EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA IDOSOS

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Hoje vamos encerrar com a faixa etária que mais se beneficia dos exercícios físicos. De todos os pacientes que atendo em meu consultório os idosos são os que mais incentivo a praticar exercícios físicos. Quem leu os benefícios para adultos triplique tudo o que esta lá para o grupo de idosos. A “melhor idade” esta sendo a maioria no Brasil. Muito se discute para que esta longevidade seja com qualidade de vida, pois nada adianta viver muito descontente com o bem estar físico, em alguns casos, pedindo pra morrer ou acreditando que realmente a velhice é o fim. Tenho em minha cidade um parque para a terceira idade algo que todas as cidades deveriam ter para esta população. Conhecido como parque da maturidade quando atendo os idosos encaminhados de lá, consigo em poucas perguntas diagnosticar a diferença entre os que frequentam e os que não frequentam o “parquinho da maturidade”.

  • A pressão arterial é quase sempre controlada;
  • Se tem Diabete Melitus esta mais controlada, se não tem, dificilmente vai adquirir;
  • Se faz controle de colesterol, os que exercitam conseguem manter níveis adequados para idade;
  • As dores articulares são quase nulas, melhorando e muito a massa óssea, propiciando a sensação de ainda ser útil para lavar, cozinhar, mantendo suas rotinas diárias.

Mas o que considero de maior valor nesses “velhinhos atletas” é que o sorriso e a vontade de viver me motiva a incentivar todas as pessoas a segui-los, inclusive eu. Minha reeducação alimentar para este grupo se torna duas vezes mais eficaz comparado aos que estão sedentários. Para os mais esportistas até consigo prescrever suplementação esportiva quando percebo a necessidade.

Para os que irão experimentar pela primeira vez os exercícios não é diferente passar por uma avaliação, incluído geriatra e ou cardiologista, nutricionista e claro um bom educador físico, pois quem não sabe, já existe especialista em treinar idosos.

As modalidades de pouco impacto são mais indicadas, mas tem idosos que manda muito bem numa aula de ginástica aeróbica com direito a música eletrônica e tudo! Hidroginástica é muito bom pra quem quer começar, e nada de medo de afogar, pois a água fica a uma altura que o idoso consegue caminhar em total equilíbrio dentro d’água. Caminhadas, dança e jogos em grupos melhoram o sistema cardio-respiratório. Mas a grande descoberta do momento é a musculação para idosos. Médicos, geriatras, fisioterapeutas, educadores físicos e fisiologistas estão indicando cada vez mais este tipo de exercício para idoso. Sem aumentar abruptamente o trabalho cardio-respiratório o levantamento de peso de forma progressiva e bem avaliada para o individuo vem como mais um opção para saúde geral desta faixa etária.

No dia em que eu vi uma senhora de 92 anos empurrar com as pernas no aparelho de Leg Press 45° 100kg de peso, eu não tive dúvida, quero esse vigor físico para mim na velhice. Se ela treinando corretamente e bem acompanhada conseguiu nessa idade fazer isso porque ainda tem gente que diz que não dá, não pode, não consegue? Será que não?

Mexa-se, pois qualidade de vida sem exercícios físicos para mim não existe.

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Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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