Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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Espinafre ao forno

espinafreEste prato completo é fácil de fazer e tem um sabor delicioso. A combinação de espinafre, rico em ferro, ovos nutritivos e sementes mistas transforma este prato em uma refeição balanceada que satisfaz.

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

:: 2 ou 3 tomates grandes (cerca de 400 g) em rodelas
:: 1 cebola média em rodelas finas
:: 4 colheres (sopa) de azeite
:: 2 colheres (chá) de vinagre balsâmico
:: pimenta-do-reino moída na hora
:: 2 dentes de alho picados
:: 300 g de espinafre lavado e picado grosseiramente
:: 4 ovos
:: 2 colheres (sopa) de iogurte probiótico desnatado
:: 1 dente de alho amassado
:: 1 colher (chá) de pimenta vermelha em flocos moída
:: 2 colheres (sopa) de sementes mistas de abóbora e girassol
:: queijo-de-minas light picado como guarnição

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 200º C.
2. Coloque os tomates, a cebola, 2 colheres (sopa) de azeite e o vinagre em uma assadeira, tempere com a pimenta-do-reino e asse por cerca de 45 minutos, até a cebola amolecer. De vez em quando, sacuda a fôrma para não queimar. Quando prontos, amasse todos os vegetais.
3. Aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma panela grande, junte o alho e cozinhe em fogo brando por 1 minuto. Adicione o espinafre e cozinhe até ele murchar.
4. Bata os ovos com o iogurte, as sementes moídas e a pimenta-do-reino e faça três omeletes achatadas.
5. Unte ligeiramente uma assadeira redonda de tamanho aproximado ao das omeletes. Coloque uma omelete no fundo, cubra com um terço do espinafre e metade dos tomates e repita o processo. Cubra com a terceira omelete e o restante do espinafre. Espalhe o queijo por cima. Leve ao forno ou grill por 10 minutos para dourar e sirva.

Sugestão do livro “Dieta Saudável: O Livro de Receitas”, que ensina a fazer pratos com baixas calorias para você perder peso e não engordar mais.

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