Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA ADULTOS

Vamos dar continuidade ao nosso papo sobre exercícios físicos nos ciclos da vida. Domingo passado acompanhei um trecho do programa Fantástico da Rede Globo de Televisão e gostei da iniciativa de dois grandes repórteres, Zeca Camargo e Renata Ceribelli que irão enfrentar uma rotina de dieta e exercícios durante 3 meses, espero que eles coloquem em prática por toda a vida. Não consigo ver a perda de gordura corporal ou ganho de peso saudável sem a prática de exercícios físicos.

Cito aqui alguns benefícios plenamente estabelecidos pela ciência:

  • diminuição da massa gorda, aumento da massa magra e melhora no tônus muscular;
  • aumento da taxa metabólica Basal (responsável pelo gasto de calorias em repouso);
  • liberação de hormônios com benefícios na qualidade do sono e estresse;
  • prevenção ou melhora na pressão arterial, níveis de colesterol e diabetes;
  • melhoria na circulação, funções cardíacas e pulmonares.

Alguém conhece algum medicamento que consiga trazer tantos benefícios sem causar efeitos colaterais? E posso afirmar que só citei os principais benefícios. Digo a todos os meus pacientes adultos e em especial as mulheres acima de 40 anos que 60% da perda ou ganho de peso deve ocorrer com a introdução de exercícios físicos e os outros 40% advindo da dieta ou reeducação alimentar.

Não é aconselhável reduzir ao extremo a ingestão calórica, ou um determinando grupo de alimentos. Quando avaliamos a dieta de uma pessoa que quer perder gordura corporal é quase certo que encontramos deficiência nutricional, o que chamamos em alguns casos de subdesnutrição, estranho, é como se estivéssemos falando de “gordo desnutrido”. Com esta observação, tento conscientizar o paciente da importância de dieta equilibrada e exercícios.

Faça um check-up com o cardiologista para iniciar com segurança. Exercício só fins de semana não é aconselhável, nem tão pouco todos os dias por longas horas. Eu ficaria entre 4 a 5 vezes na semana, aproximadamente 40 a 60 minutos bem feitos e acompanhado por um profissional de educação física. Mas não seria nada ruim começar a dedicar 30 minutos por dia.

Exercícios aeróbicos ou anaeróbicos (tipo musculação)? Seria interessante experimentar os dois, mas a quem se identifique mais com um do que com o outro. É bom não se esquecer de melhorar a flexibilidade com alongamentos. E nunca deixe seus exercícios físicos caírem na rotina ou zona de conforto, pois o corpo depois de muitos anos de prática de exercício também se adapta, e se a intenção é ganhar massa muscular ou perder gordura corporal poderá ser preciso rever com um profissional de educação física e uma nutricionista porque os objetivos estacionaram.

Com paciência e persistência, essa dobradinha, exercícios físicos e alimentação saudável ainda é a forma mais eficaz para diminuir gordura corporal ou ganhar peso de forma saudável.

Vamos acompanhar (praticar também) e torcer por nossos repórteres.

Discussão:

4 comentários
  • Eurides disse:

    Já estava triste, pois ontem não encontrei a sua matéria, que bom que encontrei hoje, que por sinal está maravilhosa. Tentarei acompanhar os dois repórteres e, claro, mim enquadrarei nas suas observações. Não sei se você se lembra escrevi na sua matéria anterior que sou um a pessoa de idade e que iria acompanhar, melhor, seguir seus conselhos, não pretendo chegar na “BOA IDADE” cheia de problemas com a saúde. Por isso procuro sempre ler sobre esses assuntos. Que bom que encontrei esse blog, dicas de exercícios, receitas deliciosas, tudo isso em uma linguagem compreensível para todos, vocês estão de parabéns!

    • Iris Miranda disse:

      Obrigada pelo elogios Eurides. Pode acreditar que você estara adquirindo longividade ao optar em se exercitar o quanto antes juntamente com opções de alimentação saudável.

  • vilma disse:

    Ola,tamben vi a materia e faço exercicios todos os dias ai de min se nao fizesse me sinto muito bem recomendo a todos para fazer….

    • Iris Miranda disse:

      Isso mesmo Vilminha!!! Recomende a quem você conhece, relate os benefícios de se exercitar. Faça o bem a você e deseje a outros também. Isso é qualidade de vida. Abraços.

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