimento de osteoporose.

* Beba álcool com moderação e mantenha-se dentro de limites saudáveis. Evite beber de estômago vazio, pois a ingestão de álcool sem alimento aumenta a probabilidade de hipoglicemia.

* Encontre tempo para relaxar, especialmente se você se sente estressado com freqüência.

Veja abaixo quatro receitas recomendadas pela Diabetes UK e apresentadas no livro “Culinária Saudável – Diabetes” :

* Frango Biryiani
* Patê de Berinjela
* Salada de Rúcula com Bacon Crocante e Abacate
* Trouxinhas de Salmão e Molho Tártaro

Fonte: Folha Online

Discussão:

7 comentários
  • Gabriela disse:

    Boa tarde pessoal,

    Bem interessante essa matéria,acho q deveriam falar tbm sobre os aparelhos medidores de glicemia q estão dando problema,o accu chek da roche.
    Eles estão dando alteração no indice glicemico,onde a pessoa acha q precisa de insulina quando não precisa.Nos Estados Unidos ja morreu pessoas por essa ineficacia.
    Muita gente não sabe disso,derrepente uma matéria sobre isso seria bem útil.

    Grata

    • Thelma Tschope disse:

      Ola! Gabriela
      Fico feliz que tenha gostado da matéria. Gostei da sua sugestão fui até pesquisar, pois ainda não tinha ouvido falar deste problema. A internet bem utilizada nos traz estes benefícios, troca de informações. Depois quero pesquisar com calma e se possível falarei sim no assunto.
      Grande abraço!
      Thelma

  • marta goulart disse:

    INTERESSANTE E PROVIDENCIAL O COMENTARIO DE GABRIELA POIS TENHOS DOIS FILHOS COM DIABETES TIPO I E A FORMA MAIS AGRASSIVA DE DIABETES E TOMAM INSULINA JA LIGUEI PARA A ROCHE VARIAS VEZES INFORMANDO O PROBLEMA MAS ELAS DIZEM “SER IMPOSSIVEL´´ O APARELHO APRESENTAR PROBLEMAS E MANDAM VC LEVAR O APARELHO P ASSIS TECNICA QDO ELES TERIAM A OBRIGAÇAO DE TROCA-LOS IMAGINE Q UMA VEZ MEDI MEU FILHO E O APARELHO LEU LO O Q QUER DIZER ABAIXO DE 10 IMAGINE UMA CRIANÇA ASSIM JA ESTARIA EM COMA E PRA TIRAR AS DUVIDAS MEDI EM SEGUIDA COM OUTRO QUE ACUSOU 210 TE PERGUNTO COMO CONFIAR E O APARELHO Q FORNECEM NA PREFEITURA E O ACTIVE UM DOS PIORES E SERA Q NAO EXISTE NENHUM RESP NA SECRETARIA DE SAUDE POR ISSO POIS SE TRATA DE UMA INFORMAÇAO INCORRETA E MUITO PERIGOSA NAO ACHAM ? ABRAÇOS A VOCES MARTA

  • marta goulart disse:

    cara Thelma Tsvhope Says:, sobre o comentario de Gabriela, a respeito dos monitores de glicemia, gostaria de, que se ela pudesse, informar a fonte da informaçao q nos prestou e do qual tbem fiz comentario em 09/04/2010, especificando q tenho dois meninos diabeticos e… a confusao dos resultados dos aparelhos, simplesmente me deixam apreensiva e alarmada (estou c/medo), ja entrei em contato com a Roche, onde inclusive minha filha trabalhou, mas nao se deram ao trabalho de responder ao meu email, ja q por fone elas dizem ser impossivel, o monitor, enviar resultados errados, entao…onde posso procurar uma informaçao segura, ja q se tratam de 2 crianças diabeticas e q inclusive toma insulinas ultra-rapidas, pode me ajuar, por favor ? com alguma informaçao, e urgente e agradeço de coraçao, pois trata-se de assunto serissimo, mas eles nao dao retorno, abraços a voces e obg pl informaçao, aguardo com carinhp, marta goulart

    • Thelma Tschope disse:

      Olá, Marta,
      Realmente é muito serio este problema com os monitores de glicemia. você podia escrever para Associação Brasileira de defesa do consumidor. Creio que eles poderão ajudar, os testes deles são serios. O site é este http://www.proteste.org.br/.
      Me escreva contando se obteve algum resultado.
      Grande abraço
      Thelma

  • Marcelo disse:

    Boa noite Marta,
    Quanto ao problema nos medidores de glicemia, você levou o aparelho na assistência técnica e obteve algum resultado? Foi constatado algum defeito? Bateria gasta,tiras fora da validade ou até mesmo o medidor com defeito de fábrica podem alterar a medição.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Marcelo,
      Obrigada pela vista no meu blog. Eu tomei a liberdade de enviar o seu comentário para Marta.
      Continue participando.
      Abraços
      Thelma

Escrever uma resposta ou comentário

Vá para o Topo