Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Verduras sempre limpinhas

Eu gosto muito de folhas principalmente alface e rúcula. Posso comer todos os dias que não enjôo. Claro que sempre coloco algumas coisas a mais, como, tomate, cenoura e outras verduras que estejam a disposição. Capricho no tempero e pronto…. delícia!

Mas uma coisa eu não gosto, lavar as folhas, olhar uma a uma passar na água etc… Por isso vou deixar aqui uma dica que faço na minha casa e tenham certeza facilita muito.

Sempre compro as folhas uma vez por semana, assim que chego em casa já as lavo. Porque se deixar para lavar na hora de comer elas acabam estragando, pois, nem sempre tenho tempo ou disposição para isso. Lavar e armazenar pode demorar um pouco, mas vale a pena. Faço assim:

Como lavar verduras

  • Em uma bacia eu dissolvo uma colher de água sanitária para cada litro de água.
  • Primeiro passo as folhas na água corrente e coloco de molho na água preparada por uns 10 minutos,
  • A seguir passo novamente em água corrente cada folha,
  • Coloco no escorredor de pratos, a seguir passo em uma centrifuga própria para folhas, para que o excesso de água não estrague a verdura.
  • Se não tiver a centrifuga escorra bem e no fundo da vasilha que vai armazenar coloque papel absorvente.

Com estes cuidados as folhas duram até uma semana na geladeira. Outros legumes e verduras também podem ser colocados nessa solução. Fazendo assim elas já estarão prontinhos para serem saboreados.

Além de prático medidas como essas evitam doenças e uma série de complicações devido às bactérias. Assim vitaminas, minerais e fibras que são tão importantes para nossa saúde ficam a disposição.

Experimente!
Bom apetite!

Poderá gostar:

Intoxicação Alimentar

Salada de folhas verdes com Vinagrete de manga com frutas Cítricas

Discussão:

4 comentários
  • marta goulart disse:

    a dica e otima, mas p quem nao dispoe da agua sanitaria ou cloro q vc pega no posto de saude de graça, ponha de molho em vinagre, tomando cuidado para nao exagerar, senao, elas murcham, tbem eh otimo, abraços a todas amigas e leitoras, marta

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Marta,
      Lavar as folhas com antecedência facilita muito não é mesmo? O melhor mesmo é a água sanitária ou o cloro, pois desinfetam bem, por isso elas duram na geladeira. O vinagre não desinfeta, e podem realmente “queimar as folhas”. Por isso se puder use sempre a água sanitária.
      Grande abraço
      Thelma

  • marta goulart disse:

    Ola Thelma, desculpe-me pl dica do vinagre mas eu sei q ele queima as folhas, eu quiz dizer em minha msg q na falta do cloro pode-se usar o vinagre como quebra galho ok ? fica aih minha retificaçao e desculpas por nao informar devidamente m sugestao ok ? bye abçs marta goulart

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Marta,
      Que é isso adorei sua participação e sua dica. O vinagre é sim um ótimo quebra galho, ele “espanta” principalmente bichinhos maiores como caramujos.
      Continue participando!
      Abraços!
      Thelma

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo