Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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Acerte na escolha dos salgadinhos

Salgadinhos em análise

Até no mundo dos salgadinhos que é um gênero de alimento
que não prima pelo valor nutricional é possível fazer
escolhas menos nocivas à saúde.

Um grupo de nutricionistas comparou cinco tipos de salgado das marcas mais vendidas no país. Eles se distinguem em algumas características fundamentais: podem ser fritos ou assados, com ou sem fibras e ainda integrais – fatores que os especialistas pesaram para fazer suas apreciações. Em outra frente, os salgadinhos foram submetidos a uma análise de laboratório para averiguar se, de fato, não possuem gordura trans, como promete o rótulo.
O teste apontou a presença dessa gordura em todos eles, só variando o grau (veja na tabela abaixo). Ainda que em doses pequenas, a gordura trans ali contida passa a ser um problema para alguém que abusa no consumo de tais salgadinhos, o que não é exatamente um fato raro. A seguir, os comentários.

Tipo de salgadinho: integral de queijo este é indicação dos especialistas

Marca avaliada: Vitao
Calorias (em kcal por porção): 95

Comentário: por ser assado, apresenta metade da gordura e 30% das calorias existentes na média dos salgados. É também o mais rico em fibras da lista, a exemplo de petiscos integrais de outras marcas: um pacote de 50 gramas oferece 12% das necessidades diárias.

Tipo de salgadinho: batata frita
Marca avaliada: Ruffles
Calorias (em kcal por porção): 140
Comentário: a batata funciona como uma espécie de esponja ao absorver a gordura, daí um pacote pequeno fornecer quase a metade do limite diário recomendado. Campeã em calorias da lista, 60% delas vêm justamente dessa gordura. Quanto às fibras e aos minerais anunciados no rótulo – esses últimos raridade entre os salgadinhos –, eles de fato estão lá, mas não justificam exagerar no consumo da batata frita.

Tipo de salgadinho: miniquadrados sabor churrasco
Marca avaliada: Torcida
Calorias (em kcal por porção): 130
Comentário: salgadinhos de superfície menor tendem a absorver mais gordura no momento em que são fritos – o que é justamente o caso deste. Sem nada que o torne nutritivo, é preciso atentar ainda para o sódio em excesso: um pacote fornece 25% do limite diário recomendado.

Tipo de salgadinho: tortilha de queijo
Marca avaliada: Yokitos
Calorias (em kcal por porção): 120
Comentário: as tortilhas contêm 25% menos gordura do que a média dos salgados fritos. Isso se deve ao fato de serem mais espessas, o que evita que absorvam muito óleo. Elas reúnem quase tantas fibras quanto os petiscos integrais, uma vez que preservam as do milho e da batata, duas de suas matérias-primas.

Tipo de salgadinho: bolinha de queijo parmesão
Marca avaliada: Cheetos
Calorias (em kcal por porção): 120
Comentário: como não é frita, tem uma concentração de gordura 40% menor do que a média dos salgadinhos. O lado ruim é que esse petisco não contém fibra nem nutriente de espécie alguma. Até o gosto de queijo parmesão é produto de misturas artificiais.

Prefira
Salgadinho com suco de laranja. O potássio da fruta ajuda a eliminar o sódio em excesso do salgado.

Evite
Refrigerante. Junto com o salgadinho, faz exceder o limite diário de sódio indicado pela OMS.

Fonte: Veja. com

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Discussão:

5 comentários
  • Luzia Apª Brissolare disse:

    Olá Thelma!!! Achei interessante essa matéria, eu tenho quatro filhos, idaddes diferente,mas não deixo comer salgadinhos sempre, só compro qdo eles reclamam que ja faz tempo que não comem, eu ja li uma matéria a respeito desses produtos, e sei que não são benéficos a saúde, mesmo porque aos fabricantes não descrevem realmente a composição, ocultando os risco a saude. bjs

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Luzia,
      Os salgadinhos são gostosos isto não resta dúvida, mas realmente infelizmente não fazem muito bem a saúde se for consumido com frequência. Você esta certa em controlar o consumo.
      Abraços
      Thelma

  • Paulo Rosas Moreira disse:

    Perigo ! Perigo !

    A aflição causada ao assistir aos jogos da copa, come-se,sem sentir. E vai dahiiiii !!!

    Salve-se quem puder dessas tentações.

    Que é saboroso, ninguem nega, mas devemos substituí-los.

    • Thelma Tschope disse:

      Olá! Paulo
      o sabor dos salgadinhos é indiscutível…. de vez em quando…. POOOOOOOODE…. kkkk
      abraços
      Thelma

  • eu esclho um de camarao e batata essa e minha escolha e vcs irao escolher essa mistura espero que sime so xau e escolha essa em 🙂

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