A gravidez é um período de inúmeras mudanças na vida da mulher, e a prática de atividades e exercícios físicos poderá auxiliá-la para uma melhor adaptação física e social, onde a gestação será mais tranquila e com mais qualidade de vida e saúde.
Antes do início dos exercícios, a gestante deve passar por consulta de pré-natal para ser avaliada pelo obstetra. Após a realização dos exames ele poderá liberar ou não a prática de exercícios.
A grávida possui limitações, as quais devem ser respeitadas durante as atividades. A indicação dos exercícios varia de mulher para mulher, de acordo com a idade, forma física e estado de saúde . Sempre com o objetivo de garantir o bem-estar e segurança da gestante e do seu bebê. Algumas gestantes são aptas a tolerar exercícios mais intensos, enquanto outras devem se restringir somente a caminhadas e exercícios leves.
Os benefícios
• Menor ganho de peso
• Diminuição do risco de diabetes
• Menor risco de parto prematuro
• Diminuição de complicações obstétricas
• Melhora na capacidade física
• Melhora da auto estima
• Diminuição da ansiedade e do estresse, aumentando a capacidade física da mulher para o parto e a fortalecendo para que a recuperação seja mais rápida quando voltar para casa;
• Melhora a sensação de bem-estar
• Diminuição do risco de depressão
• Diminuição de inchaços nas pernas
• Melhora na resistência muscular e cardiorrespiratória
Atividades indicada:
Alongamento: Ajuda a manter a musculatura relaxada e o controle da respiração;
Andar de bicicleta: não há restrições, salvo pela preocupação com quedas. A bicicleta ergométrica também é recomendável;
Caminhada: costuma ser o mais indicado, já que é muito boa para a preparação ao parto, melhora a capacidade cardiorrespiratória e favorece o encaixe do bebê na bacia da mãe.
Corrida: Para as praticantes de corrida, podem continuar, porém pede-se o cuidado para não competir e manter o ritmo de treinamento, respeitando qualquer sintoma.
Ginástica: A gestante pode fazer ginástica durante o decorrer da gestação. Deve-se apenas evitar o exercício nas primeiras dez ou doze semanas;
Hidroginástica: é a mais indicada para as gestantes, pois favorece o relaxamento corporal, reduz as dores nas pernas e o inchaço dos pés e mãos. Deve-se ter cuidado com a temperatura da água, a qual deve estar entre 28º e 30º C.
Natação: trabalha bastante a musculatura, porém somente algumas modalidades são liberadas durante a gestação.
Pilates: O Pilates é um método eficaz que traz inúmeros benefícios para a gestante. A melhora da respiração, concentração, força dos músculos posturais – evitando dores, melhora do equilíbrio e estabilidade articular, são apenas alguns deles.
Massagem: a massagem e suas diversas técnicas proporcionam vantagens tanto à circulação como ao relaxamento muscular. Com a gestante deitada de lado, aplica-se a massagem no pescoço e nas costas. Essa prática propicia grande bem-estar e relaxamento, diminui o cansaço e inchaço nas pernas e alivia dores lombares.