Acerte na escolha dos salgadinhos

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Salgadinhos em análise

Até no mundo dos salgadinhos que é um gênero de alimento
que não prima pelo valor nutricional é possível fazer
escolhas menos nocivas à saúde.

Um grupo de nutricionistas comparou cinco tipos de salgado das marcas mais vendidas no país. Eles se distinguem em algumas características fundamentais: podem ser fritos ou assados, com ou sem fibras e ainda integrais – fatores que os especialistas pesaram para fazer suas apreciações. Em outra frente, os salgadinhos foram submetidos a uma análise de laboratório para averiguar se, de fato, não possuem gordura trans, como promete o rótulo.
O teste apontou a presença dessa gordura em todos eles, só variando o grau (veja na tabela abaixo). Ainda que em doses pequenas, a gordura trans ali contida passa a ser um problema para alguém que abusa no consumo de tais salgadinhos, o que não é exatamente um fato raro. A seguir, os comentários.

Tipo de salgadinho: integral de queijo este é indicação dos especialistas

Marca avaliada: Vitao
Calorias (em kcal por porção): 95

Comentário: por ser assado, apresenta metade da gordura e 30% das calorias existentes na média dos salgados. É também o mais rico em fibras da lista, a exemplo de petiscos integrais de outras marcas: um pacote de 50 gramas oferece 12% das necessidades diárias.

Tipo de salgadinho: batata frita
Marca avaliada: Ruffles
Calorias (em kcal por porção): 140
Comentário: a batata funciona como uma espécie de esponja ao absorver a gordura, daí um pacote pequeno fornecer quase a metade do limite diário recomendado. Campeã em calorias da lista, 60% delas vêm justamente dessa gordura. Quanto às fibras e aos minerais anunciados no rótulo – esses últimos raridade entre os salgadinhos –, eles de fato estão lá, mas não justificam exagerar no consumo da batata frita.

Tipo de salgadinho: miniquadrados sabor churrasco
Marca avaliada: Torcida
Calorias (em kcal por porção): 130
Comentário: salgadinhos de superfície menor tendem a absorver mais gordura no momento em que são fritos – o que é justamente o caso deste. Sem nada que o torne nutritivo, é preciso atentar ainda para o sódio em excesso: um pacote fornece 25% do limite diário recomendado.

Tipo de salgadinho: tortilha de queijo
Marca avaliada: Yokitos
Calorias (em kcal por porção): 120
Comentário: as tortilhas contêm 25% menos gordura do que a média dos salgados fritos. Isso se deve ao fato de serem mais espessas, o que evita que absorvam muito óleo. Elas reúnem quase tantas fibras quanto os petiscos integrais, uma vez que preservam as do milho e da batata, duas de suas matérias-primas.

Tipo de salgadinho: bolinha de queijo parmesão
Marca avaliada: Cheetos
Calorias (em kcal por porção): 120
Comentário: como não é frita, tem uma concentração de gordura 40% menor do que a média dos salgadinhos. O lado ruim é que esse petisco não contém fibra nem nutriente de espécie alguma. Até o gosto de queijo parmesão é produto de misturas artificiais.

Prefira
Salgadinho com suco de laranja. O potássio da fruta ajuda a eliminar o sódio em excesso do salgado.

Evite
Refrigerante. Junto com o salgadinho, faz exceder o limite diário de sódio indicado pela OMS.

Fonte: Veja. com

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Thelma Tschope Nutricionista CRN 25654
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