Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Evden eve nakliyat platformu istanbul izmir van ve civarinda nakliye firmalari icin dogru yerdesiniz. Firmalarin listesi icin lutfen ziyaret ediniz. van nakliyat firmalari evden eve nakliye

Carne vermelha- Tire suas dúvidas

Dr. José Vicente Noronha Spolidoro esclarece algumas dúvidas;

A carne bovina é uma boa fonte de minerais? Quais você destacaria?

A carne bovina é uma excelente fonte nutricional. É uma das principais fontes de minerais, em especial ferro e zinco, minerais esses que são indispensáveis para um crescimento saudável.

Qual a importância do consumo de carne durante o crescimento e a infância?

O homem é um mamífero onívoro, ou seja, que se alimenta de carnes e vegetais. Nossos ancestrais buscavam seus alimentos através da caça e da pesca, além de frutos que colhia. Com o passar dos milênios, o homem passou a ter outras atividades e perdeu em parte algumas características de caçador. Assim, para obter seus alimentos passou a domesticar outros animais. Ele seguiu comendo carne de mamíferos, aves e peixes, além de consumir também alguns de seus derivados como o leite e os ovos. Nossos ancestrais, como fazem todos os mamíferos, tomavam leite na primeira infância, mas com a domesticação de animais, passaram a tomar leite por toda a vida, sendo que alguns adultos não toleram plenamente o leite, pela incapacidade que os mamíferos têm de absorver a lactose na vida adulta. No entanto a carne fez sempre parte da alimentação diária dos humanos e continua sendo muito importante para o fornecimento de uma nutrição completa.

Para o crescimento das crianças, minerais como ferro e zinco são fundamentais e a carne é uma excelente fonte de tais minerais. Além do que as crianças durante o crescimento necessitam de proteínas. As proteínas são fontes de aminoácidos que constituem a base do crescimento. É como os tijolos de uma construção. A carne bovina, como os demais alimentos de origem animal, são as principais fontes de proteínas de alto valor biológico, ou seja, proteínas que fornecem todos os aminoácidos essenciais para o crescimento. Aminoácidos essenciais são aqueles que nosso organismo não consegue sintetizar a partir de outros, e se não forem fornecidos, haverá alguma carência. Assim os produtos de origem animal são muito importantes para um crescimento saudável, e as carnes são uma de suas principais fontes. Assim, consideramos a carne um alimento fundamental para as crianças em seu crescimento.

Você recomenda o consumo de carne bovina por gestantes? Porque?

Não há qualquer contraindicação para o consumo de carne em gestantes. Elas precisam de uma alimentação completa para permitir o crescimento adequado do feto, que por sua vez também necessita de grandes quantidades protéicas. A carne é um dos principais alimentos que fornecem as proteínas com os aminoácidos essenciais para o crescimento fetal. Não há qualquer problema que a carne possa trazer que interfira de forma negativa na saúde da gestante e do feto.

Qual a frequência de consumo recomendada para a carne bovina em uma dieta saudável?

A frequência de consumo da carne bovina depende mais dos hábitos alimentares que de uma recomendação nutricional. No Rio Grande do Sul, a carne faz parte dos hábitos alimentares diários da população, que em geral come carne pelo menos uma vez por dia, algumas vezes mais de uma vez por dia. Já em regiões como a Norte do Brasil, o peixe é mais consumido que a carne bovina. O importante é que se consuma uma alimentação variada, com alimentos de diferentes origens, permitindo uma diversidade de nutrientes, sem restrições que possam interferir numa alimentação completa.

Existem constantes especulações sobre a relação entre o consumo de carne e doenças coronarianas, câncer de cólon etc. Você acredita que o consumo de carne vermelha dentro de uma dieta balanceada possa estar correlacionado com o aparecimento de doenças?

Os problemas de saúde relatados acima não estão relacionados especificamente ao consumo de carne vermelha. Em verdade o grande vilão da alimentação humana de nosso século são as gorduras, especialmente gorduras com ácidos graxos “trans”. As carnes não possuem essas gorduras com ácidos graxos “trans”. O consumo de carne com alto teor de gordura, podem ter nesse elemento uma limitação, mas não pela carne e sim pelo acúmulo de gordura, que tem vantagens do ponto de vista de maciez e palatabilidade, mas trazem os problemas com o consumo de gorduras se excessivo. As gorduras ricas em ômega 6, sabidamente são pró-inflamatórias, podendo favorecer tais problemas. Os animais que nossos ancentrais caçavam, em geral tinham pouca gordura, pois estavam soltos e buscavam sua alimentação livremente na natureza. Os animais criados em cativeiro para alimentação humana, algumas vezes têm muito pouca atividade e por esse motivo acumulam grande quantidade de gordura. É preferível o consumo de carne bovina em que os animais sejam criados soltos em pastagens, recebendo alimentação selecionada, mas em movimentos e não completamente estabulados.

A carne como fonte de proteínas pode ser substituída por fontes de origem vegetal? Porque?

Para um crescimento saudável, as proteínas devem fornecer todos os aminoácidos essenciais. Os vegetais não costumam ter proteínas de alto valor biológico, ou seja que forneçam todos os aminoácidos essenciais.

Entrevista com Dr. José Vicente Noronha Spolidoro médico pediatra, especialista em gastroenterologia e nutrologia pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Residência em Pediatria no Hospital da Criança Santo Antonio em Porto Alegre e especialização em gastroenterologia e nutrologia pediátrica na UCLA (University of Califórnia Los Angeles, USA).

Fonte: IMeN – Nutrição Clínica

Poderá gostar:

Preparo de um bom bife

Bife champignon

Discussão:

2 comentários
  • Iracema Bernacci Sánchez disse:

    Tudo o que eu pergunto… vc sabe!
    É um essssssspetáculo!

    É só pra dizer: Olá!
    E, mto obrigada por tanta informação boa!
    bjao

    Ira

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Iracema,
      Seria realmente bom se eu soubesse de tudo, kkkkkkk. Eu sempre busco informações que acho que ajudaria alguém, a maioria das vezes são meus próprios questionamento que me levam aos posts que edito.
      Grande abraço!
      Deus abençoe
      Thelma

Escrever uma resposta ou comentário

Vá para o Topo