Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Macarrão instantâneo “Pense bem antes de comê-los!”

“Pense bem antes de comê-los!”

Quando estamos em casa num dia chuvoso ou sem nada para fazer e bate aquela fome, corremos para cozinha e começamos a  vasculhar  a geladeira e o armário e quando achamos macarrão instantâneo ufa! Resolvido. Que bom, prático rápido, assim “matamos” a nossa fome e por que não dizer a vontade de comer!

É isso mesmo, a maioria das vezes é vontade de comer não fome. O significado de fome no dicionário é definido como: sensação causada pela necessidade de comer. A alimentação é uma necessidade fisiológica do organismo e é, por meio dela, que conseguimos nos manter vivos. É evidente que nos alimentamos também por prazer, a alimentação está envolvida em diversos eventos sociais como: festas, restaurantes, churrascos e bares, dos quais, não podemos e não devemos escapar, mas vamos deixar a divagação sobre a fome e a vontade de comer para outra ocasião.

Hoje eu quero falar sobre uma reportagem a respeito do macarrão instantâneo que foi publicado na revista Pro Teste. Eu particularmente não sou muito fã deste tipo de macarrão, mas já consumi algumas vezes. Sei também que muitas pessoas gostam, pela praticidade e pelo sabor, que sinceramente acho meio duvidoso.

Veja qual foram os achados e tire suas próprias conclusões em relação ao macarrão instantâneo:

A conclusão foi que eles são de baixíssimo valor nutricional, ricos em gordura, sódio e aditivos para realçar o sabor. Ficam prontos rapidamente porque são pré-cozidos e depois perdem água em um processo de fritura (pasmem, fritura!) eu não sabia disso! Você sabia???
Em algumas marcas os valores de gordura diferem do rotulo. Em relação a gordura total os macarrões instantâneos (sem o tempero) possuem, em média, cinco vezes mais gordura do que o macarrão tradicional. Nos macarrões com o tempero foi encontrado um altíssimo teor de sódio.

E o light será que é light mesmo? Veja o que diz a revista:

“No mercado, há apenas uma marca de macarrão instantâneo light, o da Nissin. Para ver se tem diferença, o  levamos também ao  laboratório. Vimos que ele é  light porque não é desidratado por fritura. Com isso, há redução do percentual de gordura e, portanto, do valor energético. Porém, mesmo sendo light, não é bom negócio consumi-lo. Apesar de ter apenas 0,6 g de gordura por porção, sua quantidade de sódio é alta e seu teor de glutamato monossódico é tão absurdo quanto o das outras marcas. Além disso, em nosso painel de consumidores, ele foi considerado “sem sabor”. Ou seja, se quiser consumir um macarrão com menos calorias e melhor para a saúde, continue com o tradicional (não instantâneo).”

Atenção! Não estou aqui fazendo uma apologia contra o macarrão instantâneo, só achei interessante este estudo e estou repassando a vocês meus leitores.
Leia a reportagem na integra Revista Pro Teste

Um abraço,

Thelma

Você poderá gostar também:

Diet ou Light?

Açúcar ou adoçante?

Açúcar ou adoçante?

Discussão:

24 comentários
  • Renata disse:

    Achei o umico problema fosse o tempero, não sabia que era frito… bom saber!!! Com certeza não estará mais na minha lista de compras!
    Muito bom o seu blog, tenho acompanhado com frequência.
    Bjos com saudades…

    • Thelma Tschope disse:

      Olá Renata…. muitas saudades!!!
      Que bom que tem gostado do blog. Escrevo sempre que posso.
      Viu só, o macarrão instantâneo com certeza não fará bem se consumirmos com muita freqüência, parece tão inocente, eu também não sabia que era frito. Procuro sempre trazer informações que possam ajudar.
      Grande abraço querida
      Thelma

  • Gleyde disse:

    Boa tarde !

    Nossa! Fiquei espantada com o macarrão instantâneo! Meu neto adora e come sempre. Obrigada pela informação !
    Um beijo carinhoso.
    Gleyde

  • valeria disse:

    que coisa né , nóis comemos cada porcaria. obrigada por me avisar .chega de miojo…..

    • Thelma Tschope disse:

      Olá, Valéria,
      Infelizmente por falta de informação comemos muita porcaria.
      Obrigada pelo contato.
      Abraços
      Thelma

  • luiz de almeida disse:

    achei ótimo esta publicação, pois estava alheio ao conteúdo do mesmo, não sendo bom para o consumo principalmente pelas pessoas com diabetes; ainda mais sendo uma fritura, rica em oleo saturado e sal…minha esposa é fã deste macarrão, acredito que pela praticidade do mesmo em prepará-lo; ela não gosta do envelopínho que acompanha o macarrão, dizendo que tem um sabor horrível – abraços – luiz

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Luis,
      Justamente resolvi postar por isso, pois tem muita coisa que não é divulgada e infelizmente cometemos alguns erros por falta de informação.
      Obrigada pelo contato.
      Abraços
      Thelma

  • luana santana disse:

    Caramba…. Essa parte de “ser frito” realmente me surpreendeu…. Sou “fã” (ou melhor era)de macarrão instantâneo…. Muitissimo bom saber disso, na verdade isso é ótimo… Afinal de vemos saber do que nos alimentamos.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Luana,
      Viu só eu também fiquei surpresa com esta reportagem por isso resolvi postar.
      Obrigado pelo contato.
      Grande abraço
      Thelma

  • neli maria de santana disse:

    A minha sugestão é sempre complementar com algum legume, como brócolis, cenoura, abobrinha, frango desfiado, carne moída e não usar o tempero do sachê…frite alho e cebola e tempere com sal….
    E de vez em quando, não sempre!!!

    Infelizmente quase tudo que comemos é industrializado .Mas nada de drama a dona de casa e mãe, sabe bem que os filhos preisam comer verduras, saladas, legumes e frutas e deve sempre incluir em todas as refeições.

  • aline disse:

    to passada amooooo macarrao instataneo
    nao resistoa um
    nao sei oque fazer p evitar

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Aline
      Eu não sou muito fã do macarrão, mas também fiquei surpresa com a pesquisa.
      Obrigada pelo contato.
      Thelma

  • Maria Cristina disse:

    Olá, gente adorei o comentário, fiquei pasma de saber que ele é frito vou tomar a seguinte recomendação não comer com tanta frenquência eu e minha filha, mas com certeza eu nunca usava mesmo o sachê pois acho muito artificial, sempre faço com tempero natural,conzinho ele por mais tempo e uso sempre alguns legumes e verduras para ficar mais saudável, Obrigado pela dica, temos em casa já vários diabéticos Beijos, Cris da Baixada Santista.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Maria Cristina,
      Que bom que gostou do meu site. Vivendo e aprendendo não é mesmo? Eu também não sabia que ele era frito, por isso resolvi postar a matéria.
      Grande abraço
      Thelma

  • maggy disse:

    Não aprovo , mas meu filho de 16 anos ama, talvez até pela praticidade, esse macarrão que sempre falei prá ele que de nutritivo não tinha nada.Fica o exemplo: vou pedir para ele ler a matéria, por sinal muito boa e esclarecedora.Bom demais contar com um blog como o seu.
    Obg.pelas dicas de saúde.
    bjs

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Maggy,
      Acho que gostar de macarrão instantâneo é mal de adolescente, meus filhos também gostavam. Acho que é porque é prático e eles mesmos podem fazer.
      Fico feliz que tenha gostado do site.
      Um abraço
      Thelma

  • Ana Dias disse:

    Que bela porcaria heim, em pensar q muitas mães fazem desse macarrão, o único alimento de crianças, com aquela disculpa de q ” o fulaninho não gosta de outra coisa” Isso é preguiça mesmo.
    Adorei a informação
    Ana Dias Uruguaiana RS

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Ana,
      O macarrão instantâneo realmente não é uma boa opção para se consumir com frequência. Eu também fiquei surpresa com as informações sobre ele, por isso repassei aos meus leitores.
      Grande abraço
      Thelma

  • Hérica disse:

    Bom dia, adorei o site tem materias super interesantes , pretend a partir de agora fazer mais uso do macarrao instataneo. abraço.

  • Hérica disse:

    Desculpe (errada) pretendo nao fazer mais o uso do macarrao instataneo..

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Hérica,
      Obrigada pelos elogios!O macarrão instantâneo, realmente não é um alimento para se consumir sempre!
      Grande abraço
      Thelma

  • Roseane disse:

    :i não sabia!
    Eu sou VICIADA nesse macarrão! Como TODO SANTO DIA. As vezes como mais de uma vez no dia :X

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo