Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

EXERCÍCIOS EM JEJUM

Postado em Nutrição

Tags:,

Exercitar é bom, e para quem precisa perder peso é o maior aliado. No desejo de perder peso rápido muito pessoas fazem os exercícios em jejum, onde é comum pela manhã ou até mesmo em outros horários também. É verdade que se o organismo não encontrar energia de uma refeição anterior aos exercícios ele irá transformar gorduras e proteínas presentes no corpo em energia, neste caso a partir de um ciclo chamado alanina-glicose o corpo utilizará parte de sua massa muscular para dar o pontapé inicial na queima de gordura.

O que tem de mal treinar em jejum? Quem esta iniciando em um condicionamento físico a massa magra perdida irá prejudicar sua evolução no treinamento. Para indivíduos bem treinados a massa muscular perdida e uma regressão ao seu desempenho já alcançado. E para ambos os indivíduos com o tempo o corpo vai se adaptar a essa condição e economizará as energias.  

Estudos mostram que estatisticamente a perda de gordura em jejum comparada à perda de gordura com uma refeição leve e adequada antes do treino não é tão significativamente maior.

Não são extremamente condenados os exercícios em jejum. Existem pessoas que há anos treinam em jejum sem aparente prejuízo no desempenho e conseguiu adaptar o organismo nessa situação. Mas não é um procedimento correto de acordo com as atuais pesquisas.

Em relação às pessoas que estão acima do peso e iniciando seus exercícios, a fadiga e o cansaço é uma queixa comum, treinar com fome não parece motivador para estes indivíduos. Se este mesmo sujeito treinar em jejum, a falta de nutrientes pode prejudicar a perda de gordura corporal em longo prazo, e é claro que, perder peso de forma saudável, requer um longo prazo.

Pode apostar, até pra perder gordura corporal de forma saudável o indivíduo precisa estar bem nutrido.

Discussão:

8 comentários
  • eurides disse:

    Mim encaixo mais uma vez em sua matéria, não consigo fazer exercício físico em jejum, meu organismo não aceita, bom saber que estou no caminho certo. Sua ilustração é bem parecida com a minha alimentação matinal.Estou seguindo seus conselhos que, comigo, está dando certo, já perdir calorias e sinto mudanças em todo o meu orgamismo. Parabéns mais uma vez pela matéria.

  • Paulo Rosas Moreira disse:

    É um alerta muitíssimo interessante e útil.
    Obrigado, mais uma vez.

    • Iris Miranda disse:

      É sim Paulo, muito importante o alerta e todos vocês são multiplicadores desta informação. Eu que agradeço o comentário. Sucesso e muita saúde pra você.

  • sua matéria acima é muito significativa e aprovada por muitos outros especialistas no assunto; eu particularmente sigo a maioria…minhas caminhadas diárias só após as 17hs –

    • Iris Miranda disse:

      Correto Luiz! Caminhar a tarde é ótimo para uma boa noite de sono e com um refeição leve fica perfeito.

  • joao cardozo disse:

    mais uma vez quero agradecer pelas maravilhosas dicas nossa voces estão de parabens.

    gostaria de saber se vc tem livro.

    E quero uma receita para perder a barriga

    • Iris Miranda disse:

      Agradecemos os sinceros elogios João. O livro vai demorar um pouco, mas um dia fica pronto. Quanto a barriga, ai ai ai, é a última parte do corpo a dar sinais de agrado pra quem tanto quer perder. Os exercícios aeróbicos, como, caminhada e pequenas corridas ainda são os que mais funciona. Exercícios abdominais são para fortalecer a musculatura do abdomem, não espere muito deste tipo de exercícios. Quanto a dieta, essa tem que ser mais rigorosa, mas com paciência e persistência da pra fica tanquinho, rs. Abraços e sucesso.

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

E-BOOK GRÁTIS



Vá para o Topo