Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Sibutramina um alerta!

Alerta aos Médicos brasileiros sobre prescrição da sibutramina

A Agência Europeia de Medicamentos proibiu esta semana a venda da sibutramina, atualmente a droga para emagrecer mais usada no Brasil e nos Estados Unidos, de acordo com informações do British Medical Journal (BMJ). Segundo a agência europeia, os riscos da sibutramina superam seus benefícios. Devido a esta notícia a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão responsável por regular os medicamentos no Brasil, está alertando os profissionais de saúde do país sobre o uso da sibutramina, uma das substâncias para emagrecer mais usadas no Brasil e que foi proibida na Europa.

Infelizmente o Brasil é o país que mais consome remédios para emagrecer no mundo  segundo o relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), órgão das Nações Unidas. Este infeliz título se deve as  facilidades na compra. O medicamento tem venda controlada no Brasil, com retenção de receita, mas a compra pode ser feita pela internet sem uma prescrição médica, isso colabora para colocar o País no topo do ranking mundial do consumo de medicamentos emagrecimento. Em nosso país, substâncias derivadas de anfetamina, proibidas em vários locais, ainda são receitadas em fórmulas de manipulação de remédios para emagrecer.

A Anvisa recomenda a contraindicação para pacientes com os seguintes perfis:

  • Que apresentem obesidade associada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares;
  • Que apresentem diabetes mellitus tipo 2, com sobrepeso ou obesidade e associada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Isso se deve aos resultados de um estudo com mais de 10 mil pessoas. A pesquisa, chamada Scout, mostrou que as chances de eventos cardiovasculares aumentam 16% com a utilização da sibutramina.

O alerta brasileiro segue a posição norte-americana sobre a utilização do medicamento. Nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration) também ampliou sua contraindicação, estendendo-a igualmente a pessoas com histórico de problemas cardiovasculares (entre eles, a hipertensão). A agência, por meio da Cateme (Câmara Técnica de Medicamentos), vai investigar os níveis de segurança do medicamento em pacientes com outros perfis. A partir dessa avaliação, poderá tomar outras medidas em relação à substância no Brasil.

Usuários exageram na dose

A sibutramina é facilmente adquirida sem receita com receptores de contrabando ou diretamente no Paraguai. “Pessoas que não precisam dela acabam usando-a em doses muito maiores do que os pacientes que têm receita”, lamenta o endocrinologista Henrique Suplicy. Os efeitos colaterais incluem insônia e dor de cabeça. “Se a pessoa tiver uma doença cardiovascular não diagnosticada, ainda corre risco de enfarte e derrame”, adverte o cardiologista Eduardo Saad. “Não existe milagre. A sibutramina é um facilitador para a dieta e a mudança de hábitos no longo prazo”, explica Suplicy.

“Muitos médicos receitam sibutramina de forma indiscriminada”, critica o cardiologista Eduardo Saad. Ele considera o resultado do Scout previsível, uma vez que a sibutramina favorece o emagrecimento ao desacelerar a degradação de substâncias que atuam junto aos centros da fome e da saciedade do cérebro, mas que em altas concentrações são prejudiciais ao coração. “A droga não é para ajudar o jovem saudável a perder dois quilinhos, mas para combater a obesidade, que apresenta riscos à saúde, como as doenças cardiovasculares. Só que pessoas nessas condições não podem tomá-la”, diz.

Você realmente precisa?

Noradrenalina, esse é o nome da “mágica”. Um hormônio que age no centro da fome, lá no cérebro, controlando o apetite. E as anfetaminas cuidam dessa tarefa, aumentando a quantidade desse hormônio no seu corpo. Anfepramona, fenproporex e manzidol compõem a família dessa substância química, que ganhou fama por combater a obesidade controlando a gula. O problema é que junto com um apetite magrinho vem uma lista extensa de reações desagradáveis – boca seca, alterações de humor, dor de cabeça, insônia, taquicardia, euforia, falta de ar, hipertensão, irritação, dependência (quanto mais você toma, mais precisa), prisão de ventre, depressão, crises de ansiedade e pânico. Pois é, nada inofensivas, as anfetaminas só deveriam ser indicadas para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) maior de 30 ou aqueles com IMC entre 26 e 30 com histórico de colesterol alto, pressão alta ou diabetes. Uma garota que mede 1,65 metro e pesa 70 quilos – gordinha para entrar numa calça tamanho 40 – tem IMC igual a 26. “O remédio é importante para casos em que a saúde pode ficar comprometida por conta do excesso de peso”, ressalta Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em São Paulo. Pense bem se vale a pena se seu problema não passa de 10 quilos.

Fonte: Boa Forma, Gazeta do povo, A Folha

Poderá gostar:

Será que existe milagre?

Fórmulas para emagrecer usam antidepressivo de forma inadequada.

Discussão:

20 comentários
  • Mauro disse:

    Olha, esse negócio de tomar remédio para emagrecer sem um correto acompanhamento médico é perigoso, principalmente para aqueles que tomam doses por conta própria. Tenho uma experiência pessoal a respeito disso. Há alguns anos atrás, tomei um medicamento a base de anfetamina, com acompanhamento médico, apartir daí minha pressão arterial subiu e não abaixou mais. Hoje sou dependente de medicamentos para baixar a pressão.
    Me arrependo muito disso.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Mauro,
      Na ânsia de emagrecer acabamos fazendo qualquer coisa e infelizmente muitas vezes esta “qualquer coisa”, custa nossa saúde. Infelizmente existem médicos e “médicos”. Mesmo com acompanhamento temos que pensar bem se vale a pena se expor ao risco.
      Procurar uma reeducação alimentar não é tão difícil, vale à pena tentar.
      Obrigada por compartilhar sua experiência.
      Grande abraço,
      Thelma

  • Màrcia disse:

    Eu toma a sibutramina desde dezembro de 2009,tenho 1,62m e pesava 88kg , hoje estou com 70kg.Antes de começar a tomar tudo me inrritava,muita falta de ar cansaço,tinha até vergonha de namorar o meu marido, por causa do meu corpo.Hoje me sinto bem melhor não só na aparencia,mas fisicamente também.Hoje trabalho sem sentir aquele cansaço que sempre me abatia.Tenho mais ânimo para tudo, tem mes que eu tomo os 30 dias mas sempre faço uma pausa de 15 dias,para meu organismo não viciar.Pretendo chegar ao meu peso compatível, com a minha altura.Há mas vocês vão me falar por que eu não tento outro tipo de regime, já fiz de tudo e nada adiantou,quanto mas eu fazia regime ,mas eu engordava,por isto optei pela sibutramina.Os únicos efeitos colaterais que tenho é um pouco de insônia às vezes e a boca seca.Mas estou feliz com o resultado, ele pode fazer mal para quem toma em super dosagem.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Marcia,
      Que bom que você esta obtendo resultados com o medicamento, mas faça junto uma reeducação alimentar, asssim quando estiver com o peso que deseja não voltará a antigos hábitos, colocando em risco toda a perda de peso.
      Grande abraço
      Thelma

  • Vida disse:

    Gente, qual a diferença entre sibutramina e anfetamina,alguem sabe???

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Vida,
      A sibutramina pertence a uma nova classe de drogas indicadas no tratamento da obesidade ou sobrepeso: são os inibidores de recaptação de serotonia e noradrenalina. Sua ação baseia-se na redução da ingestão calórica diária pela promoção de saciedade precoce e aumento do gasto energético. Leia mais.. Nutritotal . Anfetaminas As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais “acesas”, “ligadas” com “menos sono”, “elétricas”, etc. É chamada de rebite principalmente entre os motoristas que precisam dirigir durante várias horas seguidas sem descanso, a fim de cumprir prazos pré-determinados. Leia mais.. Unifesp .
      Grande abraço,
      Thelma

  • Ana disse:

    Bom dia !!

    Gostaria de saber se tem algum medicamento que eu possa tomar p/ insônia, pois estou tomando a sibutramina e estou gostando muito do resultado,só que, durmo apenas 3 horas por noite.

    abraços,

    Ana

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Ana,
      Não posso te indicar nenhum medicamento, mas posso de dar algumas dicas:
      – Nunca pensar que não pode dormir – isso reforça a sua insônia.
      – Procure pensar ou imaginar coisas alegres – passeios, festa, férias, lugares, prazeres, sucesso…
      – Anotar os afazeres do dia seguinte em agenda ou qualquer papel evitando assim pensar neles ao deitar-se.
      – Procurar deitar-se e levantar-se todos os dias no mesmo horário.
      – Tencionar e flexionar os músculos várias vezes , assim com respirar profundamente antes de ir para a cama.
      – Se possível ouvir um pouco de música suave.
      – Tomar banho com água morna antes de dormir.
      – Fazer exercícios com regularidade – nunca antes de dormir.
      – Evitar o café e demais produtos estimulantes que contenham cafeína.
      – Adotar hábitos de vida saudáveis e rever a alimentação…
      E finalmente pode tomar um chá de erva-cidreira antes de deitar: Coloque 2 colheres de chá de folhas de erva-cidreira em meio litro de água é deixe descansar por 10 minutos antes de coar.
      Grande abraço
      Thelma

  • Gil disse:

    Estou tomando Sibutramina desde setembro deste ano, com acompanhamento medico,já perdi 14 Kilos.Malho todo dia e tenho excelente saude.
    A Sibutramina não me deu efeito colateral nenhum,estou me dando muito bem,tomo 15mg diaria.
    Sexo normal,atividade de trabalho normal,atenção melhorou,antes tinha sono depois do almoço,agora estou mais esperto. Enfim este remedio tem me feito muito bem.
    O meu medico que é professor da Faculdade da Santa Casa de São Paulo,disse que a sibutramina não faz mal para quem não tem problemas cardiacos. Logico que é o meu caso.
    O meu objetivo é a verdade,não quero entrar em disputa de laboratórios.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Gil,
      Gostei do seu depoimento! Você falou tudo! TEM ACOMPANHAMENTO MÉDICO. Isso é importante, infelizmente sabemos que nem sempre as pessoas fazem isso e o pior as vezes seguem orientação de profissionais que não tem muito critério e receitam sem os devidos cuidados.
      Parabéns pelo seu sucesso! Procure fazer uma reeducação alimentar se ainda não fez. Com certeza conseguirá manter o peso sem preocupações.
      Grande abraço
      Thelma

  • carol a disse:

    oi, eu tomo a sibutramina que vem do paraguai á 3 semanas e já emagreci 4kg. tenho 17 anos e pesava 98kg agora estou com 94kg, mas estou com duvida se esta subtramina do paraguai irá me causar algum dano depois que eu parar de tomsr ou se é melhor eu parar de tomar agora. obrigado

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Carol,
      Não sei se a sibutramina do Paraguai tem alguma outra substancia que possa fazer mal. O que sei que as coisas que vem do Paraguai nem sempre são confiáveis, muitas não tem controle de qualidade adequado.
      O meu conselho é que como esta emagrecendo procure um nutricionista para te “ensinar” a fazer escolhas certas na hora de se alimentar. Fazendo uma reeducação alimentar com certeza não irá engordar novamente. Tem assistido o quadro medida certa do Fantástico? Aquela é a maneira certa de emagrecer.
      Grande abraço e boa sorte!
      Thelma

  • Valquiria disse:

    Olá pessoal, sou valquiria eu comecei a tomar a sibu tem 20 dias aqui onde moro em SP é muito dificil de achar até que na net eu vi um e-mail que estava vendendo no dia fiquei meia duvidosa pensei pensei e resolvi entrar em contato, OLHA GENTE EU PEDI UM CAIXA DO PRODUTO RECEBI UMA ATENÃO INCRÍVEL TUREI MINHAS DUVIDAS E O REMEDIO CHEGOU AQUI EM SP DIREITINHO, TOÔ SUPER FELIZ SE ALGUÉM TIVER DIFICULDADE EM COMPRAR EMTRE EM CONTATO COM O E-MAIL [email protected] ELAS SÃO UMAS FOFAS E MANDAM ATÉ DICAS DE DIETAS EU ESTOU RADIANTE COM MEU CORPO, BEIJOS E BOA SORTE A TODOS.

  • Cassio disse:

    Eu tomo sibutramina 15mg há 30 dias, emagreci 5 kg , não senti efeito colateral forte algum, somente um pouco mais de boca seca, que resolvo tomando mais água (rssss) se sentir gosto ruim na boca, Halls Preto sem acucar, resolve seu problema. Agora com a pressão arterial a sibutramina alterou, de verdade: minha pressão sempre foi 14/9 e depois do uso da sibutramina ela está diariamente em 12/8 LOUVADO SEJA DEUS E A SIBUTRAMINA.
    Agora fica uma pergunta para Anvisa que já pensa em proibir o uso. Será que não existe interesses em manter a população obesa, sofrendo com diabetes, pressão alta, tendo infartos e derrames. Se o interesse por esse, então devem proibir mesmo o uso da sibutramina “” e o POVO que se EXPLODA !!!!!

  • Cassio (2º ) disse:

    Esqueci de comentar no artigo anterior: Estou fazendo o uso com acompanhamento do médico endocronologista, jamais compraria sem o aval de um médico especialista, que me pediu varios exames antes, pricipalmente para ver a condição do fígado. Pois todos sabem, que uso exessivo de medicamento acaba afetando o fígado, mas nesse caso não é so a sibutramina, até uma simples dipirona diariamente sobrecarrega o fígado.
    Se alguem quise me add.no msn fique a vontade: [email protected]

  • luana disse:

    tomei sibutramina durante 5 meses. amei os efeitos. ficava mais alegre, entusiasmada, trabalhava melhor, tinha mais ânimo, metabolismo (que normalmente é bem lento) ficou ,ais acelerado. intestino (que era mó preguiçoso) funcionando direitinho… O único efeito colateral (além do aumento do animo e entusiasmo) era a boca seca, sobre o qual não entendo o motivo do negativismo:: Boca seca não estimula o consumo de água? Aumentar o consumo de líquidos não é uma atitude em beneficio à saúde e -ainda mais- do emagrecimento? Onde raios está o problema com a secura na boca?
    Infelizmente, apesar de ainda ter 6 quilos a perder, não tenho mais acesso à sibutramina. Resigno-me, pois, a co tinuar a dieta e exercícios, sem o auxílio da substância, o que tende a ser mais penoso e exigir mais do meu emocional (controlar a fome, meus caros, não é tão fácil). Tem dado certo, mesmo assim. Não viciei na substancia, apen achava o emagrecime to mais ” pacífico” com ela…
    Espero que esta atitude dos órgãos de saúde não tenha sido mero estímulo ao milionário business de empresas produtoras de aparelhos e produtos – ineficazes – de emagrecimento que faturam largamente iludindo consumidores. A sibutramina é uma subtancia facil de sintetizar, barata e eficaz demais. Um empecilho deste tamanho à industria que sobrevive do dinheiro dos gordos infelizes deveria ser tirada sem demora do caminho…
    e foi.

  • luana disse:

    só um toque: A reportagem (ou whatever) refere-se à sibutramina, de acordo co. o título. O últio paragrafo versa sobre os anorexígenos derivados da anfetamina, com os quais a sibutramna em si nao tem relacão nenhuma. Pra não comprometer a credibilidade do texto eu mudaria o título pra qualquer coisa relacionada a anorexigenos EM GERAL pra não ter que cortar essa ultima parte.
    só sugestao.

  • dicas de como emagrecer rapido na academia disse:

    Muito obrigada por compartilhar com todos. http://www.hostingpdf.com/members/profile/403811/RonWerthei

Escrever uma resposta ou comentário

Vá para o Topo