(*) Vivenciar uma crise não é fácil e nem tão pouco simples, mas é uma oportunidade na qual é possível fazer uma reflexão sobre fatos e acontecimentos de nossa vida, é um momento em que é possível rever posições, valores e conceitos. Pode ser um momento de mudança repentina motivado por morte, doença, problemas financeiros, separação, uma gravidez não planejada etc.
Há uma expectativa de que em uma situação complicada é preciso ser forte, saber tocar a vida pra frente, parar de chorar e erguer a cabeça. A superação de uma crise vai depender de como cada um lida com suas frustrações e sentimentos. Antes de tudo, é preciso respeitar o seu próprio sentimento, ou seja, se estiver triste, não se obrigue a demonstrar que tudo vai bem para os outros, pois quanto mais lutar contra, pior será para a pessoa. Porém, é preciso se esforçar para que esse sentimento não
tome conta totalmente de sua vida e atrapalhe em seu dia-a-dia.
Para superar uma crise é preciso ponderar a situação atual, conscientizando-se dos fatos, separando o que é real do imaginário, ser flexível, ser ousado e arriscar, enfrentar o medo, abdicar de coisas que não agregam mais com o intuito de combater o comodismo atual.
Após vivenciar uma crise, é possível perceber que houve um ganho, um crescimento, amadurecimento do indivíduo e na maioria das vezes, muitas portas acabam se abrindo dando oportunidade para novos começos.
Em chinês, a palavra crise é composta por dois ideogramas: perigo e oportunidade. Normalmente, não se percebe isso enquanto se está na fase de turbulência, mas com o tempo e depois de muita reflexão é possível compreender que de alguma forma houve um ganho, seja ele emocional, pessoal ou profissional. Num momento desfavorável, teremos sempre a chance de escolher em permanecermos e nos afundarmos na crise ou se a enfrentamos e saímos dela.
Caso a pessoa perceba que está muito difícil de superar uma situação de crítica e mais delicada com seus próprios recursos, é indicado procurar ajuda de um profissional. Este possui conhecimento e técnicas e poderá dar o suporte e acolhimento necessários para a pessoa que se encontra em crise. A terapia irá proporcionar o autoconhecimento, o resgate da autoconfiança, melhora da autoestima e melhor compreensão do momento que está sendo vivido, proporcionando uma visão através de diferentes perspectivas do mesmo fato. As pessoas têm muita dificuldade em aceitar os fatos da vida, talvez porque a sociedade exija um determinado tipo de comportamento ou devido à criação que teve.
Buscar ajuda profissional não é um sinal de fraqueza.
Leia mais sobre psicoterapia Clicando AQUI.
(*) Adriana Takahashi – Psicóloga Clínica – Contato: [email protected]