Uma pesquisa divulgada pelo Ibope mostra que, para 34% dos brasileiros, a questão prática vem antes de qualquer outra na hora de escolher alimentos no supermercado. A sondagem, encomendada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), buscou mapear as principais tendências no consumo de alimentos industrializados no país. Foram entrevistadas 1.512 pessoas em nove capitais.
A questão prática vem em primeiro, pois a grande maioria das pessoas vive numa grande correria no seu dia a dia. Infelizmente para muitos a única saída, muitas vezes, é optar pelas comidas congeladas ou pelas entregas rápidas, de pizza e lanches, totalmente calóricos e nem um pouco saudáveis.
Mas acreditem existem diversas maneiras de agilizar o preparo de uma refeição. Em casa uso algumas técnicas que facilitam a vida e assim não preciso recorrer a refeições calóricas e pouco saudáveis.
Feijão congelado
A prática já é bem conhecida, mas as dúvidas ainda existem. Pode ou não pode congelar o feijão? Ele perde os nutrientes? É melhorar temperar antes ou depois? O feijão pode ser congelado, ele dura até três meses dentro do congelador sem perder os nutrientes, mesmo quando ele é temperado antes de ir para o freezer. E o feijão não perde o sabor porque foi congelado. Para deixá-lo com jeito de fresquinho, a dica é temperar na hora de esquentar. Eu costumo temperar antes de congelar, acondiciono em recipientes de vidro, existem recipientes de vidro com tampa que são ótimos. Depois de descongelado esquento no microondas em potencia 70 e levo direto a mesa, nem parece que estava congelado.
Para congelar resfrie o feijão e acondicione em recipientes suficientes para uma refeição congele em freezer ou duplex
Arroz congelado
Cozinhe e congele em pequenas porções. Ele também dura até 3 meses dentro do freezer e não perde nenhum nutriente. O arroz deve ser congelado em potes pequenos, para que não entre muito ar, o que acaba estragando o alimento. É super prático chegar em casa e ter o arroz prontinho para a refeição
Saladas variadas
Até as saladas levam tempo para ficar prontinhas para o consumo. Mas, para elas também existem pequenas práticas que aceleram esse processo. Para agilizar o preparo das saladas, deixe as folhas já lavadas. Mas é preciso tomar alguns cuidados, como secar bem antes de devolvê-las para a geladeira. Outra dica é deixá-las nas prateleiras de baixo, que são menos geladas, diminuindo o risco de queimar as folhas. (Aprenda a lavar verduras)
Massa
O preparo de massas já é bastante prático e rápido e a nutri ensina como deixá-lo ainda mais fácil. Para agilizar o preparo, basta deixar o molho congelado. Na hora do consumo é só esquentar em uma panela e adicionar pequenos temperos. Fica uma delicia.
Carnes
A carne também pode ser devidamente preparada para garantir um janta mais rápida. Temperada de um dia para o outro, ela deve ficar na parte mais alta da geladeira, que também é o local mais gelado. O importante é reparar na textura e na cor do alimento antes do preparo , explica. Se ela ficar escura demais ou escorrendo um líquido de aparência viscosa, é melhor descartar.
Lanche
Os lanches são uma boa pedida para os dias que a geladeira não está preparada para uma janta rápida. Só não vale abusar. Existem diversas maneiras de preparar lanchinhos saudáveis e, para os casos de emergência, eles são uma ótima opção. Atum, peito de frango, alface, tomate. São ingredientes rápidos e que podem ser feitas em pequenos minutos. Só não podemos esquecer que eles são para ocasiões especiais, não devem ser cardápio para o jantar.
Fonte: Folha Online, Minha Vida
Poderá gostar: