Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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Quais alimentos provocam retenção ou perda de líquidos corporais?

retenção de líquidosO sódio é o principal causador da retenção de líquidos corporais (ou edema) em mulheres e homens, embora se trate de um problema frequentemente feminino devido ao “desequilíbrio” hormonal durante o ciclo menstrual ou a gestação. A regulação do sódio é controlada principalmente pela quantidade de água corporal. Quando a concentração deste mineral aumenta, dois mecanismos são ativados com o propósito de aumentar as concentrações de água no organismo: secreção do hormônio antidiurético (ADH) e estimulação da sede.

EVITE: Os alimentos ricos em sódio

  • como sal,
  • alimentos enlatados,
  • congelados,
  • queijos amarelos e embutidos (como salame, mortadela e presunto),
  • além de evitar o consumo excessivo de álcool.

Algumas frutas e legumes têm efeito diurético, ou seja, facilitam a perda de líquido corporal. São eles:

  • melancia, melão,
  • abacaxi, morango,
  • cenoura, salsão,
  • pepino, tomate,
  • broto de feijão e beterraba.

Quando estes alimentos são associados à ingestão de água ou chás, o efeito é ainda maior.

A prática de exercícios físicos é outra estratégia utilizada para ajudar na diminuição na retenção de líquidos em indivíduos saudáveis.

Fonte: Nutritotal

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