Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Estudo da Anvisa mostra grande quantidade de sódio em alimentos

Agência chama atenção para a diferença de teor de sódio entre marcas do mesmo tipo de alimentos. Ao comer uma porção de macarrão instantâneo, a pessoa ingere 167% do sódio recomendado para um dia

A quantidade de sódio encontrado na batata palha pode variar em até 14 vezes de marca para marca. Já nos salgadinhos de milho, essa diferença chega a 12,5. É o que revela estudo apresentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O estudo verificou a quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos industrializados.

O macarrão instantâneo com tempero também chamou atenção pela grande quantidade de sódio encontrada. Uma única porção desse alimento, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo dia.  Existe uma grande oscilação desses teores de marca para marca. A variação chega a 7,5 vezes na quantidade de sódio nos macarrões instantâneos e a 7,2 nos temperos.

Bebidas

Refrigerantes: refrigerantes de baixa caloria, tanto a base de cola quanto a base de guaraná, apresentam maiores valores de sódio em relação aos refrigerantes comuns. Nos refrigerantes de cola, por exemplo, a média dos teores sódio encontrada foi de 54mg/l, enquanto nos refrigerantes de cola de baixa caloria essa média foi de 97mg/l.
Refrigerantes de guaraná, os valores médios de sódio encontrados no produto convencional e no de baixa caloria foram 81 mg/l e 147 mg/l, respectivamente.

Sucos: bebidas com concentração de polpa da fruta entre 30 e 50%, a pesquisa indicou menor quantidade de açúcar nas amostras de suco de manga (9,8g/100ml) e maior no suco de uva (14,5 g/100 ml). Já para os néctares, bebidas com concentração de poupa de fruta entre 20 e 30%, os menores índices de açúcares totais foram encontrados nos sabores de laranja, maçã e pêssego com uma média em torno de 11g/100ml. Já os néctares de uva são os campeões em teores de açúcares totais com índices que chegam à 14g/100ml.

Gorduras

Para gorduras saturadas, chama atenção a grande quantidade de marcas com teores superiores à média encontrada na respectiva categoria. No caso das batatas fritas, 17 das 28 marcas analisadas estavam com teores de gordura saturada acima da média.
Batatas palhas, 55% das marcas analisadas estavam com teores de gorduras saturadas com valores superiores à média desse nutriente para o respectivo produto.
Salgadinhos de milho, o maior valor encontrado de gordura saturada (2,6g/25g) foi dez vezes maior que o valor mínimo (0,25g/25g).
Biscoitos, o que apresentou os maiores teores de gorduras, tanto saturadas quanto trans, foram os de polvilho.

Fonte: Saúde e Bem Estar

Poderá gostar:

Comer demais em pouco tempo pode aumentar gordura no longo prazo

Estudos derrubam "fobia" moderna de gordura saturada

Macarrão instantâneo "Pense bem antes de comê-los!"

Discussão:

3 comentários
  • Paulo Rosas Moreira disse:

    Importantíssimas suas informações, pricipalmente
    quanto aos refrigerantes.
    A maioria das pessoas desconhecem que os adoçantes
    artificiais usados nos refrigerantes é composto de
    sódio (sal) o

  • zena disse:

    Boa noite!!!!
    Gostaria de saber tds os alimentos ricos em proteinas é tbém eu cálcio
    Obrigada
    zena

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Zena,
      Fonte de proteínas: as carnes, são os alimentos que mais têm proteínas. Em seguida, os ovos, leite e seus derivados. E ainda, os cereais integrais, os feijões, e diversos legumes e folhosos também contêm quantidades consideráveis de proteínas, embora menores que os alimentos já citados. Quanto ao cálcio veja esta tabela da revista Claúdia
      Grande abraço
      Thelma

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo