Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
Marque sua consulta

(11)3768-0123
(11)99100-9661

Total de calorias é mais importante do que número de refeições

Fazer de quatro a seis refeições diárias é o que sempre nós nutricionistas aconselhamos. Uma das razões para este conselho é que a distribuição das calorias diárias ingeridas estimule o metabolismo.

O que é metabolismo?

Metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. Metabolismo basal é a energia ou calorias que o organismo gasta para manter suas funções vitais quando se está em repouso como respiração e funcionamento cardiovascular, por exemplo.

Pesquisa cientifica

Um estudo publicado em 2009 no “The Britishc Journal of Nutrition” comparou os efeitos do consumo de duas ou três grandes refeições diárias com dez refeições diárias. Este estudo envolveu grupos de homens e mulheres acima do peso que foram aleatoriamente orientados a aderir dietas bastante restritivas em relação a calorias e foi seguido por oito semanas. Cada participante consumiu o mesmo número de calorias por dia, mas um grupo ingeriu as calorias em três refeições e o outro em dez.

Conclusão do estudo

Ambos os grupos apresentaram perdas significativas e equivalentes de peso. Não houve diferença entre eles na perda de gordura, controle do apetite ou medições de hormônios que sinalizam a fome a saciedade. Outros estudos tiveram resultados similares.

Minha opinião

Interessante este estudo, pois muito se questiona a respeito do nosso metabolismo. Mas mesmo que o estudo tenha comprovado que o metabolismo não se altera com fracionamento, ele é muito importante.
Quando fracionamos o risco de chegar à próxima refeição faminta e comer muito mais do que é necessário diminui. Também ficar mais de quatro horas sem se alimentar pode trazer dores de cabeça, mau humor e indisposição.

Enfim o meu conselho é, coma com moderação. Mesmo que o estudo mostre que o metabolismo não acelera, fazer quatro a seis refeições traz  benefícios . Por isso não pule nenhuma refeição se for possível.

Quer acelerar a perda de peso? Faça uma atividade física pelo menos três vezes por semana.

Fonte:Folha Online

Poderá gostar:

Comer devagar, boa maneira de ingerir menos calorias!

Dieta sem dieta

Discussão:

4 comentários
  • Lourdes disse:

    Boa Noite!

    Sinceramente, gostei deste site e do assunto tratado aqui. Por trabalhar com alimentação balanceada, é muito importante está em sintonia com o mundo dos negócios, principalmente, quando se trata de hábitos alimentar. Já que estamos falando em alimentação, tenho recebido do site Saúde e vida (mas ou menos assim), cardápios feitos por uma nutricionista e que estou incluindo no Cardápio do Dia da minha empresa de Gastronomia On Line e tenho obtido bons resultados. Quem sabe se algum dia serei conhecida nacionalmente, pela minha perseverança e audácia, de poder sair do quadrado e enfrentar este desafio? E aproveitando o ensejo, você pode também, enviar para minha empresa “cardápios” maravilhosos e assim, podermos ser parceiros? Vamos desbravar esta fronteira e vencer as dificuldades da vida com garra e boa vontade,hem? Além do mais, a minha empresa de Gastronomia On Line, nasceu no Sebrae/Pa, uriunda do Curso Empretec, conhece? Lá, você tem que criar uma empresa e assim, acabei sendo conhecia na Universidade como “Empreendedora” com uma visão holística e sistemática, que até o reitor sabe da minha história “desbravadora do impossivel que hoje é uma realidade” basta acreditar e não desanimar.Uma frase para enserrar este papo: Devemos Semear a Vida, Fortalecer nossos Valores para Colher muita Felicidades. Thau!

    Lourdes Quadros
    Belém/Pará

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Lourdes,
      Fico feliz que tenha gostado do meu site.
      Eu conheço a Empretc, vou fazer um curso online, pois no momento estou envolvida com um empreedimento. Este empreendimento não tem nada a ver com nutrição, mas é na internet, quando estiver pronto, eu vou avisar meus seguidores.
      Devido a isso no momento fica difícil montar cardápios, mas quem sabe mais para frente. Por hora aproveite as receitas.
      Você tem um site? Qual é?
      Um grande abraço
      Thelma

  • Marta Cabrera disse:

    Querida amiga Thelma, gostaria de encontrar vc antes da tua mudança.
    Beijo,
    Marta Lebrón

Escrever uma resposta ou comentário

Subscribe!

Vá para o Topo