Pressão alta? Suco de beterraba pode ajudar a baixar!

Gostou? Compartilhe

A beterraba é uma raiz com grande conteúdo de sais minerais, proteínas, vitaminas e açúcares. Apesar do sabor adocicado, é pobre em calorias. A sua folha também pode ser consumida, possui altíssimo valor nutricional.

Dentre os vários benefícios da beterraba, podemos citar:

Salada de Beterraba Crua:

* Laxante natural;
* Ajuda na formação de glóbulos vermelhos;
* Estimula o sistema linfático;
* Ajuda a regularizar os desarranjos do baço e do fígado;

Suco de Beterraba:

* Tônico natural, refrescante e diurético;
* Aumenta a resistência física por até 16% de tempo a mais, pois o nitrato ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, diminuindo a exaustão;
* Regulariza a pressão arterial;
* Fortalece os músculos do coração, devido o seu alto teor de sais de potássio e manganês;
* Combate o reumatismo e a artrite.

Suco de Beterraba com Cenoura e Laranja: 6 laranjas grandes; 1 beterraba grande; 1 cenoura grande. Passe a Beterraba e a Cenoura na Centrífuga, misture com o suco das 6 laranjas. Adoçar com Mel.

A Pesquisa

O consumo de meio litro de suco de beterraba por dia pode ajudar a baixar a pressão sanguínea significativamente, segundo uma pesquisa britânica publicada na revista on-line especializada “Hypertension”. Aparentemente, a substância chave parece ser o nitrato, também encontrado em vegetais verde-escuros e folhosos.
Os pesquisadores concluíram que, em voluntários saudáveis, a pressão arterial diminuiu uma hora depois de consumido o suco, mas o efeito era ainda mais forte depois de três a quatro horas e continuava a ser sentido até 24 horas depois de tomada a bebida.

Papel da saliva

Os pesquisadores mostraram que o nitrato presente no suco é convertido em nitrito, na saliva, por bactérias presentes na língua. Essa saliva contendo nitrito é engolida e, no ambiente ácido do estômago, ela é ou convertida em óxido nítrico, ou reinserida na circulação como nitrito. O ápice da redução da pressão arterial coincidiu com o ápice dos níveis de nitrito na circulação. A redução da pressão, no entanto, não foi observada em um segundo grupo de voluntários, que não engoliu a saliva enquanto bebia o suco, ou durante as três horas seguintes.

Mais de 25% da população mundial é hipertensa e há estimativas de que este número poderia chegar a 29% até 2025. A hipertensão é apontada como causa de cerca de 50% dos problemas cardíacos e aproximadamente 75% dos derrames.

Fonte: Folha Online, Revista Vida Natural
Poderá gostar:

Sucos ajudam no combate e prevenção de doenças
Diminua o colesterol no dia a dia!

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Eu atendo em consultório em São Paulo, SP. Você quer agendar uma consulta comigo? Preencha os seus dados abaixo e entraremos em contato o quanto antes. coloca local para cadastro
Enviar