Um novo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob a coordenação da nutricionista Glorimar Rosa constatou que a farinha de berinjela, um produto ainda pouco comum no mercado, proporciona diversas vantagens à saúde, além de combater aquela barriguinha indesejada.
A pesquisa
Ao longo de 60 dias, os investigadores cariocas acompanharam 14 voluntárias acima do peso. Todas foram orientadas a seguir uma dieta.
Conclusão
O grupo que consumiu a farinha de berinjela conseguiu uma maior diminuição da circunferência do abdômen e redução da gordura visceral, que está associada ao diabete tipo 2 e a doenças cardiovasculares.
Outras qualidades da farinha de berinjela
A farinha diminui os níveis de colesterol ruim, triglicérides e, inclusive, ácido úrico, substância que, além da conta, favorece inflamações e dores articulares. “Diferentemente do chá e do suco de berinjela, que não se mostraram eficientes para baixar o colesterol durante os testes, a farinha apresentou bons resultados em função de sua maior concentração de fibras”, diz a nutricionista Glorimar Rosa.
A berinjela é rica em vitaminas A, do complexo B e C, sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro, e flavonoides, compostos antioxidantes presentes na casca que ajudam a afastar doenças como o câncer. Tem mais: é praticamente livre de gorduras.
Receita da farinha de berinjela
Basta desidratar o fruto no forno a 200 graus por duas horas e, em seguida, bater tudo no liquidificador ou no processador. Ao comprar a berinjela, selecione os exemplares com casca lisa e brilhante, sem manchas amarronzadas. A farinha obtida tem o prazo de validade de um ano quando bem armazenada e afastada da luz. 1 quilo do fruto fresco rende apenas 100 gramas da farinha. Segundo a pesquisa após a ingestão da farinha, há um aumento na formação de radicais livres, por esse motivo, é recomendado ingerir, logo depois, uma fruta cítrica, rica em vitamina C.
Como consumir
Ingerir 2 colheres de sopa do preparo duas vezes ao dia, de manhã e à noite ou durante as principais refeições.
Se preferir o produto pronto, você encontra no mercado potes de 100 gramas.
Fonte: Revista Saúde!
Poderá gostar: