Vamos dar continuidade ao nosso papo sobre exercícios físicos nos ciclos da vida. Domingo passado acompanhei um trecho do programa Fantástico da Rede Globo de Televisão e gostei da iniciativa de dois grandes repórteres, Zeca Camargo e Renata Ceribelli que irão enfrentar uma rotina de dieta e exercícios durante 3 meses, espero que eles coloquem em prática por toda a vida. Não consigo ver a perda de gordura corporal ou ganho de peso saudável sem a prática de exercícios físicos.
Cito aqui alguns benefícios plenamente estabelecidos pela ciência:
- diminuição da massa gorda, aumento da massa magra e melhora no tônus muscular;
- aumento da taxa metabólica Basal (responsável pelo gasto de calorias em repouso);
- liberação de hormônios com benefícios na qualidade do sono e estresse;
- prevenção ou melhora na pressão arterial, níveis de colesterol e diabetes;
- melhoria na circulação, funções cardíacas e pulmonares.
Alguém conhece algum medicamento que consiga trazer tantos benefícios sem causar efeitos colaterais? E posso afirmar que só citei os principais benefícios. Digo a todos os meus pacientes adultos e em especial as mulheres acima de 40 anos que 60% da perda ou ganho de peso deve ocorrer com a introdução de exercícios físicos e os outros 40% advindo da dieta ou reeducação alimentar.
Não é aconselhável reduzir ao extremo a ingestão calórica, ou um determinando grupo de alimentos. Quando avaliamos a dieta de uma pessoa que quer perder gordura corporal é quase certo que encontramos deficiência nutricional, o que chamamos em alguns casos de subdesnutrição, estranho, é como se estivéssemos falando de “gordo desnutrido”. Com esta observação, tento conscientizar o paciente da importância de dieta equilibrada e exercícios.
Faça um check-up com o cardiologista para iniciar com segurança. Exercício só fins de semana não é aconselhável, nem tão pouco todos os dias por longas horas. Eu ficaria entre 4 a 5 vezes na semana, aproximadamente 40 a 60 minutos bem feitos e acompanhado por um profissional de educação física. Mas não seria nada ruim começar a dedicar 30 minutos por dia.
Exercícios aeróbicos ou anaeróbicos (tipo musculação)? Seria interessante experimentar os dois, mas a quem se identifique mais com um do que com o outro. É bom não se esquecer de melhorar a flexibilidade com alongamentos. E nunca deixe seus exercícios físicos caírem na rotina ou zona de conforto, pois o corpo depois de muitos anos de prática de exercício também se adapta, e se a intenção é ganhar massa muscular ou perder gordura corporal poderá ser preciso rever com um profissional de educação física e uma nutricionista porque os objetivos estacionaram.
Com paciência e persistência, essa dobradinha, exercícios físicos e alimentação saudável ainda é a forma mais eficaz para diminuir gordura corporal ou ganhar peso de forma saudável.
Vamos acompanhar (praticar também) e torcer por nossos repórteres.