Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA IDOSOS

Hoje vamos encerrar com a faixa etária que mais se beneficia dos exercícios físicos. De todos os pacientes que atendo em meu consultório os idosos são os que mais incentivo a praticar exercícios físicos. Quem leu os benefícios para adultos triplique tudo o que esta lá para o grupo de idosos. A “melhor idade” esta sendo a maioria no Brasil. Muito se discute para que esta longevidade seja com qualidade de vida, pois nada adianta viver muito descontente com o bem estar físico, em alguns casos, pedindo pra morrer ou acreditando que realmente a velhice é o fim. Tenho em minha cidade um parque para a terceira idade algo que todas as cidades deveriam ter para esta população. Conhecido como parque da maturidade quando atendo os idosos encaminhados de lá, consigo em poucas perguntas diagnosticar a diferença entre os que frequentam e os que não frequentam o “parquinho da maturidade”.

  • A pressão arterial é quase sempre controlada;
  • Se tem Diabete Melitus esta mais controlada, se não tem, dificilmente vai adquirir;
  • Se faz controle de colesterol, os que exercitam conseguem manter níveis adequados para idade;
  • As dores articulares são quase nulas, melhorando e muito a massa óssea, propiciando a sensação de ainda ser útil para lavar, cozinhar, mantendo suas rotinas diárias.

Mas o que considero de maior valor nesses “velhinhos atletas” é que o sorriso e a vontade de viver me motiva a incentivar todas as pessoas a segui-los, inclusive eu. Minha reeducação alimentar para este grupo se torna duas vezes mais eficaz comparado aos que estão sedentários. Para os mais esportistas até consigo prescrever suplementação esportiva quando percebo a necessidade.

Para os que irão experimentar pela primeira vez os exercícios não é diferente passar por uma avaliação, incluído geriatra e ou cardiologista, nutricionista e claro um bom educador físico, pois quem não sabe, já existe especialista em treinar idosos.

As modalidades de pouco impacto são mais indicadas, mas tem idosos que manda muito bem numa aula de ginástica aeróbica com direito a música eletrônica e tudo! Hidroginástica é muito bom pra quem quer começar, e nada de medo de afogar, pois a água fica a uma altura que o idoso consegue caminhar em total equilíbrio dentro d’água. Caminhadas, dança e jogos em grupos melhoram o sistema cardio-respiratório. Mas a grande descoberta do momento é a musculação para idosos. Médicos, geriatras, fisioterapeutas, educadores físicos e fisiologistas estão indicando cada vez mais este tipo de exercício para idoso. Sem aumentar abruptamente o trabalho cardio-respiratório o levantamento de peso de forma progressiva e bem avaliada para o individuo vem como mais um opção para saúde geral desta faixa etária.

No dia em que eu vi uma senhora de 92 anos empurrar com as pernas no aparelho de Leg Press 45° 100kg de peso, eu não tive dúvida, quero esse vigor físico para mim na velhice. Se ela treinando corretamente e bem acompanhada conseguiu nessa idade fazer isso porque ainda tem gente que diz que não dá, não pode, não consegue? Será que não?

Mexa-se, pois qualidade de vida sem exercícios físicos para mim não existe.

Discussão:

8 comentários
  • Vera Lucia disse:

    Boa Tarde,
    Excelente matéria, tenho 60 anos caminho 4 dias na semana por 1 hora. Alimentação super controlada, será que tem mais alguma coisa para que eu possa melhorar a minha qualidade de vida.
    Abraços

    • Iris Miranda disse:

      Olá Vera! Claro que tem, sempre tem! Experimente algum dia treinar pilates, musculação, mas sem abandonar a caminhada que para sua idade é fantástico. Já na alimentação não coma menos que 3 frutas ao dia, azeite extra virgem, peixe, linhaça e aveia tem que ter. Quando retornar ao seu médico comente a possibilidade de suplementação de cálcio. Já a suplementação esportiva só deve ser feita com um profissional da área de nutrição com uma avaliação minuciosa da necessidade ou não. Sucesso nas caminhadas e continue assim!

  • Querida Thelma…realmente o conteúdo desta materia, é muito rica, a qual, seguindo religiosamente não deixa de trazer muitos beneficios…eu, particularmente, já nos meus 70 anos de vida, bem vividos, relaxei bastante…hoje sigo a entrevista do Jô Soares com o Chico Anizio, quando o Chico diz…baleia nada todo dia só come peixe e é gorda….o elefante é vegetariano e tambem é gordo e outros exemplos, na gozação, lógico…o único exercício que ainda dou continuidade é a caminhada; 3 a 4km todos os dias…parabenizo-a por mais esta matéria visando a boa saúde dos idosos – abraços-

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Luiz,
      Acertei em cheio convidando minha amiga Íris para compartilhar de seu conhecimento com meus leitores. Ela é o máximo! Sabia que ela ia agradar, pois sei que é uma profissional muito dedicada. Agradeço os elógios. Continue assim ativo e buscando novos desafios.
      Grande abraço
      Thelma

      • Iris Miranda disse:

        Obrigado pelo tiro ao alvo Thelma. Só quem é bom de mira é que acerta. To em Salvador “me cuidado”, fiz o post daqui mesmo. Na Páscoa to de volta. Beijos.

    • Iris Miranda disse:

      Olá Luiz! E você ainda acha pouco caminhar 3km todos os dias? Eu é que parabenizo você por praticar caminhada nessa idade. Continue assim que a gente se encontra na São Silvestre um dia hein! Um abraço meu e da Thelma. Muita Saúde para você.

  • Eurides disse:

    Parabenizo a todos do site pelas matérias, essa última mim encaixo, tentarei seguir esses conselhos. Pena na minha cidade não ter um parque dese, mas não será por isso que deixarei de fazer caminhadas e exercícios.

    • Iris Miranda disse:

      Seria bom todas as cidades aderirem a espaços assim, vamos cobrar isso de nossos políticos. Enquanto isso não ocorre, não deixe mesmo de fazer, seu corpo agradece este cuidado. Abraços!

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