Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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Não perca o pique no inverno

Nos dias frios o nosso apetite aumenta e a preguiça de malhar pode resultar em quilos a mais. Confesso a vocês que não sou diferente do resto das pessoas, estou lutando para manter o pique.

Por que as pessoas engordam no inverno?
O ganho de peso acontece porque no frio procuramos ingerir quantidades maiores de alimento para aquecer o corpo. Isso ocorre devido ao efeito chamado termogênese — quando comemos o nosso corpo libera calor e ficamos um pouco mais aquecidos. Acabamos comendo mais do que o necessário para gerar calor, e aí engordamos.

É preciso investir mais em dois processos:
1- aumentar o gasto calórico
2- manter o metabolismo acelerado.

O gasto calórico corresponde à energia que gastamos durante o dia. Portanto, é muito importante fazer exercício, movimentar-se. O exercício acelera o metabolismo, daí a importância de que seja bastante frequente, se possível diariamente. A musculação vem sendo apontada como uma grande alternativa, pois além dos diversos benefícios à saúde, é capaz de promover o aumento da massa muscular. Um corpo com maior quantidade de massa muscular tem um metabolismo mais acelerado e isso facilita o controle de peso.

Segue algumas dicas para manter-se motivada e encontrar, nos exercícios, uma fonte de prazer na época mais fria do ano.

  • Convide uma amiga, o namorado ou o marido para malhar com você e vá bem acompanhada. Com um incentivo mútuo a motivação é maior.
  • Experimente fazer aulas em grupo. Quem se exercita em turma se envolve mais. Os programas coletivos têm ótimos atrativos como competição, amizades e espírito de equipe.
  • Manter uma dieta equilibrada e fazer atividade física com grande gasto calórico é a receita de quem consegue atravessar esse período sem engordar, ou melhor, emagrecendo!
  • Se você conseguir segurar a onda e não ganhar peso no inverno, estará mais fininha para os dias ensolarados!
  • Pesquisas revelam que há uma grande evasão de alunos na academia nesta época do ano. Nada de faltar! Mexa-se o maior número de vezes possível durante a semana e procure descansar no sábado e domingo. Só assim você vai perceber mudanças positivas no corpo e inserir a ginástica na sua rotina de inverno.
  • Escola um lugar para exercitar-se que seja perto da sua casa ou do seu trabalho. Assim, você não poderá dar a desculpa de que não tem energia para chegar até o parque ou à academia.
  • Estipule um prazo real para mudar seu corpo. É impossível emagrecer muito em um mês.
  • Buscando evitar a diminuição dos alunos por causa do clima frio, as academias lançam programas especiais de estímulos. Aposte neles! Geralmente eles são bem agitados e com gasto calórico maior para segurar a onda dos alimentos mais calóricos que atacamos nos dias de clima frio.
  • Faça pacotes trimestrais ou semestrais na sua academia. Como você está pagando por alguns meses que ainda estão por vir, vai pensar duas vezes antes de desistir da atividade, até mesmo nos dias frios.
  • Prefira modalidades feitas em sala de aula em vez de na piscina. Embora a água seja aquecida, você pode ficar com receio de trocar a roupa quente por um maiô.
  • Procure por modalidades que tenham a sua cara, para que você possa realizá-las com prazer e não por obrigação.

Fonte: Revista DietaJá! Veja

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Discussão:

5 comentários
  • Maria Lúcia Brito da Silva disse:

    Gostei de saber que no inverno comemos mais e perdemos o pique.Vc tem razão ,é bem assim mesmo.
    Obrigada pelas dicas.
    Bjs.
    Marluz.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Maria Lúcia,
      No frio da vontade de comer um monte coisas calóricas….rsrsr…. Fazer o que????!!! Temos que nos controlar!
      bjs
      Thelma

  • Paulo Rosas Moreira disse:

    Seis da matina, eu e minha mulher caminhamos, quando não chove, por cerca de 40 minutos e as
    terças e quintas-feiras, frequentamos a ginástica proporcionada pela Prefeitura do Rio de Janeiro,
    próxima a nossa Casa, onde cerca de 150 pessoas entre jovens e idosos participam de diversas atividades. Virou nossa rotina.
    Como você tem sido muito nossa amiga, proporcionando-nos a oportunidade de desfrutarmos desssa maravilhosa leitura, receba nosso abraço fraternal, pelo Dia do Amigo.
    Thelma, é muito abraço para uma amiga só.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Paulo,
      É muito bom caminhar! Acompanhado então, melhor ainda. Eu prático atividade física a muito tempo. Já fiz de tudo na academia, agora faço musculação. Quando fico alguns dias sem fazer sinto dor no corpo.
      Agradeço e fico muito feliz por me considerarem amiga, um grande abraço a vocês!
      Thelma

  • Paulo Rosas Moreira disse:

    Gosto de levantar cedo e sair sem camisa (sem chuva)lá pelas 6 hs. da manhã, mesmo com frio.
    Interessante,mais tarde sinto necessidade de
    vestir-me. Não entendo isto em mim.

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