Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Iniciando exercícios aeróbios

Os benefícios dos exercícios físicos são bem conhecidos: Proporcionam melhora nas condições orgânicas, desempenho em atividades do cotidiano, qualidade de vida e em aumentar a nossa auto-estima.

Para iniciar alguma atividade física é necessária uma programação adequada às nossas condições e aos objetivos. Antes de tudo a atividade deve ser prazerosa, pois se for encarada como uma atividade enfadonha, com certeza na primeira oportunidade ela será abandonada.

Cinco passos fáceis para iniciar exercícios aeróbios

1 – Onde e o que? (em casa ou em uma academia?)

Você prefere caminhar, pedalar ou remar? Ou combinar tudo, pois todos são ótimos! Nadar e subir escadas (aparelho) são considerados, também, ótimos exercícios aeróbios. Equipamentos de endurance (são necessários tênis apropriados para garantir boa estabilidade).

2 – Qual a intensidade?

Monitore a intensidade e duração de seu exercício; inicie cada sessão vagarosamente e dê tempo suficiente para que se aqueça (cinco minutos); avalie como se sente para facilitar sua monitorização de intensidade do exercício; nunca deve sentir dor ou falta de ar;  monitore seu coração (solicite a ajuda de um profissional de educação física). Caso esteja tomando medicamentos que possam afetar seu batimento cardíaco, fale com seu médico antes; inicie vagarosamente, mas planeje intensificar seus exercícios a cada semana.

3 – Quanto tempo?

Pode iniciar com 5 minutos mas planeje aumentar o tempo gradativamente. Progrida pelo menos para 20 minutos de exercícios contínuos diariamente. O tempo ideal é de 30-45 min.

4 – Quantas vezes?

Faça exercícios aeróbios de 3-5 vezes por semana (faça exercícios de força nos outros dias). Se praticar exercícios aeróbios diariamente, alterne exercícios que exijam o efeito da gravidade com outros sem o apoio do corpo sobre os pés (i.e. caminhe um dia, pedale no outro ou pratique natação no outro dia).

5 – Faça com Segurança.

Seja precavido. Se iniciar seus exercícios sem uma ajuda profissional, tente exercitar-se com um amigo ou em alguma academia. Visite seu médico e depois procure por um profissional de Educação Física antes de começar qualquer programa de atividade aeróbia.

Fonte:Educação Fisíca

Poderá gostar:

Ganhe peso com saúde

Exercícios e alimentação

Malhar, roupa adequada, melhor resultado!

Discussão:

2 comentários

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo