Total de calorias é mais importante do que número de refeições

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Fazer de quatro a seis refeições diárias é o que sempre nós nutricionistas aconselhamos. Uma das razões para este conselho é que a distribuição das calorias diárias ingeridas estimule o metabolismo.

O que é metabolismo?

Metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. Metabolismo basal é a energia ou calorias que o organismo gasta para manter suas funções vitais quando se está em repouso como respiração e funcionamento cardiovascular, por exemplo.

Pesquisa cientifica

Um estudo publicado em 2009 no “The Britishc Journal of Nutrition” comparou os efeitos do consumo de duas ou três grandes refeições diárias com dez refeições diárias. Este estudo envolveu grupos de homens e mulheres acima do peso que foram aleatoriamente orientados a aderir dietas bastante restritivas em relação a calorias e foi seguido por oito semanas. Cada participante consumiu o mesmo número de calorias por dia, mas um grupo ingeriu as calorias em três refeições e o outro em dez.

Conclusão do estudo

Ambos os grupos apresentaram perdas significativas e equivalentes de peso. Não houve diferença entre eles na perda de gordura, controle do apetite ou medições de hormônios que sinalizam a fome a saciedade. Outros estudos tiveram resultados similares.

Minha opinião

Interessante este estudo, pois muito se questiona a respeito do nosso metabolismo. Mas mesmo que o estudo tenha comprovado que o metabolismo não se altera com fracionamento, ele é muito importante.
Quando fracionamos o risco de chegar à próxima refeição faminta e comer muito mais do que é necessário diminui. Também ficar mais de quatro horas sem se alimentar pode trazer dores de cabeça, mau humor e indisposição.

Enfim o meu conselho é, coma com moderação. Mesmo que o estudo mostre que o metabolismo não acelera, fazer quatro a seis refeições traz  benefícios . Por isso não pule nenhuma refeição se for possível.

Quer acelerar a perda de peso? Faça uma atividade física pelo menos três vezes por semana.

Fonte:Folha Online

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Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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