Cuidado com os doces: eles inibem a ingestão de vitaminas e minerais

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Segundo pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 40%  dos paulistanos consomem mais açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – em uma  dieta de duas mil calorias diárias, no máximo 200 devem vir do doce.

Na maioria dos casos, o branquinho está camuflado nos refrigerantes, seguidos de chás, sucos e bolos  industrializados, balas e chocolates.

“As mulheres são as que mais ingerem o açúcar de adição, que não agrega nenhum valor nutritivo, apenas  fornece uma boa dose de energia. Além disso, já foi constatado que, à medida que o consumo de açúcar  aumenta, cai a ingestão de minerais e vitaminas”, alerta a pesquisadora e nutricionista Milena Baptista  Bueno, de Santo André (SP).

A consequência desse mau hábito é o maior número de obesos e de pessoas com deficiências nutricionais.

Consuma frutas
Já experimentou grelhar uma fruta?  Podem ser ótimas alternativas na hora de  substituir o doce. Confira:

Abacaxi
Descasque e corte em rodelas ou cubos. Pincele com suco de limão e grelhe na churrasqueira ou forno.

Banana
Prepare na churrasqueira, forno ou frigideira, inteira com a casca ou descascada e cortada em fatias.
Polvilhe canela em pó antes de servir.

Pêssego, kiwi e carambola
Sirva as frutas fatiadas ou inteiras, pinceladas com suco de limão. Prepare na churrasqueira ou frigideira.

Maçã e pera
Prepare em tiras ou inteiras, pinceladas com suco de laranja.

Fonte: M de Mulher

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Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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