Quais alimentos provocam retenção líquidos corporais?

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Atualizado dia 29/07/19

O sódio é o principal causador da retenção de líquidos corporais (ou edema) em mulheres e homens, embora se trate de um problema frequentemente feminino devido ao “desequilíbrio” hormonal durante o ciclo menstrual ou a gestação. A regulação do sódio é controlada principalmente pela quantidade de água corporal. Quando a concentração deste mineral aumenta, dois mecanismos são ativados com o propósito de aumentar as concentrações de água no organismo: secreção do hormônio antidiurético (ADH) e estimulação da sede.

EVITE: Os alimentos ricos em sódio

  • Como sal,
  • Alimentos enlatados,
  • Congelados,
  • Queijos amarelos e embutidos (como salame, mortadela e presunto),
  • Evitar o consumo excessivo de álcool.

Algumas frutas e legumes têm efeito diurético, ou seja, facilitam a perda de líquido corporal. São eles:

  • Melancia – Tem alto teor de água por isso é aliada da hidratação . Diurético, possui licopeno, uma substância que auxilia na prevenção contra o câncer, especialmente de próstata e mama, além de doenças do coração.
  • Melão – É uma fruta diurética, rica em fibras que auxiliam na regulação do intestino e com propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Possui também ação cardio protetora, por ter alto teor de potássio ajuda a equilibrar os níveis de pressão arterial.
  • Abacaxi – Auxilia na digestão, pois,possui uma enzima chamada bromelina. Auxiliam no combate à retenção de líquidos, rica em nutrientes e fibras que melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço abdominal.
  • Morango – Rico em vitamina C e, por isso é antioxidante e previne gripes, infecções e ainda fortalece os dentes e ossos. Possui antocianina, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele.
  • Cenoura – Graças a ação dos minerais como silício e potássio que estimula o metabolismo, a cenoura tem seu poder diurético.
  • Salsão – Rico em flavonoides, água, ferro, potássio, fósforo, cálcio, sódio e vitaminas B e C, o aipo traz muitos benefícios para a saúde, ele  possui propriedades diuréticas, laxantes, expectorantes e tônicas.
  • Pepino – Rico em ferro, potássio e betacaroteno – um antioxidante que retarda o envelhecimento.
  • Beterraba – Alimento cheio de nutrientes, como proteínas, fibras, vitaminas A, B e C, ferro, potássio e zinco. Ajuda a combater anemia.

Quando estes alimentos são associados à ingestão de água ou chás, o efeito é ainda maior.

A prática de exercícios físicos é outra estratégia utilizada para ajudar na diminuição na retenção de líquidos em indivíduos saudáveis.

RECEITA DE SUCO DIURÉTICO

Ingredientes:

* ¼ prato de sobremesa de couve manteiga, higienizada e picada

* 1 fatia grossa de melão

* 250 ml de água de coco

* 1 colher de sopa de hortelã, higienizado e picado

* ¼ de colher de sopa de suco de limão

* ¼ de maçã

* Cubos de gelo

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até que a mistura fique homogênea. Acrescente adoçante a gosto e beba em seguida.

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Fonte: Nutritotal, Dr. DráusioVarela

 

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Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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